sábado, 27 de julho de 2019

Enfrentando Gigantes!

Deus te equipa para enfrentar seus gigantes... metaforicamente, enfrentamos gigantes todos os dias.

Eu tinha uma imagem formada de Davi e Golias na minha cabeça há muito tempo. E esses dias eu deparei com alguns desenhos de quando eu preparava para a escolinha com as crianças da igreja... e numa dessas figuras algo me chamou a atenção.

Eu sabia que Davi era um jovem - provavelmente no final da adolescência - quando ele matou Golias. No entanto, a imagem que ficou em minha mente era de um garoto curvando-se para pegar cinco pedras lisas de um riacho. E uma pergunta veio a minha mente, pedras pequenas, com que força Davi precisou para arremessar e aquele gigante cair.... sei que Deus estava com Ele, mas tinha um dúvida pairando em mim... então fui pesquisar, olha o que eu encontrei:

Essas pedras não eram exatamente pequenas.

Hoje, fui estudar essa passagem com olhos de adultos e aprendi que as fundas eram uma arma muito utilizada no antigo Oriente.

A Bíblia de Estudo de Antecedentes Culturais  - NIV, diz que em Israel os pastores os usavam para combater animais que atacavam seus rebanhos, mas no Egito e na Assíria eles eram armas de guerra...os slings que esses guerreiros usavam podiam atirar pedras entre 100 e 150 milhas por hora - velocidades mais altas do que um arremessador da liga principal pode jogar uma  bola rápida.
E estas pedras não eram pedrinhas.
Os atiradores especializados usavam pedras entre dois e três polegadas de diâmetro, pesando cerca de meio quilo. Imagine uma pedra de meio quilo sendo arremessada à sua cabeça a 150 milhas por hora. Isso não é brincadeira. Isso é uma arma.

Aqui está o detalhe que me ajudou a entender. Deus nos equipa para enfrentar  nossos gigantes.
Davi era jovem, sim. Mas ele já havia matado um leão e um urso que foram atrás das ovelhas de seu pai ( 1 Samuel 17:34-35).
Outros o consideravam como um "homem corajoso e guerreiro" (1 Samuel 16:18).
Mas, o mais importante ainda, o Senhor estava com Davi.

Um trecho do Livro "Combate por Campeões" - NIV Cultural Backgrounds Study Bible

"... Quando Davi chegou ao acampamento e ouviu Golias provocando os exércitos de Israel, ele percebeu o que Saul e o resto dos soldados não sabiam: o desafio de Golias era uma afronta ao Deus vivo. No mundo antigo, as pessoas entendiam que o combate entre campeões era uma batalha representativa entre as divindades que esses campeões serviam. A pessoa que ganhou era a pessoa cujo deus era mais forte, e o exército com o deus mais forte ganharia a batalha por vir. Recusando-se a lutar com Golias, Israel estava comunicando seu medo de que o Senhor não fosse tão forte quanto os deuses dos filisteus...".

Davi sabia que Deus era mais forte que qualquer gigante - e qualquer deus que aquele gigante servisse.
Sua fé o fez querer enfrentar Golias, confiante na crença de que Deus que o libertou no passado, iria libertá-lo agora. No entanto, a fé de Davi não era uma questão de tolice. Muito antes de Golias ter entrado no vale para insultar Israel, Deus preparou Davi para enfrentá-lo.
O tempo de Davi cuidando de seu rebanho nas quietas encostas da Judéia o equipara para usar a mesma arma que ele precisava para enfrentar o gigante: uma funda de pastor.

Deus trabalha em nosso passado nos preparando para os desafios do nosso momento presente.
Deus já equipou voce para enfrentar seus gigantes.

Deus não ficou surpreso com Golias, e Deus não está surpreso com os gigantes que enfrentamos.
Deus está trabalhando agora nos preparando para os desafios do futuro, e Deus tem trabalhado em nosso passado nos preparando para os desafios do  nosso momento presente.
Deus já equipou voce para enfrentar seus gigantes.
Sua arma provavelmente não será uma funda. Mas Deus deu a voce o que voce precisa para avançar com confiança.

Para Refletir e Responder:

Olhe a sua volta.
Quais armas Deus providenciou?
Que poder existe em seu testemunho?
Como Deus se moveu em seu passado para prepará-lo para este momento?
Quais passagens nas Escrituras falam a  verdade neste momento:
O que as orações respondidas asseguram que Deus continuará a responder agora?
Que habilidades Deus desenvolveu em voce que voce pode usar agora para mostrar ao mundo que seu Deus vive?
Deus não vai deixar voce impotente. A arma que voce precisa já está na sua mão.

Como Deus preparou voce para enfrentar seus gigantes?

Sinta-se à vontade se quiser compartilhar conosco alguns pontos ou responda para si mesmo em seu diário espiritual,  assim como Deus me fez pesquisar a fundo sobre essa passagem de Davi e Golias, o Senhor fará com voce... faz parte do seu crescimento espiritual.

Obrigada por estar comigo nesta jornada, aprendendo e compartilhando as belas verdade de Cristo.



Deus te abençõe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...