terça-feira, 16 de julho de 2019

Salmo 23

Salmo 23
Andando nas abundantes promessas do Bom Pastor, 
porque Ele é o nosso Bom Pastor!


Pastor e suas amadas ovelhas - Uma das minhas lembranças de infância era quando nas férias eu ia para o interior na casa dos meus avós maternos... uma pacata cidade do interior de São Paulo, chamada Amparo. Me lembro de um homem de seus cinquenta anos andando ao fim da tarde com muitas ovelhas, eu via o mesmo homem quase todas as tardes, ainda me lembro do apito distinto que ele usava para organizar suas ovelhas com frequencia e eu admirava porque as ovelhas não saiam das suas fileiras.
A voz gentil do homem (do pastor) as mantinham calmas. Ele usava uma vara para derrubar folhas das árvores altas e também para manter as ovelhas todas juntas. Eu achava interessante como elas caminhavam todas juntas, não importavam que tinham pessoas passando pela calçada estreita... as pessoas do vilarejo conhecia e sabia que todos os dias no mesmo horário as ovelhas iram passar naquele trajeto...me lembro que as ovelhas dificilmente se assustavam  com algo que passassem perto delas.... me lembro que certa vez eu e meus primos fomos acompanhar as ovelhas até um certo trecho e havia um cordeirinho no ombro dele e a gente gostava de passar a mão.

E num determinado dia lendo o Salmo 23 o Espírito Santo me fez lembrar dessa doce ocasião de uma maneira pessoal...
A começar pelos perigos que enfrentamos a cada dia, lembrei-me também que sempre que possível oro ao Bom Pastor para me ajudar na sua caminhada que nos espreitam e o cansaço pode muitas vezes tomar o centro de nossas vidas, se não nos apoiarmos nas promessas de Nosso Bom Pastor.

Entendendo o Salmo 22 antes do Salmo 23.

Note que este Salmo vem logo após o Salmo 22, que é sobre a dor agonizante que nosso Salvador passou na cruz. "Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?"
Nosso Senhor se tornou o Cordeiro de Deus para ovelhas errantes e pecadoras como eu, como voce.

Jesus morreu por Suas ovelhas e agora é nosso chamado a andar nas abundantes promessas que o Bom Pastor quer nos conceder.

Depois de meditar no Salmo 22, voce perceberá quão importante é o próximo Salmo.
Deus é o Nosso Bom Pastor e quer levar a Sua ovelha em segurança e ao descanso.

O próprio Davi era pastor e sabia como era cuidar das ovelhas de seu pai.
Deus pediu a Samuel, o Profeta, que ungisse esse menino para ser o rei de Israel.

Priorize o Deus deste universo como nosso pastor. É uma relação única que somente uma ovelha de seu pasto pode ter com seu pastor. Ele sabe meu nome e o seu nome; nós não somos apenas um a mais na multidão para Jesus.

Acompanhe as abundantes promessas que podemos habitar hoje do Salmo 23 porque o Senhor é Nosso pastor.

1) Não nos faltará nada:

Se Jesus é o Pastor, então sabemos com certeza que Ele tem os melhores interesses de nossas vidas. Ele nos ensinará a estar contentes. Assim como o pastor terreno que mencionei acima, nosso Pastor celestial é nosso provedor e mantenedor.



"Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor 
bem nenhum lhes faltará" 
Salmo 34:10


"Porque o Cordeiro no centro do trono será o pastor deles. Ele o levará a fontes de água viva, e Deus enxugará toda lágrima de seus olhos" 
Apocalipse 7:17

2) Meu / Nosso estado de espírito será pacífico:

O pasto verde é um retrato de abundância, mas um deserto só pode ser cheio de capim se o Pastor for à frente das ovelhas e plantar as sementes. As sementes tinham que ser regadas e as pedras tinham que ser removidas do caminho também.

Respire fundo amada para este Bom Pastor, porque Ele foi antes (de nós) e preparou um lugar de descanso para mim e para voce. Talvez voce não queira se refrescar, mas o Senhor fará com que voce se deite em Suas reconfortantes promessas.


"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. 
Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize".
 João 14:27

3) Meu ? Nossas almas exaustas serão ressuscitadas.

Esta vida nesta terra está cheia de decepções, dificuldades, traições e quebrantamento.

Somente Cristo pode renovar e restaurar vidas. Deus não está em dívida com qualquer um de sua criação, pois Ele restaurará nossa saúde, curará nossas feridas e nos devolverá tudo o que os gafanhotos comeram. Jeremias 30:17; Salmos 51:12

4) Eu / Nós seremos destemidos mesmo nos vales escuros.

A Bíblia não diz" "SE" nós alguma vez caminhamos, mas MESMO quando andamos nos vales mais escuros, perto de experiências de morte e feridas profundas Deus está conosco. Deus está com voce. Deus está comigo Nosso fiel Deus é maior e mais poderoso que todos os nossos medos e nossas incógnitas.

Sua vara gentilmente nos cutucará para voltar ao rebanho e não se desviar de Suas promessas.

5) Eu /Nós desfrutaremos das bençãos ungidas na mesa de banquete com Deus na presença daqueles que nos odeiam.

Imagine o Bom Pastor como nosso melhor anfitrião preparando uma mesa de abundância e alegria na presença daqueles que nos odeiam. Cristo deseja jantar conosco e desfrutar de nossa comunhão diariamente, assim como Ele andou e jantou com os discípulos.

O Pastor derrama óleo sobre as ovelhas para evitar que os piolhos entrem nos seus ouvidos, assim como fomos ungidos com o óleo do Espírito Santo e óleo de alegria.
Somos selados, chamados de uma geração escolhida e colocamos um selo para lembrar ao inimigo deste mundo que pertencemos a Jesus.

6) Espero ansiosamente morar no lar permanente de Deus:

Davi ansiava por morar perto do rei dos reis, embora ele mesmo tivesse construído um castelo e uma boa fortuna. Que nossas almas anseiem entrar em Seus portões com ações de graças e Suas cortes com Louvor.

Que nosso coração esteja onde está nosso Lar!

Deus colocou a eternidade nos corações dos homens (Eclesiastes 4:11).
Significa simplesmente que não pertencemos a este mundo e que nossos desejos devem ser de nos conectar com o Pai Eterno.

Então, como começamos a caminhar nas Promessas alegres de Nosso Bom Pastor?

a) Acredite que Ele é o seu Pastor e voce é a sua geração escolhida.
b) Escreva sobre isso em seu coração e em vários lugares da sua casa, na sua agenda, que esteja sempre visível a voce.
c) Memorize para que voce não esqueça (ovelhas tendem a esquecer o caminho).
d) Fale em voz alta nos seus vales (Ecos são mais altos nos vales, então diga o nome de Jesus em voz alta).
e) Permitir que o óleo da cura e alegria flua a partir de voce para todos os outros com quem voce entra em contato.
f) Descanse e permaneça em Suas Promessas, tanto para voce e sua família.

Reflexão:

O que o Salmo 23 o torna tão cativante para voce como cristão?

Voce tem alguma boa memória associada a este Salmo 23, assim como eu? Compartilhe conosco?
Obrigada por estar comigo nesta jornada aprendendo e compartilhando as belas verdades de Cristo.

Deus te abençoe!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...