quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Série: Reclamar / Murmurar - Parte III

Na série de hoje, vou compartilhar um artigo (resumo) que foi publicado no site Canadense Entrepreneur.com por Travis Bradberry

Título: Como reclamar reconecta seu cérebro para negatividade.

Reclamar tem um efeito negativo sobre você e todos os outros que estão ouvindo ( incluindo o reclamante ).

Reclamar literalmente reconecta seu cérebro! Reclamações repetidas reconfiguram seu cérebro para tornar as reclamações futuras mais prováveis. Com o tempo, você descobrirá que é mais fácil ser negativo do positivo, independentemente do que está acontecendo ao seu redor

A pesquisa mostra que a maioria das pessoas reclama uma vez por minuto durante uma conversa típica. 

Reclamar é tentador porque é bom, mais do que muitas outras coisas agradáveis - ex.: como fumar ou comer meio quilo e bacon no café da manhã.  Reclamar não é bom para voce.

Seu cérebro adora eficiência e não gosta de trabalhar mais do que o necessário. Quando voce repete um comportamento, como reclamar, seus neurônios se ramificam para facilitar o fluxo de informações. Isso torna muito mais fácil repetir esse comportamento no futuro - tão fácil, na verdade, que voce pode nem perceber que está fazendo isso.

Voce não pode culpar seu cérebro. Quem gostaria de construir uma ponte remporátia sempre que precisar atravessar um rio? Faz muito mais sentido conbstruir uma ponte permanente. Assim, seus neurô nios ficam mais pr´poximos e as conexões entre eles se tornam mais permanentes. 

Os cientistas gostam de descrever esse processo como "Neurônios que disparam juntos, se conectam".

Reclamações repetidaas reconfiguram seu cérebro para tornar as reclamações futuras mais prováveis. Com o tempo, voce descobrirá que é mais fácil ser negativo do que positivo, independentemente do que esteja acontecendo ao seu redor. Reclamar se torna seu comportamento padrão, o que muda a forma como as pessoas o veem.

E aqui está o chute: Reclamar danifica outras áreas do cérebro também. 

Pesquisa da Universidade de Stanford mostrou que reclamar encolhe o hipocampo - uma área do cérebro que é crítica para a resolução de problemas e o pensamento inteligente. Danos ao hipocampo são assustadores, especialmente quando voce considera que é uma das principais áreas do cérebro destruídas pelo Alzheimer.

Reclamar também faz mal à saúde.

Embora não seja exagero dizer que reclamar leva a danos cerebrais, não para por aí.

Quando voce reclama, seu corpo libera o hormônio do estresse, cortisol. O cortisol muda voce para o modo de lutar ou fugir, direcionando oxigênio, sangue e energia para longe de tudo, exceto dos sistemas essenciais para a sobrevivência imediata. Um efeito do cortisol, por exemplo, é aumentar sua pressão arterial e açúcar no sangue para que voce esteja preparado para escapar ou se defender.

Todo o cortisol extra liberado pelas reclamações frequentes prejudica o sistema imunológico e o torna mais suscetível ao colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Até torna a cérebro mais vulnerável a derrames.

Não é so voce...Como os seres humanos são inerentemente sociais, nossos cérebros imitam natural e inconscientemente ohumor das pessoas ao nosso redor, especialmente as pessoas com quem passamos mais tempo. Esse processo é chamado de espelhamento neuronal e é a base de nossa capacidade de sentir empatia. O outro lado, entretanto, é que as reclamações são muito parecidas com o fumo - voce não precisa fazer isso sozinho para sofrer os efeitos nocivos. Voce precisa ter cuidado ao passar o tempo com pessoas que reclamam de tudo. Os reclamantes querem que as pessoas participem de sua festa de piedade para que possam se sentir melhor sobre si mesmas. Pense da seguinte maneira: se uma pessoa estivesse fumando, voce ficaria sentado a tarde inteira inalando a fumaça de segunda mão? Voce se distanciaria e deveria fazer o mesmo com os reclamantes.

A solução para reclamar:

Há duas coisas que voce pode fazer quando sentir necessidade de reclamar.

Uma é cultivar uma atitude de gratidão. Ou seja, quando voce sentir viontade de reclamar, mude sua atenção para algo pelo qual voce é grato. Reservar um tempo para refletir sobre o que voce é grato não é apenas a coisa certa a fazer; reduz o cortisol do hormônio do estresse em 23%.

Pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia, Davis, descobriu que as pessoas que trabalharam diariamente para cultivar uma atirude de gratidão melhoraram o humor e a energia e substancialmente menos ansiedade devido aos níveis mais baixos de cortisol. Sempre que voce tiver pensamentos negativos ou pessimistas, use isso como uma dica para mudar de marcha e pensar sobre algo positivo. Com o tempo, uma atitude positiva se tornará um estilo de vida.

A segunda coisa que voce pode fazer - e somente quando voce tem algo do qual realmente vale a pena reclamar - é se envolver em reclamações orientadas para a solução. Pense nisso como reclamar com um propósito. A reclamação orientada para a solução deve fazer o seguinte.

1. Tenha um propósito claro. Antes de reclamar, saiba qual resultado voce está procurando. Se voce não consegue identificar um propósito, há uma boa chance de vopce querer apenas reclamar, e esse é o teipo de reclamação que voce deve cortar pela raiz.

2. Comece com algo positivo. Pode parecer contra-intuitivo começar uma reclamação com um elogio, mas começar com um positivo, ajuda a evitar que a outra pessoas fique na defensiva. Por exemplo, antes de iniciar uma reclamação sobre um atendimento ao cliente ruim, voce pode dizer algo como: "Sou cliente há muito tempo e sempre fiquei entusiasmado com seu serviço..."

3. Seja específico. Quando voce está reclamando, não é um bom momentpo para desenterrar todos os pequenos aborrecimentos dos últimos 20 anos. Basta abordar a situação atual e ser o mais específico possível. Em vez de dizer: "Seu funcionário foi rude comigo", descreva especificamente o que o funcionário fez que pareceu rude.

4. Termine de forma positiva. Se voce encerrar sua reclamação com "Nunca mais comprarei aqui", a pessoas que está ouvindo não terá motivação para atender à sua reclamação. Nesse caso, voce está apenas desabafando ou reclamando sem nenhum propósito, bem como sua esperança de que o resultado ddesejado possa ser alcançado, por exemplo, "Gostaria de resolver isso para que possamos manter nossa relação comercial intacta".

Juntando tudo

Assim como fumar, beber demais e ficar deitado no sofá assistindo TV o dia todo, reclamar faz mal.

Use essas dicas descritas acima e , mentcolherá os benefícios físicos, mentais e de desempenho que vêm com um estado de espírito positivo.

Eu não quero fazer parte desse grupo seleto de "resmungões" ou "reclamões".

Esta semana faça um compromisso com voce mesma; tome uma decisão de reclamar menos (isso é um desafio, certo!), mas voce perceberá que seu cérebro se sentirá mais feliz instantaneamente.





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