segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Série: Reclamar / Murmurar - Parte I

Este post é um assunto que muitos de nós não gostamos, não é um assunto favorito.

Não gostamos de ouvir as reclamações dos outros, mas também nos sentimos desconfortáveis em enfrentar nossas próprias atitudes de resmungo (não é verdade?!). Mas como cristãos, precisamos saber o que a Bíblia diz sobre reclamar?!?

Quando preparei o Estudo de Filipenses, fiquei impactada e presa no capítulo 2, verso 14 "Fazei tudo sem murmurações nem contendas", em outra linguagem "Faça tudo sem murmurar ou reclamar".

Eu costumava folhear esse versículo porque me serviu de lição em uma boa temporada na minha vida e sempre dizia para meus filhos quando pequenos "Pare de reclamar" .

Mas aquele único verso direto me incomodou. Deus me convenceu de minha própria atitude queixosa. Eu queria saber mais sobre o coração de Deus sobre esse assunto, então me aprofundei no que a Bíblia diz sobre reclamar. 

Preparei um breve estudo bíblico sobre reclamações, que estarei compartilhando nos três dias seguidos: (dia 10, dia 11 e dia 12 de agosto/ 2020).

Uma nota rápida: usei “ resmungar ” e “ reclamar ” de forma intercambiável ao longo deste post.

De acordo com o dicionário : concordância bíblica:   reclamar / resmungar

Sinônimos de Reclamar  - Reclamar é sinônimo de:

   protestar, reivindicar, implorar, queixar, exigir, clamar, criticar, lamentar

Resmungar -  Pronunciar confusamente, por entre dentes e com mau humor: resmungar invectivas.

Falar baixo, geralmente com rabugice; rezingar: o velho foi-se embora resmungando.

Sinônimos de Resmungar : resmonear, amolar, rezingar, rosnar  


Vamos dar olhada e ler no Velho Testamento:

"Eles disseram a Moisés: "É porque não há túmulos no Egito que voce nos levou para morrermos no deserto? O que voce fez conosco para nos tirar do Egito? Não foi isso que dissemos, para que possamos servir aos egípcios a voce no Egito: "Deixe-nos em paz, para que possamos servir aos egípcios? Pois teria sido melhor para nós servir aos egípcios do que morrer no deserto". Êxodo 14:11-12

E o povo resmungou contra Moisés, dizendo: "Que havemos de beber? Êxodo 15:24

"E pela manhã vereis a glória do Senhor, porque ele ouviu os vossos resmungos contra o Senhor. Por que somos nós, para que voce resmungue contra nós?" E Moisés disse: "Quando o Senhor te dá comida à noite para comer e pela manhã pão com fartura, porque o Senhor tem ouvido as vossas murmurações de que resmungais contra ele - quem somos nós? Sua reclamação não é contra nós, mas contra o Senhor. Êxodo 16:7-8

Antes de prosseguir, vamos revisar o que está acontecendo aqui. Deus acaba de libertar Seu povo da escravidão no Egito. Moisés os está conduzindo pelo deserto de acordo com o plano de Deus, mas o povo está reclamando. 

A vida no Egito não era boa. Eles eram escravos de um ditador implacável que exigia deles o impossível em troca de nada. Eles ansiavam por liberdade, libertação, um salvador. E Deus entregou! 

Mas eles já se esqueceram de como era ruim no Egito. Eles estão em transição, a caminho da Terra Prometida, mas é muito mais difícil do que esperavam. Há muito desconforto. Então eles reclamam. 

No capítulo 14, eles reclamam e desejam estar de volta ao Egito. 

No capítulo 15, eles reclamam, esquecendo-se da milagrosa e fiel provisão de Deus. 

No capítulo 16, eles reclamam porque seus corações estão cheios de descrença.

Lições rápidas sobre reclamações

O que podemos aprender até agora? 

  1. Reclamar é uma resposta natural à dificuldade. É humano. 
  2. Reclamar é um sintoma de um problema maior. Reclamamos quando esquecemos o quão longe chegamos, quando esquecemos o que Deus fez, quando tiramos nossos olhos de Seu caráter e duvidamos de Seu plano para nossas vidas.
  3. Quando reclamamos, na verdade estamos resmungando contra Deus. Quando reclamamos das pessoas que Ele colocou em nossas vidas, estamos reclamando Dele. Quando reclamamos de nossas circunstâncias, estamos reclamando Dele. Considere o seguinte: quando reclamamos do tempo , estamos reclamando de Deus!
  4. Deus é misericordioso e misericordioso e nos perdoa por reclamar. Quando Seu povo reclamou mais uma vez, Ele milagrosamente providenciou para eles, embora eles não merecessem. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...