quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Os discípulos... duvindando de Jesus!

Quando eu estava lendo sobre as experiências de Jesus na montanha, encontrei esta passagem de Mateus 28:16-17: "Então os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte onde Jesus lhes havia dito que fossem. Quando o viram, eles o adoraram; mas alguns duvidaram. 

Espere, o que? Como poderia ser? Depois de todas as vezes que Jesus apareceu a eles após sua morte, como os discípulos poderiam estar duvidando de Jesus?

Hummm!!, nenhuma nota na parte inferior da página para esses versículos. Meu próximo passo foi buscar mais informações em outras Bíblias, outras traduções, mas o resultado foi o mesmo. Isso sempre desperta meu interesse, eu estava pensando nesses primeiros discípulos e percebi que muitas vezes eles não entendiam Jesus e nem faziam as perguntas certas. Eles às vezes pensavam sobre si mesmos sobre ele e também reclamavam sobre seus ensinamentos. 

Soa familiar? Se formos honestos, acho que há momentos em que fazemos o mesmo. Mas quero compartilhar que encontrarei encorajamento nestas passagens, então continue lendo!

Deus olha para o coração

Para começar, isso me encoraja, que os discípulos que caminharam, comeram e viajaram com Jesus mais do que qualquer outra pessoa no mundo inteiro, tiveram esses problemas. Ele estava bem ali na frente deles, eles haviam estudado as Escrituras, mas ainda não entendiam. Eles ainda tiveram momentos de duvidar de Jesus.

Isso me encoraja que Deus não nos usade acordo com o quanto entendemos, mas sim olha o que está em nosso corações.

Pergunte a Jesus

No livro de Marcos é descrito a Transfiguração e nos diz que Jesus disse aos discípulos para não contar a ninguém o que tinham visto até que Ele ressuscitasse dos mortos. "Eles mantiveram o assunto para si mesmos, discutindo o que significava "ressurgir dos mortos" (Marcos 9:10). Em vez de fazer uma pergunta a Jesus para ter clareza, eles lançaram suas próprias ideias. 

Não fazemos (nós) às vezes o mesmo? Não temos de ser estudantes da Bíblia brilhantes, mas nós podemos procurar respostas em sua palavra.

Jesus e Sua palavra tem respostas para suas perguntas.

Jesus escolheu Tiago e João como discípulos e os chamou de "os Filhos do Trovão". Ele não dá uma razão, mas Jesus nos dá nossos traços de personalidade, então confio em seu julgamento. (voce acha que Jesus tem um apelido para voce e para mim?!!). 

A natureza ousada e fogoza deles aparece em Lucas 9:54. Eles estavam viajando para Samaria e encontraram oposição dos habitantes locais. Eles perguntaram a Jesus: "Senhor, queres mandemos descer fogo do céu para os consumir".

Uau!! Isso parece um pouco extremo!.

Como voce reage à oposição ou palavras e ações rudes que surgem em seu caminho?

Pedro era impulsivo, ousado e franco. Quando Jesus pergunta aos discípulos "Quem voces dizem que eu sou?" Pedro rapidamente saltou e respondeu: "Tu és o Messias!", mas depois daquela declaração ousada de Jesus como o Filho do Deus vivo, Pedro decide "repreender" Jesus por descrever sua morte iminente. Mateus 16:22 diz que Pedro "o chamou à parte" para fazer isso. Já imaginou pegar Jeesus pelo braço, levando-o para um lugar tranquilo e repreendendo-o?!

Voce já questionou Deus sobre sua perspectiva sobre uma situação?

Tomé é "famoso" por sua dúvida sobre a ressurreição de Jesus. Jesus não permite que a dúvida de Tomé mude o que ele sente por Ele. Ele vai até Tomé e pede que ele toque em suas feridas como prova de que Ele é o Senhor ressuscitado. Jesus tinha visto Tomé usar sua fé corajosa antes por estar disposto a arriscar sua vida para segui-lo. Jesus conhecia seu coração e mostrou a Tomé que mesmo suas dúvidas sérias não atrapalhavam sua fé.

Todos nós não tivemos dúvidas em nossa caminhada de fé?

Gosto das histórias dos discípulos. Jesus era o professor perfeito, mas os discípulos muitas vezes não tinham ideia do que Jesus estava falando. Eles reclamaram que alguns de seus ensinamentos eram "duros", e às vezes reclamaram, mas não o deixaram. Pedro disse bem: "Senhor, para quem iremos nós: Tu tens as palavras da vida eterna" João 6:68.

A fé do discípulo e a paciência de aperfeiçoar essa fé são um grande exemplo para nós.

A alternativa deles era deixar Jesus, permanecendo assim na ignorância do que Ele queria dizer. Em vez disso, eles mantiveram sua confiança Nele.

Não podemos ter a mente de Cristo, então as limitações de nossas mentes humanas não deveriam nos surpreender. Mas a falta de compreensão deve nos levar a orar, buscaar respostas em sua palavra e pedir o significado aoanto Espírito Santo.

Isso me leva de volta aos versículos de Mateus, onde alguns discípulos estavam duvidando de Jesus como o Senhor ressuscitado (a palavra grega era "hesite"). 

Não aprece tão estrtanho agora, pois todos nós passamos por momentos em que não entendemos a mente de Deus. Raios de hesitação ou dúvida às vezes passam por nossos pensamentos. Às vezes, nos os deixamos ficar lá. Não desenvolvemos uma fé forte com respostas às perguntas da vida em um dia.

O seguinte versículo vem à mente: "Agora vemos as coisas de maneira imperfeita, como intrigantes reflexos no espelho" 1 Coríntios 13:12. Somente no céu veremos o quadro completo.

Passaremos nossas vidas inteiras aprendendo. Então fique animado (a) porque o impulsivo Pedro se tornou um dos maiores líderes da igreja primitiva. O temperamental João tornou-se "o discípulo que Jesus amava" e escreveu um dos Evangelhos. Sabemos muito pouco sobre alguns dos discípulos. Mas seus nomes e alguns detalhes permanecem inscritos na história.

Jesus usou homens comuns e imperfeitos para começar a reralizar seu ministério. 

Ele os transformou em homens extraordinários e pode fazer o mesmo por voce e por mim.

Nenhuma confusão, dúvida ou mal-entendido pode atrapalhar se tivermos paciência e fé!!.

Bençãos, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...