terça-feira, 27 de outubro de 2020

Estudo da Bíblia

 Confesso que a leitura da Bíblia nem sempre foi agradável, várias vezes tentei ler e não saia da primeira página, parecia algo impossível de ler, uma tarefa árdua = uma luta necessária para se tornar um "bom cristão".

Eu não cresci lendo a Bíblia, embora a maioria dos meus professores na faculdades eram teólogos e reverendos, me incentivam a ler... então quando aceitei Jesus aos 47 anos de idade, presumi que deveria ler a Bíblia da mesma forma que leio qualquer outro livro.

Da frente para trás em sua totalidade.

Então, somente depois de pronunciar as palavras: "A graça do Senhor Jesus esteja com todos. Amém" (Apocalipse 22:21) , eu poderia voltar para Gênesis 1:1 e começar de novo.

Se voce é como eu (sim, já fui, hoje aprendi) chegar ao Levítico é como bater na parede. Voce sabe que deve haver coisas excelentesdo outro lado, mas está olhando para os tijolos vermelhos e se perguntando como vai superar isso.

Por fim, descobri planos de leitura úteis que abriram meus olhos para quantas maneiras posso ler as Escrituras.

Comecei a ler livro por livro até que um dia verifiquei todos os 66 deles.

Alcancei esse objetivo. Hoje, tenho o hábito regular de ler a Bíblia todos os dias e ainda faço planos de leitura paralelos, e lei livros para os estudos.

Era algo que eu não esperava que fosse acontecer.

Um pastor me disse certa vez "Encarre o estudo da Bíblia como uma conversa bidirecional com Deus".

Este foi o início de uma nova aventura emocionante para mim.

Segui seus passos lendo uma pequena passagem das Escrituras, usando uma caneta para marcar palavras e frases que se destacaram para mim e ouvindo Deus falar comigo sobre o que eu poderia aprender com essas palavras.

Dia após dia, Deus, por meio do Espírito Santo, imprimiria algo em mim. Isso iluminou o que eu estava lendo e transformou nmeu coração no processo.

Voce lê um capítulo apressadamente e faz uma rápida oração a Deus sobre o seu dia, mas não deixa o seu "tempo com Deus" sentindo-se como se estivesse conectado com Ele.

Se ver o estudo da Bíblia como uma conversa com seu amoroso Pai soa como algo que voce deseja mais em sua vida.

Quero compartilhar três perguntas simples que tenho para fazer e que pode ajudá-la (o) a se envolver e aplicar a Bíblia de uma maneira nova e fascinante.

1. Deus, que mensagem tem para mim nesta passagem?

Tente perguntar a Deus especificamente o que Ele deseja que voce descubra o que lê. Se voce se sente cético sobre se está ouvindo Deus, considere se a mensagem se alinha com o que voce sabe sobre o caráter de Deus e as circunstâncias relevantes em sua vida.

Às vezes, é útil um comentário ou notas de estudo no final da Bíblia e fazer anotações sonbre o autor, período de tempo e contexto da passagem.

Feche os olhos, fique quieta e ouça. O que vem à sua mente ou ao seu coração? Anote!.

Em minha experiência, o que ouçlo durante esse período é frequentemente mais reconfortante ou mais convincente do que meus próprios pensamentos seriam.

2. Deus, que próximo passo posso dar hoje?

Deus quer que leiamos as Escrituras para aprender a verdade e aplicá-la em nossas vidas. Pegar a verdade bíblica e colocá-la em ação é como nos tornamos discípulos.

A Bíblia é um livro grane, e os cristãos tendem a ver todas as coisas que deveriam fazer e esperar uma transformação imediata. É fácil ficar sobrecarregado com os infindáveis "faça e não faça" das Escrituras. E quando as pessoas se sentem sobrecarregados, elas ficam presas.

Em vez de tentar fazer tudo (e geralmente não fazer nada), peça a Deus apenas um passo positivo a dar hoje. Todos nós podemos dar um pequeno passo em frente. Seguir a Deus, um passo de cada vez, nos leva na jornada de obediência e transformação de nossa vida.

3. Deus, o que eu preciso entregar para Ti?

Esta questão é um acréscimo recente ao meu próprio tempo de reflexão. Preciso fazer essa pergunta a Deus diariamente porque meu padrão é deixar Deus assumir o controle da minha vida.

Pedir a Deus o próximo passo nos ajuda a agir, mas pedir a Deus que nos ajude a nos render permite que nos livremos de nossos fardos.

- talvez haja uma situação que esteja fazendo com que voce se preocupe.

- talvez haja um membro da família que está fazendo escolhas imprudentes e está tentando consertar tudo sozinho.

- talvez toda a sua vida pareça caótica e voce pense que precisa manter tudo para voce e sua família.

O ato intencional de renunciar a nossa preocupação, controle, expectativas e decisões é desafiador. É preciso fé para acreditar que Deus é bom e confiar que Ele cuidará de nós.

Mas há tanta liberdade do outro lado de nossa rendição

Quando aprendemos a nos envolver de maneira significatvia durante nossa leitura diária das Escrituras, nosso relacionamento com Deus se aprofunda. Aprendemos a estar aberta para ouvir sua voz ao nlongo do dia, e isso muda a maneira como vivemos.

"... seja transformado pela renovação de sua mente, para que possa discernir qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

 Romanos 12:2

Aprender a discernir a vontade de Deus emche nossa vida de paz e propósito. 

Quando fazemos perguntaas durante nosso tempo de leitura da Bíblia e pouvimos a resposta de Deus, nosso hábito de ler a Bíblia se transforma em conversas transformadoras com Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...