quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Semana 5 - Série: Mulheres da Bíblia


continuação: Série - Mulheres da Bíblia - Mentoras Não-Intencionais

A juíza Débora era uma guerreira.

Tendo recebido instruções de Deus, Débora chamou um guerreiro israelita chamado Baraque. Baraque era o mais novo de Débora, o próximo em comando.
O nome Baraque, significa raio, mas ele não acataria até receber instruções da juíza Débora.
Ela lhe disse que levasse 10.000 tropas ao monte Tabor para confrontar o general de Jabim, Sísera, que liderava um exército composto de 900 carros de ferro.

A Biblioteca Virtual Judaica, sugere que a resposta  pela qual essa profetisa antiga era mantida".
Outros intérpretes disseram insistir que a resposta de Baraque mostra seu desconforto por ter sido condenada à batalha por uma mulher, mesmo que ela fosse a juíza da época.
Baraque disse: "Se voce for comigo, eu irei: se não, não irei" (Juízes 4:8).
No versículo seguinte, Débora concordou em entrar em batalha com as tropas, mas disse a ele: "No entanto, não haverá glória para voce no curso que estiver tomando, pois o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher" (Juízes 4:9).

O general de Hazor, Sísera, respondeu imediatamente às notícias da revolta israelita trazendo seus carros ao monte Tabor.

A juíza Débora recebe profecia
Os guerreiros israelitas venceram a batalha e o general Sísera escapou para o acampamento dos quenitas. Sísera pediu refúgio na tenda de Jael, esposa do líder do clã.
Sedento, ele pediu água, mas ela lhe deu leite e coalhada, uma refeição pesada que os fez adormecer. Aproveitando a oportunidade Jael entrou na tenda na ponta dos pés e passou um pino na cabeça de Sísera com um martelo. Assim, Jael ganhou fama por matar Sísera, o que diminuiu a fama de Baraque por sua vitória sobre o exército do rei Jabim, como Débora havia profetizado.

Então, o que podemos aprender da juíza Débora.
A história da juíza Débora tem sido discutida com frequência sobre como Deus usa as mulheres para servir Seu Reino.

Lendo a história da juíza Débora na Bíblia, aprendemos (pelo menos) quatro coisas:

Seja Obediente: - O que voce sente que Deus lhe pede para fazer pode ser aterrorizante, mas se Ele está lhe dizendo para ir a algum lugar ou fazer alguma coisa - VÁ!!. Ele tem um plano que não podemos compreender.
Corações e vidas podem estar em jogo e sua própria vida pode ser ricamente abençoada por sua obediência.

Seja corajosa (o) - Sair da fé pode ser assustador. Voce já teve um tempo na sua vida em que foi chamada para liderar, mas não se  sentiu equipado / preparado?
O velho ditado é que "Deus não chama os qualificados, ele qualifica os chamados".
Ele irá equipá-lo. 
Então, amada mulher, seja ousada!.

Permaneça fiel em sua fé: - Não precisamos entender como ou por quê. Nós apenas precisamos entender que Deus nos guiará fielmente.

2 Crônicas 7:14 diz:
"Se meu povo, chamado pelo meu nome, se humilhar; orar; buscar o meu rosto e se desviar dos seus maus caminhos, ouvirei do céu, perdoarei os pecados e curarei a sua terra".

Ouça antes de falar: - A Juíza Débora ouviu debaixo da palmeira. Ela tomou todos os lados e depois, com Deus falando com ela, fez seus decretos. Antes de agir ou falar, ouça. Depois peça a Deus que lhe revele a direção que voce deve seguir.

Convido voce a ler o Livro de Juízes cap. 4 e 5. Veja a história da juíza Débora.
Ore por isso. Peça a Deus para lhe revelar as lições que Ele gostaria que voce aprendesse.

Que lição ou lições voce aprendeu lendo sobre a juíza Débora na Bíblia?
Gostaria de ouvir de voce e que compartilhasse conosco.


Na segunda-feira - Semana 6 - Lições de Marta - Como manter suas prioridades em ordem




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...