terça-feira, 9 de julho de 2019

Desafio de Verão em Salmo 34 8-10


Dia 3 - Nosso Desafio da Semana de Verão em Salmo 34

É bom Saber!!

Salmo 34:8-19
O Senhor é BOM!

Não o bem superficial baseado em circunstância ou perspectiva, mas no "bom" sentido mais amplo.
Assim como, quando Deus acabou de criar os céus e a terra, olhou para tudo e o chamou de bom, Gênesis 1:31

Gosto. Vejo

Envolva-se pessoalmente e saiba por si mesmo.

Davi nos lembra que o verdadeiro refúgio é encontrado no Senhor que é bom.
Nele, não nos falta nada de bom! Ele pode ser confiável porque Ele é capaz de cumprir todas as Suas promessas.

(Um diálogo) - "Paz irmã! Como está?" Bom! As coisas estão bem!.
Soa familiar? Eu sei que temos essa conversa regularmente.
Bom, Boa, Bem. O que isso realmente significa?

Charles Spurgeon descreve o Salmo 34 como:
- a primeira metade como um hino e a 
- segunda parte como um sermão.

Lembre-se da história de fundo em 1 Samuel 21?
Davi escapa dos filisteus fingindo ser louco. A história continua em 1 Samuel 22:1-2

Davi partiu de lá e escapou para a caverna de Adulão. E quando seus irmãos e toda a casa de seu pai ouviram, desceram até lá. E todos os que estavam em aflição, e todos os que tinham dívidas, e todos os que eram amargos de alma, ajuntaram-se a ele. E ele se tornou comandante sobre eles. E havia com ele cerca de quatrocentos homens.

Imagine a cena comigo. Davi, recém saído do perigo, entregou-se, mas humilhou-se e escondeu-se.
Ele olha para o acampamento. Quatrocentos homens, sem contar mulheres e crianças, em busca de liderança.
Não uma multidão de guerreiros prontos para derrubar o rei sentado, mas pessoas deprimidas e necessitadas.

É bom Saber!


Voce já esteve em perigo? Sobrecarregado por dívida ou outra situação? 
Alma amargurada?
Com certeza, sim, em algum momento e voce quer apenas que sua necessidade desesperada "algo bom" aconteça.... então, 

Ah! prove e veja que o Senhor é bom. Bendito é o homem que se refugia nele!

Eu quase posso ouvir o pedido de Davi na exclamação, OH!.Ah!


As pessoas vieram à caverna buscando abrigo, segurança e alívio.

Davi lembra a eles e a nós que o verdadeiro refúgio é encontrado no Senhor que é bom.


"Oh, teme o Senhor, voce, seus santos, porque aqueles que o temem não tem falta" 
Sl 34:9

Significado de temer o Senhor.

Temê-lo é reconhecer que Ele está no controle e sobre todas as coisas. Ele pode ser confiável porque Ele é capaz de cumprir todas as Suas promessas.

Ele chamou Davi para a caverna de Adulão (que, curioso, Adulão significa "justiça do povo") e ele chamou cada homem e mulher lá também.


Somos chamados a ser separados 1 Pedro 2:9 e Ele proverá para nós Fp 4:19



Os jovens leões sofrem de desejo e fome, mas aqueles 
que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.
Sl 34:10

Que imagem a frase "jovem leão" nos faz lembrar?

Um leão tem conotações positivas e negativas em toda a Escritura. Salmo 7:2; Provérbios 28:1.


Gosto da escrita de Matthew Henry sobre esse assunto:



"Aqueles que vivem pela fé na suficiência de Deus não querem nada; porque nele eles tem o suficiente. Os jovens leões, muitas vezes sofrem e sentem fome - aqueles que vivem em providência comum, como os leões, querem aquela satisfação que aqueles que vivem pela fé na promessa; aqueles que confiam em si mesmos, e pensam que suas próprias mãos são suficientes para eles, querem (pois o pão nem sempre é para os sábios) - mas, na verdade, aqueles que serão alimentandos confiam em Deus e desejam estar em sua descoberta.
Aqueles que são vorazes e presas, querem de tudo sobre eles; mas os mansos herdarão a terra. Aqueles que não querem que com tranquilidade trabalhem e cuidem de seus próprios negócios; Jacó, de coração puro, tem bastão suficiente, quando Esaú, o caçador astuto, está pronto para perecer pela fome".

Estudo e Reflexão:


1. Qual é o seu destino quando voce está aflito ou amargurado na alma? Como voce pode se refugiar no Senhor?


2. O que significa para voce "O Senhor é bom"? Como voce pode provar e ver isso por si mesmo?


3. Faça um estudo de palavras sobre algumas das palavras-chaves nesses versículos (bom, temer o Senhor, leão).

Como essas palavras aprimoram sua compreensão?


Agradeço a cada um que está comigo neste desafio de verão em Salmo 34, estudando e compartilhando as belas verdades de Cristo.






Curte! Comente! Compartilhe!


Deus te abençoe!


Um comentário:

  1. Paz do Senhor,Miss...o Senhor é Bom,e eu tive esta prova qdo eu consegui o divórcio,eu pensei q o ex nunca iria se divorciar,mas qdo eu levei os documentos,ele na hora assinou sem vacilar...eu orei muito com fé,com fervor e percebi q Deus e Jesus,mesmo eu não sabendo orar corretamente me concedeu esta graça...eu tb tenho dívidas devido ao ex-marido,e aos poucos estou conseguindo pagar,não é fácil,mas eu tenho orado a Deus e Jesus q me concedam forças para continuar a pagar tudo...Deus é bom,sim...somente Ele conhece o q cada um de seus filhos necessitam,e hoje eu sei q eu estou sendo protegida por Ele...eu sou grata a Deus e Jesus por tudo...e estarei aqui servindo a Eles...

    ResponderExcluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...