terça-feira, 21 de abril de 2020

Meditando em Mateus 6

Como alguns gansos em um lago me lembravam de confiar em Deus no meio de uma pandemia.

Numa tarde de quinta feira, estava andando pelo parque, enquanto caminhava e pensava em tudo o que está acontecendo em  nosso mundo - a contínua incerteza e medo relacionados ao coronavírus - notei alguns gansos flutuando no meio de uma lagoa do parque.

Era uma linda tarde, com apenas algumas nuvens esbranquiçadas no lindo céu azulado em meio a primavera com ventos e a brisa suave. Os gansos estavam saindo um de cada vez, parecia que sabiam do distanciamento social, ao que parecia.

E voce sabe com o que aqueles gansos estavam preocupados? 
Com nada. Com coisa alguma.

Eles estavam no momento, curtindo o lago, descansando. Eles não estavam preocupados em encontrar o jantar mais tarde ou o que fariam se o algo secasse o lago, ou, como iriam se concentrar em buscar alimento no amanhã.

É certo que eles não tem responsabilidade como nós, como seres humanos. Mas Deus os fez apenas serem o que são e fazer o que quer que seja. E Ele provê para eles.
O Salmo 145:15-16 diz: "Os olhos de todos esperam em ti; e lhes deste a sua carne no devido tempo. Tu abres a mão e satisfaz o desejo de todo ser vivo".

Observando aqueles gansos, lembrei-me, é claro, da passagem em Mateus 6:25-26, sobre Deus cuidando dos pássaros.
"Portanto, eu vos digo: não penses na vossa vida, o que comereis ou o que bebereis; nem ainda por vosso corpo, o que vestis. A vida não é mais do que carne e o corpo do que roupas? Eis as aves do céu, porque não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, seu Pai Celestial os alimenta. Voce não é muito melhor do que eles?

Ao continuar estudando esses e os versículos ao redor, criei cinco lições que espero que nos encorajem a confiar em Deus, não importa o que possamos estar enfrentando.

1. Tenha uma mente total - Não é interessante quantas vezes nesta passagem lemos sobre "pensar"? "aquietar", "andeis" - vai depender da sua tradução... mas usam as repetições

- versículo 25 "Não penseis..."
- versículo 27 "Qual de voces, pensando..."
- versículo 28 "E por que pensais..."
- versículo 31 "Portanto, não penses..."
- versículo 34 "Portanto, não penses..."

Ao refletir esta frase, parece que isso tem a ver com a preocupação ou ansiedade que advém de ter uma mente dividida. E isso faz todo sentido se voce olhar para o versículo que leva a esta seção das Escrituras.
O versículo 25 começa com "Portanto" ou "Por isso". Então, qual é o verso antes disso?

"Ninguém pode servir a dois senhores: pois ele odiará um e amará o outro; ou então ele se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom".

Ai está. Nossa mente está dividida entre amar e servir a Deus ou trabalhar pelo que o mundo tem a oferecer? É mais difícil se preocupar quando minha mente está centrada em Deus e nas promessas que Ele fez em Sua Palavra.

2. Saiba que voce é valioso para Deus.

Verso 26 diz: "Eis que as aves do céu: não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; contudo, seu Pai Celestial os alimenta. Não sois muito melhores que eles?".

Voce não está esquecido. Quem pensaria que os pássaros são particularmente dignos de atenção?
Eles não trabalham, não economizam e se sustentam, mas Deus nunca deixa de cuidar deles? Quanto mais Ele fará o mesmo por aqueles que criou à Sua própria imagem?

3. Lembre-se de que Deus sabe quais são suas necessidades.

O versículo 31-32 diz: "Portanto, não penses, dizendo: O que havemos de comer? ou O que devemos beber? ou "Com que roupa estaremos vestidos?"... pois seu Pai Celestial sabe que voce precisa de todas essas coisas".

Talvez comida, bebida ou roupas não sejam suas preocupações particulares hoje... ou talvez sejam.
Qualquer que seja sua necessidade - espiritual, física, emocional, financeira - Deus sabe tudo sobre isso.

4. Priorize passar tempo com deus diariamente.

Voce já memorizou o versículo 33 em algum momento?
"Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça;
 e todas estas coisas serão adicionadas a voce".

Queremos colocar Deus em primeiro lugar em  nossas vidas, e provavelmente a melhor maneira de fazer isso é colocá-lo em primeiro lugar em  nossos dias. 
Não que o nosso tempo com Ele tenha que ser assim que acordamos, mas queremos ter certeza de que é uma parte programada de nossos dias.

Ultimamente, houve algumas vezes em que não me levantei tão cedo quanto normalmente devia e decidi esperar até mais tarde para ler minha Bíblia. 
Amadas, é difícil para mim parar e reservar um tempo para fazê-lo mais tarde - mesmo no "modo de quarentena"!.

Para mim, o início da manhã funciona melhor - embora eu conheça algumas corujas noturnas que optam por fazê-lo à noite. De qualquer maneira, tornar a leitura e a oração da Bíblia uma prioridade diária nos ajudará a manter Cristo em primeiro lugar em  nossas vidas.

5. Concentre-se hoje, não amanhã.

versículo 34 diz: "Portanto, não penses no amanhã; porque n o dia seguinte pensará nas coisas em si. Basta a cada dia o seu mal".

Esses gansos certamente não estavam boiando entre si a possibilidade de encontrar algo para comer amanhã. No momento presente, eles tinham o que precisavam, então a vida era boa.

Se alguma vez houver um tempo para praticar esse princípio, é agora.
Não sabemos quando as restrições ao coronavírus terminarão e qual a aparência "normal" diferente quando o fizerem. 
Mas podemos viver hoje da melhor maneira possível.

Nos próximos meses, quando relembrarmos esse período, podemos ver como Deus o usou para  aumentar nossa fé e nossa confiança nEle!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...