terça-feira, 11 de agosto de 2020

Série: Reclamar / Murmurar - Parte II

 Vamos continuar. 

Consequências da reclamação

"E o povo queixou-se ao ouvir o Senhor sobre seus infortúnios, e quando o Senhor ouviu isso, sua ira se acendeu e o fogo do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas partes afastadas do acampamento. Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo morreu. Então o nome daquele lugar foi chamado Taberá porque o fogo do Senhor se acendera entre eles.

Agora a ralé que estava entra eles tinha um forte desejo. E o povo de Israel também chorou novamente e disse: "Quem nos dará carne a comer?" - Números 11:1-4

Aqui vemos que reclamar pode ter consequências graves. Isso irrita Deus. Mas, novamente, Deus é gracioso e misericordioso. 

Também vemos que as pessoas podem aprender devagar. Imediatamente depois que as pessoas experimentaram uma consequência horrível por suas atitudes pecaminosas, elas sofreram novamente!

Em Números 12:1-6, Miriã e Arão não gostam da escolha de esposa de Moisés e ficam com ciúmes de seu papel como porta-voz de Deus para o povo. Então eles reclamam disso. Isso irrita a Deus e Ele os chama e os repreende por isso e aflige Miriam com lepra. 

Aaron reconhece seu pecado e se arrepende. Moisés implora a Deus por misericórdia, mas Deus exige que Miriam espere os habituais 7 dias de isolamento antes de ser restaurada ao povo. 

Está se tornando óbvio que reclamar irrita Deus. É um pecado. 

Qual é a causa da reclamação?

Nesta história, também vemos que o ciúme pode levar a um coração queixoso. 

Então reclamar é sintoma de inveja e descontentamento. 

Também vemos que, mesmo quando Deus é misericordioso, mesmo quando nos perdoa, às vezes ainda temos que enfrentar as consequências de nossas ações. 

O capítulo inteiro de Números 16 nos ensina essas mesmas lições, mas em uma história muito mais dramática. Eu o encorajo a ler em sua Bíblia.

A última passagem do Velho Testamento que veremos hoje parece muito familiar depois do que acabamos de ler.

"Do monte Hor partiram pelo caminho até o Mar Vermelho, para contornar a terra de Edom. E o povo ficou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: "Por que voce nos tirou do Egito para morrer no deserto? Pois não há comida nem água, e detestamos essa comida inútil". Então o Senhor enviou serpentes de fogo entre o povo, e elas morderam o povo, de modo que muitos de Israel morreram. Números 21:4-6

Outra raiz de reclamação é a impaciência. Quando ficamos impacientes, ficamos mais propensos a reclamar. Devemos proteger nossos corações. 

Esposa reclamante de Jó

Nossa última passagem do Antigo Testamento nos dá uma visão poderosa:

Então sua esposa disse-lhe: "Voce ainda mantém sua integridade? Amaldicõe a Deus e morra". Mas ele disse a ela: "Voce fala como uma das mulheres tolas falaria. Receberemos o bem de Deus e não receberemos o mal? Em tudo isso, Jó não pecou com os lábios. Jó 2:9-10

Jó e sua esposa acabaram de perder tudo - seus bens, seus filhos, sua reputação e até mesmo a saúde de Jó. A fé de Jó na bondade de Deus frustrou sua esposa. Ele não tem nada de negativo a dizer sobre o Senhor em todas as suas provações, mas sua esposa quer que Jó “amaldicõe a Deus e morra”. Isso soa como uma reclamação intensa!

Mas a resposta de Jó nos dá uma pepita importante de verdade. Ele diz que ela é tola e pergunta: "Se estamos felizes em aceitar as coisas boas de Deus, não deveríamos também aceitar as ruins?" 

O que ele quer dizer é que, se confiamos em Deus como Deus quando gostamos de Seu plano e Ele nos dá bons presentes, não deveríamos também confiar Nele como Deus quando Seu plano não faz sentido para nós e é difícil de administrar?

Agora, vamos prosseguir para o Novo Testamento. O que o Novo Testamento diz sobre reclamar?
Jesus respondeu-lhes: "Não murmureis entre vós" João 6:43
Isso é direto. Jesus ordenou que não murmurássemos ou reclamassemos. Portanto, quando reclamamos, estamos desobedecendo a Ele. Isso significa reclamar é pecado.
Não devemos colocar Cristo à prova, como alguns deles fizeram e foram destruídos pelas serpentes, nem resmugar, como alguns fizeram e foram destruídos pelo Destruidor 1 Coríntios 10:9-10

Paulo exortou os coríntios a não reclamarem. Por quê? Porque "o Destruidor" destruiu alguns reclamantes. Quem é p Destruidor? Satanás.
Novamente, vemos que reclamar pode ter consequências terríveis. Reclamar leva à destruição. Dá ao inimigo de nossas almas uma posição segura em nossas vidas.
Mostrar hospitalidade uns com os outros sem reclamar. 1 Pedro 4:9
Pedro nos diz para sermos hospitaleiros sem reclamar. Por que ele diria isso? Por que ele simplesmente não disse "mostrem hospitalidade uns para os outros", e parou por ai? Por que ele acrescentou "sem resmungar"?

Será que mostrar hospitalidade exige sacrifício? E que nós, humanos, lutamos para sacrificar nosso tempo, conforto e conveniência em benefício de outros? Será porque nossa natureza humana é egoísta?

Se essas coisas são verdadeiras, e se é por isso que Pedro incluiu aquela pequena menção de reclamação, o que isso nos diz sobre nós mesmos e sobre o pecado de4 reclamar? Isso significa que reclamar é um sintoma de nosso egoísmo e idolatria. (Sim, conforto e conveniência poder ser ídolos).

Cristãos e Queixosos - Vejamos mais um versículo da Bíblia sobre resmungar.
Esses são resmungões descontentes, seguindo seus próprios desejos pecaminosos; eles são presunçosos que falam alto, mostrando favoritismo para ganhar vantagem. Judas 1:16

Judas está falando sobre "pessoas ímpias". Ele os descreve ao longo deste capítulo e uma das palavras que usa para os descrever é "resmungões". Essas pessoas ímpias são caracterizadas por reclamar.

Se reclamar é uma característica dos ímpios, com certeza não quero que isso seja usado para me descrever! Como seguidores de Cristo, reclamar não tem lugar em nosso vocabulário!

A Bíblia tem muito a dizer sobre reclamações.
Uau!! Cobrimos muitas Escrituras aqui, mas a Bíblia tem ainda mais a dizer sobre reclamar do que lemos hoje. 
Se reclamar é um pecado contra a qual voce luta, encorajo-a continuar se aprofundando na Palavra de Deus e permitir que a verdade o liberte.

Vamos revisar o que aprendemos na Bíblia sobre reclamar:
1. Reclamar é uma resposta humana natural às dificuldades.
2. Reclamar irrita a Deus e é pecado.
3. Reclamar de qualquer coisa é reclamar de Deus.
4. Reclamar é um sintoma de questões maiores, como descrença, inveja, egoísmo, descontentamento ou impaciência.
5. Reclamar pode ter consequências graves e levar à destruição.
6. Reclamar não convém a um seguidor de Jesus Cristo.
7. Deus é gracioso e misericordioso e nos perdoará por reclamarmos quando nos arrependermos., arr

Se voce está convencido (a) de ter um coração queixoso ou resmungão, arrependa-se. Receba a graça e o perdão de Deus e peça a Ele para transformar o seu coração. Provavelmente não acontecerá instantaneamente, masse voce estiver disposto, Deus o ensinará a reconhecer quando seu coração está reclamando e, então, a escolher uma resposta melhor às suas circunstâncias.

Vamos continuar aprendendo juntos. Como podemos praticamente proteger nosso coração contra resmungos e reclamações?
Compartilhe suas ideias.

Resmungando ou Reclamando

O que a Bíblia diz: (Leia cada um destes versículos) se deixe os a sua vista para memorizar.

Filipenses 2:14
Tiago 5:9
1 Pedro 4:9
1 Coríntios 5:18
Tiago 4:1-3
Judas 1:16
Romanos 1:21
João 6:43
Êxodo 16:7-8
Jó 2:10
Números 11:1-4
Êxodo 15:24
Números 21:4-6
Êxodos 14:11-12 
Números 16
Números 12:1-16


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...