quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Semana 3 = Mulheres da Bíblia - parte C

continuação da Lições de Miriã - Mulheres da Bíblia

Mentoras Não-Intencionais


5. Use seus presentes para a glória de Deus

Deus nos dá presentes únicos.
Recebemos esse presente para usar na glória de Deus e promover Seu Reino.

Miriã descobriu que recebera o dom de profecia e o usou para ajudar a levar os israelitas à Terra Prometida, juntamente com seus irmãos, Moisés e Arão.
Ela tinha uma atitude servil e disposta.

O Senhor lhe deu presentes e deseja que voce os use para glorificá-los, assim como Ele usou Miriã.

Que presentes Deus te deu?
Como voce os está usando para Ele?
Se voce não tem certeza ou está tentando discernir a vontade Dele em sua vida, ore e peça a Deus sobre como encontrar o seu chamado.

"Cada um de voces deve usar qualquer dom que tenha recebido para servir aos outros, como mordomos fiéis da graça de Deus em suas várias formas. Se alguém fala, deve fazê-lo como alguém que fala as próprias palavras de Deus. Se alguém serve, deve fazê-lo com a força que Deus fornece, para que em todas as coisas Deus seja louvado por Jesus Cristo. A Ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém!

1 Pedro 4:10-11

6. Pare de Reclamar
Miriã, embora, durantes anos, foi uma serva fiel, acabou desenvolvendo um coração amargo e começou a reclamar de seu irmão Moisés e sua esposa. Deus ouve tudo e sentiu que Miriã merecia uma punição por seu tratamento severo a seu irmão e sua esposa.
Ela sofre de hanseníase e é removida do acampamento por uma semana inteira.
Deus pretendia que ela refletisse e se arrependesse. Ela deve ter se sentido humilhada e envergonhada por seu comportamento.

Os estudiosos acreditam que a hanseníase de Miriã foi vista pelo povo hebreu como uma confirmação de que Moisés foi escolhido por Deus para ser o líder dos israelitas e que, embora Miriã e Arão fossem importantes para a história, eles eram subservientes a Moisés.

Voce é um a reclamar? Voce se queixa dos outros e de suas circunstâncias?

Não estou dizendo que se voce o fizer, Deus o afligirá com hanseníase ou outra doença, maas o castigo de Miriã é um exemplo poderosos de como Deus despreza a queixa. Ele considera isso uma afronta pessoal. Quando reclamamos, não estamos apenas reclamando dos outros, mas de Deus.

Em Êxodo 16:8 diz:
"Moisés também disse: "Voce saberá que foi o Senhor quando Ele lhe deu carne para comer à noite e todo o pão que voce quer pela manhã, porque ele ouviu voce resmungando contra Ele. Quem somos nós? Voce não está resmungando contra nós, mas contra o Senhor".

7. Não fale mal dos outros

Ela relacionado à reclamação, mas distintamente diferente. Miriã estava falando mal de Moisés e sua esposa. Deus deixa bem claro que devemos usar palavras que edificam e não derrubam outras.

Ele também é direto em seus sentimentos sobre fofocas.
Voce tem tendência a fofocar ou falar sobre os outros?
Enquanto eu não fofoco, Deus me convenceu de que às vezes posso ser desagradável na minha conversa sobre os outros. Posso mencionar ao meu marido" Voce pode acreditar nisso e aquilo e outro ? ou "O modo como a esposa trata o marido é horrível".

Isso não é uma conversa sadia, e nem é da minha conta. Sou um trabalho em andamento nesse caso, se estou sendo sincera.

E se voce? Deus está lhe dizendo alguma coisa agora?

"Não deixe que nenhuma conversa prejudicial saia da sua boca, mas apenas o que é útil para edificar os outros de acordo com suas necessidades, para que possa beneficiar aqueles que ouvem".
Efésios 4:29



"Não espalhe calúnias entre o seu povo. Não faça nada que ponha em risco vida do seu vizinho. Eu sou o Senhor" Levítico 19:16

8. A fé é uma benção para futuras gerações.

Sabemos que Miriã era forte em sua fé e, de acordo com a tradição hebraica, as mulheres transmitiam sua fé aos filhos. Também supomos de estudiosos bíblicos e, conforme mencionado acima, que Miriã ensinou outras mulheres sobre a Torá.
Seu ensino para outras mulheres foi fundamental para passar a fé de geração em geração.mostrar

A fé começa no lar. Uma coisa é levar seus filhos à igreja e à escola dominical. Outra coisa inteiramente, é demonstrar a verdadeira fé em Jesus em sua casa. As crianças são mais propensas a modelar seu comportamento do que a agir com suas palavras.

Voce está abençoando as gerações futuras ensinando seus filhos e filhas e possivelmente outros (as) sobre Deus?

"Uma geração recomenda seus trabalhos para outra; eles falam de seus poderosos atos".

Salmo 145:4

Fatos interessantes sobre Miriã

. Seu nome Miriã (possivelmente traduzida como Maria em inglês) significa "amarga", embora também possa significar "alguém que ama ou é amado por Yahweh".

. O historiador Josefo afirma que Miriã se casou com Hur, amigo íntimo de Moisés.
. Outros documentos apontam para ela como a mãe de Hur e a esposa de Calebe. 
. Cush não está longe da Etiópia moderna, o que significaria que a esposa cusita de Moisés provavelmente tinha pele escura. A maioria dos estudiosos concorda que a pele escura era muito valorizada na época, e o comportamento de Miriã em relação a ela era causado por ciúmes, em vez de basear-se em algo concreto.

Versículos da Bíblia sobre Miriã.
Deuteronômio 4:9 ; Êxodo 2:4 , 15:20-21 ; Miquéias 6:4 ; Números 12:10-11 , 20:1 , 26:59
Use-os para um estudo mais aprofundado.

O que Deus está lhe dizendo sobre Miriã na Bíblia e o que podemos aprender com ela?

Prefira usar seus dons para a Glória de Deus.

Na próxima semana (Semana 4)  vamos aprender o que Raabe tem para nos ensinar - Da prostituta a linhagem de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...