quarta-feira, 1 de abril de 2020

Tempo e sabedoria!

"Portanto, ensine-nos a contar nossos dias para que 
possamos ter um coração de sabedoria"
Salmo 90:12

Em um sentido muito real, agora nossos dias estão contados. Não quero dizer os dias de nossas - somente Deus sabe disso. Mas os dias dessa ordem mundial de ficar em casa por conta da pandemia.

Já estamos em abril, então nos últimos dias, estive pensando em como usar esse tempo (embora aqui no Japão o decreto de quarentena não foi estabelecido, somente precauções em atividades fechadas, cuidados e higienização), mas sei que muito estão passando por apertos, principalmente meu país de pátria-Brasil. 

Quando sabemos que nossas vidas estão sob controle de certa maneira por um período de tempo, temos a oportunidade de fazer uma pausa. Nessa pausa, acho que recebemos esse presente de perspectiva - há algumas coisas sobre as quais não temos controle (como o número de dias dessa ordem), mas também há coisas sobre as quais temos controle.

Essas são as coisas que eu estou me perguntando - as coisas que podemos controlar, pelo menos em parte. Eu estou perguntando:

- Como usamos a sabedoria para tornar esse tempo significativo - tanto para mim quanto para minha família?
- Quais são as rotinas e tradições que podemos implementar que nos ajudarão a olhar para trás neste momento com satisfação?
- Que tipos de coisas podemos colocar em prática agora que podemos levar conosco depois que a temporada terminar?
- Como uso esse tempo para trabalhar nos aspectos mais importantes da minha vida - minha saúde espiritual, física, mental e emocional?

Essas perguntas surgiram através de uma conversa com uma amiga de faculdade via rede social, ela disse pela primeira vez: "comecei um diário esta semana apenas para esse período de estadia em casa, por ter mais tempo e queria escrever minhas próprias respostas a essas perguntas. 

Organizar listas é a melhor solução, porque listas nos ajudam a priorizar as coisas e colocá-las em perspectiva e também anotar tudo o que estiver pensando (planos para o dia, orações, boas notícias), isso ajudará a ter um plano para esse período, e também serve como uma maneira de guardar lembranças desses período. 
Estamos vivendo a história agora de uma maneira que a maioria de nós nunca teve antes - então o melhor é manter isso em registro.

Penso que um dos maiores presentes dessa pandemia inesperada é o tempo.
Hora de reavaliar a maneira como estávamos vivendo;
- Hora de formar novos hábitos (talvez os menos ocupados) agora, e tempo de olhar para as mudanças que queremos fazer para o futuro;
- Hora de orar pela sabedoria de Deus em tudo isso.

Eu gostaria de saber o que voce está fazendo - como voce está criando novos caminhos e exercitando a sabedoria durante esse período?

Oração: Senhor, sabemos que toda a sabedoria vem de Ti. Ajude-nos a usar esse tempo para o nosso bem e para a sua glória. Mostre-nos como nossas vidas, mediante dos acontecimentos, precisa ter uma mudança. E ajude-nos a ver como podemos fazer essas mudanças no futuro. 
Deus mesmo que este tempo também seja assustador e perturbador, ajude-nos a usá-lo com propósito e intenção, sempre que possível, priorizando os dois maiores mandamentos que nos destes - amar o Senhor Deus e ao nosso próximo.

Abril! Que seja um mês de muitos milagres. Que o Senhor abençõe a humanidade trazendo a paz e cura desse vírus que assola os quadros cantos da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...