domingo, 25 de outubro de 2020

Exemplos da Graça de Deus...

 ... no Antigo Testamento

Por muitos anos, eu acreditei erroneamente que a graça é um conceito do Novo Testamento - ou Nova Aliança.  Em minha mente, era quase como se a morte e ressurreição de Jesus libertassem a graça de Deus sobre a humanidade pela primeira vez.  Como eu estava errado!  O conceito da graça de Deus no Antigo Testamento é difundido desde o início.  Estudo da Bíblia para Mulheres |  Estudo da Bíblia sobre a graça de Deus |  Estudo da Bíblia do Antigo Testamento |  O que é a graça de Deus?

Por muitos anos, eu acreditei erroneamente que a graça é um conceito do Novo Testamento - ou Nova Aliança. Em minha mente, era quase como se a morte e ressurreição de Jesus libertassem a graça de Deus sobre a humanidade pela primeira vez.

Como eu estava errada!

O conceito de graça - favor imerecido - é tecido em toda a Escritura.

Não tenho certeza de como perdi isso todos esses anos, mas sei que não posso ser a única pessoa vivendo com esse equívoco.

Por que acreditamos erroneamente que a graça é um conceito do Novo Testamento?

A escritura mais esclarecedora sobre esse assunto está em João 1:17, onde diz: “Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. ”

Uma conclusão lógica depois de ler esta passagem seria: o Antigo Testamento é sobre lei e o Novo Testamento é sobre graça.

E, até certo ponto, essa é uma suposição precisa.

O Antigo Testamento é definitivamente "focado na lei" e o Novo Testamento é absolutamente "cheio de graça".

Mas a grande questão é: Deus sempre foi misericordioso? Ou a morte e a ressurreição de Jesus de alguma forma alteraram seu caráter?

2. Timóteo 1:2-9 lança alguma luz valiosa sobre este tópico: “Ele nos salvou e nos chamou para uma vida santa - não por causa de qualquer coisa que tenhamos feito, mas por causa de seu próprio propósito e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus antes do início dos tempos. ”. 

A graça de Deus é o fundamento sobre o qual a mensagem do Evangelho é construída.

Sem a graça de Deus, a salvação é impossível!

Como um crente da Nova Aliança, esta é uma verdade que guardo no meu coração. Devo minha vida e tudo o que sou à graça de Deus, ao sacrifício de Jesus e à obra do Espírito Santo.

Mas não devemos pular as últimas quatro palavras da passagem acima - antes do início dos tempos.

Antes de Deus criar a humanidade, Ele sabia da nossa necessidade de sermos resgatados do pecado.

A vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo não era o plano de backup de Deus. Seu último recurso. Seu "cartão livre para sair da prisão".

Absolutamente TUDO que aconteceu entre o primeiro alento de Adão e a morte de Jesus fazia parte do plano gracioso de Deus para redimir a humanidade.

Incluindo o Antigo Testamento.

Desde o início do ano, tenho lido meu caminho através do Velho Testamento em um plano de leitura diária da Bíblia do YouVersion.

O conceito da graça de Deus - favor imerecido mostrado a homens e mulheres indignos - está presente em todo o Antigo Testamento.7 Exemplos da Graça de Deus no Antigo Testamento:

1. A graça de Deus infunde a história de Noé.

“Mas Noé achou graça aos olhos do Senhor” (Gênesis 6:8)

A maldade e o mal estavam tão presentes nos corações dos homens que Deus realmente se arrependeu de tê-los criado. Uau! Ele estava pronto para eliminá-los completamente, mas havia UM homem que era justo, fiel e comprometido em andar com Deus. Noé não era um homem perfeito, mas Deus escolheu salvar sua família da destruição. Isso é graça!

2. A graça de Deus perdura apesar da descrença de Abraão e Sara.

“E em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12:3b).

 Você sabia que o medo e o senso de autopreservação de Abraão o levaram a distorcer a verdade dizendo que Sara era sua irmã (para salvar sua própria pele)? Você sabia que Sara riu de Deus quando ele disse que ela daria à luz um filho na velhice? E então, depois de rir de Deus, ela encorajou seu marido a dormir com outra mulher para cumprir a promessa? A vida de Abraão e Sara foi marcada pela descrença e desobediência, mas Deus permaneceu fiel à Sua promessa. Isso é graça!

3. A graça de Deus para José deu-lhe força para perseverar.

“Você pretendia me prejudicar, mas Deus pretendia isso para o bem” (Gênesis 50:20).

Conforme a história de José se desenrola, é difícil ver a graça de Deus em tudo isso - desprezado por seus irmãos, vendido como escravo, acusado injustamente, deixado para apodrecer na prisão. Mas não era assim que Joseph via as coisas. Ele revela sua perspectiva em Gênesis 45:7: “  Mas Deus me enviou antes de vocês para preservar para vocês um remanescente na terra e para salvar suas vidas por uma grande libertação”. Deus usou circunstâncias difíceis e provadoras para posicionar José como o salvador de seu povo. Isso é graça!

4. Moisés duvidou de Deus a cada passo, mas Deus o guiou graciosamente.

 “ Mas Moisés disse: 'Perdoe o seu servo, Senhor. Envie outra pessoa ' (Êxodo 4:13) ”

Moisés era tão falho quanto parece - arrogante, teimoso, duvidoso. Mesmo assim, Deus caminhou fielmente com ele e, com o passar do tempo, Moisés aprendeu a obedecer fielmente. Deus usou esse pastor manchado para conduzir suas ovelhas rebeldes para fora do cativeiro. Deus escolheu ouvir e andar com um homem que, em sua juventude, matou outro com as próprias mãos. Isso é graça!

5. Os israelitas se rebelaram repetidamente contra Deus, mas Ele graciosamente os resgatou.

“E ele não pôde mais suportar a miséria de Israel  (Juízes 10:16)

Quantas vezes tentou controlar os israelitas, mesmo assim reclamaram contra Deus, quebraram Seus mandamentos, adoraram falsos ídolos etc. - inúmeras vezes. Vez após vez, eles se afastaram de Deus, fizeram o que queriam, perderam a proteção de Deus, sofreram grandes consequências, voltaram para Deus e imploraram que Ele os resgatasse. De novo e de novo e de novo outra vez! Às vezes, havia consequências duradouras para suas decisões erradas, mas Deus mostrou mais graça do que era merecido (repetidamente).

6. Raabe corajosamente pediu a Deus para salvá-la (apesar de seus pecados passados) e Ele o fez!

“O Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra  (Js 2:11b)

Raabe é mencionada como “a meretriz” três vezes nas escrituras. Ela era uma prostituta - uma pecadora indigna da graça de Deus. Mas em algum lugar ao longo do caminho, ela ouviu contos desse Deus de Israel. Então, quando os dois espiões buscaram abrigo em sua casa, ela corajosamente barganhou por sua vida. Ela confessou sua fé em seu Deus e pediu sua misericórdia. E eles deram de bom grado, para ela e toda sua família. Na verdade, ela morou com os israelitas e serviu fielmente a Deus pelo resto de seus dias. Isso é graça!

7. Davi cobiçou, roubou, fornicou, mentiu e matou - mas Deus viu seu coração e o amou.

“Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado ( Salmos 51:1)

Ok, guardei meu favorito para o final. Davi é o melhor exemplo do favor imerecido de Deus. Mas devo começar mencionando todos os seus méritos. Porque são muitos. Basta abrir o livro de Salmos e você ficará surpreso ao ver como ele amava a Deus profundamente. No fundo do coração, acho que Davi nunca se desviou de seu amor por Deus. Ele apenas tomou algumas decisões terríveis ao longo do caminho (não temos todos?). A chave é que ele sempre abandonou seu pecado e se arrependeu. E Deus perdoou. Isso é graça!

A Bíblia está repleta de exemplos de humanos que pecam e de um Deus que perdoa.

Humanos que correm e um Deus que persegue. Humanos que não merecem graça e um Deus que a concede de qualquer maneira.

Se você já se sentiu indigno da graça de Deus, passe algum tempo lendo o Velho Testamento.

A graça de Deus no Antigo Testamento é inevitável, contanto que você esteja procurando por ela.

Voce logo descobri, nem eu, nem voce.rá que ninguém é digno da graça de Deus: nem Noé, nem Abraão, nem José, nem Moisés, nem os israelitas, nem Raabe, nem Davi, nem eu, nem voce. Isso é o que o torna elegante aos olhos de Deus.

Com isso aprofunde lendo e estudando a Palavra de Deus, amplie seu conhecimento da graça de Deus.

Creia que a Palavra de Deus é a única fonte de verdade absoluta em um mundo que elogia a tolerância e a ambiguidade. É por isso que sempre estou preparando estudo bíblicos com conteúdo preciso, relacionável e baseado em histórias que sirvam de lições para cada um de nós ações inspiradoras em cada um de nossos estudos.

Para 2021, já criei uma planilha de estudo, mês a mês. Logo mais estarei divulgando.

Em sua graça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...