sábado, 6 de julho de 2019

Fé e Vitória

O ser humano é ansioso; nos mulheres somos ansiosas.
A ansiedade nos faz lidar com o presente na expectativa de garantir o futuro e nos faz pensar no futuro muito mais como um risco do que uma oportunidade.


O escritor brasileiro Rubem Alves define muito bem a ansiedade -
"é como sofrer fora do tempo por um futuro que, por enquanto, só existe na sua imaginação".

Há uma ansiedade que faz com que sejamos cuidadosos com relação ao que não conhecemos, mas há uma ansiedade patológica que perturba a vida e deixa a alma adoecida.
A pessoa ansiosa quer ver logo suas soluções sendo resolvidas, não suporta esperar. 
Sabemos que esperar não é fácil. Queremos que seja no nosso tempo.

Mas quando a gente vem para a fé, esperando no tempo do Senhor e crendo na vitória, o nosso coração se aquieta, descobrimos que nem sempre Deus está comprometido com o nosso tempo, que o nosso desejo não é solucionado do nosso jeito e sim de Deus, no seu tempo, e se sabemos esperar, a vitória e certa, melhor do que planejamos... 



Voce crê, Voce sabe esperar o tempo de Deus?.

A Bíblia em Mateus 15:21-28 nos fala de uma mulher - A mulher Cananeia (leia o capítulo referente essa mulher para voce entender sua trajetória).

Essa mulher cananeia tinha uma filha que se encontrava numa situação terrível, tomada pelo poder do diabo...


Essa mãe teve a certeza que, recorrendo a Jesus, sua filha seria liberta e curada... e o texto na Bíblia nos diz que ela gritava: "Senhor, filho de Davi, tenha misericórdia de mim, a minha filha está terrivelmente endemoniada".


Voce já deve ter presenciado ou conhecido mães que já tiveram que lidar com filho possuído pelo inimigo, com problema de drogas, onde o inimigo toma conta..e isso a faz perder a noção, o tempo... tudo...


O que me chamou a atenção nessa passagem que Jesus simplesmente não respondeu. 


Ignorou-a, a princípio, depois respondeu: "fui enviado apenas às ovelhas perdidas da casa de Israel" - verso 24, essa mensagem falou ao meu coração ... muitas vezes somos assim, indiferente com situações alheias, fechamos nosso coração, somos frios em ajudar um necessitado... mas essa mulher ela não aceitou, ela teve um comportamento exemplar diante do silêncio de Jesus.

Uma breve descrição, para entender esse contexto: Os cananeus eram antigos inimigos de Israel. Eram um povo perverso que ocupava a Terra Prometida quando Abraão chegou ali. Por causa das atrocidades que praticavam na sua religião, como a prostituição no templo e o sacrifício de crianças, e por recusarem se arrepender e voltar-se para Deus, Deus ordenou que fossem destruídos (leia Nm 33:50-55; Dt 7:1-11).
Os judeus reservaram o termo "Filho de Davi" para o legítimo rei de Israel. Um cananeu não gostaria de reconhecer tal título.

E diante da sua ansiedade, essa mulher nos ensina lições preciosas:


- Primeiro  lição: ela precisa vencer sua autoconfiança - uma pessoa autoconfiante é alguém que quer resolver tudo sozinha, com os recursos que tem à sua disposição. Mas há momentos na vida em que Deus permite que passemos por certas lutas para nos mostrar que não temos todas as soluções que gostaríamos de ter. 

Exemplo: voce se encontra numa situação onde seu filho (a) está se afundando nas drogas, ou o seu casamento está desmoronando..., voce tenta, por todos os meios, resolver essa situação e as coisas vão se agravando cada vez mais. 
Ai voce chega pra Deus e diz: "Deus, porque o Senhor não faz alguma coisa, porque o Senhor não me ajuda?" 

Nesse seu desespero, voce recorre a Deus como seu ajudante, mas Deus não quer ser somente um mero ajudante, Ele quer ser o capitão do seu barco, é o Senhor que está no comando e voce somente ajuda a navegar.
Algumas lutas servem para sairmos do centro, descer do trono, abrir mão de querer fazer as coisas do nosso jeito do que deixar nas mãos do Senhor. 

- Segunda lição: Essa mulher também precisou vencer sua auto estima. Dois momentos nessa passagem fundamental: 
- quando ela se prostra - só se prostra quem reconhece  que é inferior diante de quem está e quando Jesus lhe responde: "não é justo tirar o pão da boca de um filho e dar para um cachorro"
Ele estava dizendo que não podia tirar do que daria para um filho e dar para ela, que era estrangeira.

Talvez voce entenderia isso como ofensa e sairia dali? 
Os discípulos concordavam com Ele porque entendiam que o Messias era só para eles. 
Isso é religião e religião é para quem merece. E essa mulher não era digna.
Jesus estava levando-a ao máximo da humilhação para que ela entendesse e todos sentissem que é só nesta hora que sua vida está pronta para o agir miraculoso de Deus!
E quando entendemos que não é mérito, mas graça!
Não é por voce estar aqui agora....
Não é por quantas semanas que voce orou..
Não é pela sua história de vida...
Não é por quanto voce se esforça para ser boazinha, mas é porque Deus é bom!
Tudo que Ele faz na nossa vida é graça.
Quando entendemos o mistério da graça, entendemos que não importa quem somos, se filhos ou cachorrinhos, mas importa quem Deus é!!!

E Deus é bom!!!

Se voce se sente a pior pessoa do mundo, se não tem conseguido buscar a Deus como gostaria, ainda assim, hoje Deus pode fazer um milagre na sua vida e mudar tudo, todas as circunstâncias na qual voce vem atravessando.
Não tem nada a ver com o que voce fez por merecer, mas com quanto Deus ama voce!

Terceira lição: Essa mulher precisou vencer sua auto-comiseração, isto é, sua tendência a se sentir vítima.
Diante do que Jesus falou, 99 % de nós ficariamos ali ajoelhados pelas próximas duas horas, pensando em como a vida é má, como ninguém nos ajuda e em como estamos cercados de pessoas que não nos amam! 

Pessoas vitimistas tem esses exageros: "Se nem Deus me ouve, quem é que vai me ouvir?"

Essa mulher não é como a maioria de nós. Ela sentiu o impacto, elabora no seu coração o que Jesus está fazendo com ela e responde que é mesmo um cachorrinho, mas não vai entrar no mérito dessa questão, se é filha ou não, se merece ou não, se é digna ou não. 
A questão é que até um cachorro acaba comendo das migalhas que caem da mesa do seu dono. 
Ela está lá porque tem absoluta convicção que uma migalha caída da mesa de Jesus resolveria o seu problema.
Jesus olha para ela e diz: "Sua fé é grande. Vai, sua filha está curada".

Essa mulher queria vencer uma luta que envolvia a sua filha e acabou vencendo a maior das lutas que a envolvia!
Ela foi lá para ter a filha livre de um demônio. E saiu de lá com a filha livre e ela mesma livre de si mesma. Ela foi buscar ajuda por causa da filha, mas encontrou um Deus que ajudou a vencer a si mesma. 
Nossas lutas não são por acaso.
O silêncio de Deus não é por acaso.
Uma coisa é passar por uma crise em alguma área da nossa vida. 
Outra coisa é permitir que esta crise desencadeie complexos que não sabemos por onde canalizar.

Deus quer mais do que te dar uma solução: Ele quer que voce fique frente a frente consigo mesma e entenda que abençoar a sua vida é mais importante do que a solução do seu problema.

Vencer a auto-estima!.

Então! Vamos entregar tudo nas  mãos do Deus!  Reflita sobre esse texto.

Obrigada por estar junto comigo nesta temporada compartilhando as belas verdades de Cristo.


Curte! Comente! Compartilhe!

Deus te abençõe! E um bom domingo!

2 comentários:

  1. Paz do Senhor,Miss...eu deixei nas mãos de Deus,pois estou vendendo meu apartamento e está difícil,já tem quase 2 anos q está na venda,mas eu acredito q tudo tem sua hora,e eu estou tendo fé,mas as vezes a ansiedade,e tb a dificuldade me deixa apavorada,desesperada,mas não desisto de q td está no comando e q eu tenho q manter a fé...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém. Entrega sim em suas mãos e no tempo certo Ele te entrega a vitória.
      A ansiedade faz parte do ser humano, mas tenha fé que Deus está no comando.
      Estarei colocando sua petição em oração, que Deus te oriente e te de vitória no tempo certo.
      bjs

      Excluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...