quarta-feira, 17 de julho de 2019

A história da moeda perdida

Voce perdeu sua paz? Sua alegria? Seu descanso?


Olhe para a Parábola da Moeda Perdida (dracma perdida) e siga alguns passos para encontrar o que está faltando.

Onde estão meus bons óculos?
Eu estava lendo algo e sabia exatamente o que estava escrito, porque eu estava de óculos.
Mas uma hora depois, meus óculos não estava mais comigo. Onde está, procuro e não encontro.

Talvez voce também perca seus óculos ocasionalmente. Ou o seu celular desaparece. Ou voce não pode encontrar as chaves do carro ao sair pela porta.

Quando não conseguimos encontrar algo que precisamos, ficamos estressados.

E mesmo que tenhamos acesso a outro par de óculos, ou o telefone de outra pessoa e a chave do seu conjugue, queremos o nosso.

A coisa perdida


Jesus sabe disso sobre nós, que perdemos as coisas e ficamos ansiosos com isso.
E ele sabia disso também sobre os cobradores de impostos e eruditos religiosos de Seu dia.
Então, quando Sua audiência começou a resmungar sobre Sua última escolha de companheiros de jantar ("Ele aceita pecadores e come refeições com eles, tratando-os como velhos amigos" Lucas 15:2), Jesus contou-lhes algumas histórias sobre os perdidos e achados.

Hoje estamos olhando a história que ele contou sobre a moeda perdida. Leia em Lucas 15:8-10

Uma mulher em sua parábola tem dez moedas de prata. Ela perde uma. Apenas uma.
Mas ainda uma. E todo mundo importa.
A moeda é um dracma .
Uma dracma representava cerca de um dia de salário no antigo Israel.
Era valioso, não como deixar cair um centavo por um dreno. Ah. bem.
Isto era como um contracheque, um dos únicos dez que ela tinha. Isso fez a diferença.

Selecionei 5 passos para encontrar o que está perdido.

Qual é o salário de um dia para voce?
Voce se importaria se perdesse o salário a caminho de caso do trabalho? Como voce reagiria?

E se uma amizade desaparecesse? Ou voce flutuou à deriva de um bom hábito espiritual?

Ou voce perdeu a noção das promessas de Deus e, assim perdeu sua esperança?

1. Observe a sombra
Primeiro, voce tem que perceber que algo está faltando.
Demasiadas vezes nos acostumamos gradualmente ao próximo anoitecer que não percebemos que é escuro até que precisamos ver.
Eu não percebi que estava faltando meus óculos e onde estavam!!! até que eu precisei ler uma mensagem no meu telefone. E eu não conseguia ver.

Jesus não nos diz como a mulher notou sua moeda perdida. Talvez ela estivesse contando  suas moedas no final do dia... 7, 8, 9 ... onde estãos as 10?

O que a faz em despertar para suas perdas?

Talvez fazer uma contagem de bençãos no final do dia o faça lembrar que voce negligenciou um relacionamento.
Ou uma nova dor o acorda para sua necessidade da ajuda de Deus.
Ou o descontentamento desencadeia a consciência de que sua atitude mudou.

Preste atenção, fique atenta!

2. Acenda a Luz.
A próxima coisa que a mulher fez foi acender uma lâmpada. É o que eu fiz também na busca por meus óculos. Depois de procurar nos lugares claros, comecei a olhar debaixo dos assentos ou em lugar escuros (frestas). E quando as luzes da casa finalmente se acenderam, pude ver ainda mais áreas para procurar.

Qual interruptor de luz voce precisa girar?

Talvez uma irmã em Cristo possa fornecer algum conselho esclarecedor. Ou cair de joelhos em oração ajudará voce a enxergar com mais clareza. Ou apenas gastar tempo em adoração permitirá que voce absorva a Sua luz para qualquer dia sombrio pela frente.

3. Limpe a desordem
Quando a luz sozinha não descobriu a moeda de prata, a mulher pegou sua vassoura.
Quando minhas filhas eram mais novas e procuravam brinquedo perdido, eu dizia: "Use suas mãos. Não apenas seus olhos. Cavar ao redor da parte inferior da caixa de brinquedos.

Tente mover outra coisa fora do caminho para encontrar sua coisa que está faltando.

O que está bagunçando sua vida esta semana?
Não é só desordem física mas também a desordem espiritual impedem que voce encontre o que está faltando?

Pegue a vassoura e varra sua casa.

4. Continue indo e indo.

Jesus disse que a mulher "procurou diligentemente" até encontrar sua moeda. Ela não desistiria depois de uma busca rápida de cinco minutos.

Voce está tão firme em sua busca por perder tempo devocional ou um casamento mais saudável como voce seria por dinheiro perdido?
Quão persistente voce está em sua busca por satisfação perdida?
Voce rapidamente desiste de ouvir a voz de Deus se não recebe uma resposta imediata?
Seja diligente em sua pesquisa.

5. Prepare-se para celebrar

A persistência da mulher foi recompensada. Ela encontrou sua moeda.
Jesus disse que ela chamou as pessoas ao seu redor depois.
Jesus queria que Seus ouvintes vissem como a história pode terminar: em comunidade, em comemoração, em alegria.

Da mesma forma, quando voce descobre seus próprios tesouros perdidos, voce rapidamente compartilha celebrações?
Quem voce conta?
Voce também está disposto a ser o amigo ou vizinho que se alegra com os outros quando eles encontram algo que perderam?

Em Lucas 15:10 diz: "Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

Quando os perdidos são encontrados, Deus dá uma festa.

Se voce perdeu algo em sua vida que precisa ser recuperado - liberdade em Cristo, paz no tempo tempestuoso, amor em um relacionamento - saiba que até mesmo os anjos no céu estão torcendo por voce para encontrá-lo.

E quando voce encontrar, Deus aumentará a música em comemoração.

Depois de procurar por meus óculos que estava embaixo de uma cadeira, me senti alegre, eu estava grata pela graça de Deus, não apenas por ver meus óculos de novo (enxergar), mas por me valorizar, por satisfazer minhas necessidades, por me importar com o que me interessa.

Deus se importa com as pequenas coisas que voce perde. Talvez nem todas as suas coisas perdidas sejam recuperáveis. Mas para as coisas que são, seja encorajada a continuar procurando. 
Deus está cuidando de voce o tempo todo.

Porque a coisa que Ele mais quer é não perder voce, pois voce é um dos seus.

E todo mundo importa para Jesus.

Está faltando algo? 
O que voce perdeu recentemente? 
Como voce achou isso?
Compartilhe conosco.

Obrigada por estar comigo nesta jornada, juntas podemos aprender e compartilhar as belas verdades de Cristo.

Deus te abençõe!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...