domingo, 7 de julho de 2019

Desafio de Verão - em Salmo 34:1-3

Dia 1 - Nosso desafio da semana de Verão - em Salmo 34

Abençoe o Senhor!

Hoje, daremos início a esse desafio em Salmos 34, estarei com voce durante essa semana, seis dias (de 8 a 13), cavando fundo nesses versos e juntas vamos descobrir o que o Senhor quer nos revelar. 
Preparei com carinho este mini estudo crendo que é uma época apropriada estudar e provar e ver que o Senhor é bom!

Introdução e Salmo 34:1-3

Neste post, trago um pouco de informação de fundo para este salmo que Davi escreveu.
Expandi os três primeiros versos, procurando por ações que Davi listou:

- Abençoar o Senhor.
- Glorificar o Senhor.
- Engrandecer o Senhor.

Davi disse que ele "abençoaria o Senhor em todos os momentos".

Então, faremos o mesmo, certo?


Abençoe o Senhor - "Eu abençoarei o Senhor em todos os momentos; o seu louvor estará continuamente nos meus lábios" Sl 34:1


Amo esse verso. Davi diz que abençoará em todos os momentos.
Que palavras inspiradoras!

Não importa em que situação nos encontramos, ela pode ser: perigosa, medonha ou simplesmente exaustiva.
Deus vale a pena abençoar! Ele é bom, Ele nos ama e é digno de todo o nosso louvor.

E esses elogios?
Podemos cantar, gritar, sussurrar ou declarar. Mas, como diz Davi, deve estar continuamente em nossos lábios.

Quando se passa mais tempo louvando a Deus com nossas bocas, há menos espaço por palavras ofensivas, brigas, reclamações e fofocas.

O mundo poderia ser um lugar melhor se nossas línguas estivessem mais ocupadas em louvar a Deus.
Ele certamente seria melhor glorificado!

Glorifiquem no Senhor - "A minha alma se gloriou no Senhor; deixe os humildes ouvirem e se alegrarem" Sl 34:2

Todos nós lidamos com o orgulho e ostentamos (glorificamos) em algum momento de nossas vidas.
Isso vem naturalmente para nós. De tudo um pouco, do simples ao complexo, nos abundam as arrogantes exibições.

Mas nós humanos não somos aqueles que deveriam estar no centro de se gabar!
Se nós nos orgulhamos de tudo, deveria ser sobre o nosso Deus.
Ele é bom e perfeito. Só ele é santo, justo, todo-sábio e Todo-Poderoso.

Como nos atrevemos a nos orgulhar, certo?


Vamos deixar as nossas exibições estarem somente nEle. 2 Coríntios 10:17
Em vez de um baú cheio de orgulho pessoal, podemos deixar nossos corações cheios de alegria, reverência porque temos um Deus tão maravilhoso!

Engrandecer o Senhor - "Engrandece o Senhor comigo e vamos exaltar seu nome juntos" Sl 34:3

Neste verão, à medida que os dias se tornam mais quentes, sentimos um pouco mais cansados devido ao forte calor, mas mesmo assim podemos nos unir a fim de engrandecer a Deus juntos... com a nossa família, com nossos irmãos em Cristo e etc...

A palavra hebraica traduzida como "magnificar" no verso 3 em algumas traduções, é "gadal", que significa "avançar, ostentar, expor, exceder, excelente".

Ao nos orgulharmos no Senhor, nós O magnificamos.
Nós avançamos o nome dele, a causa dele, a glória dele.
Isso me lembra das palavras de João 3:30. "Ele deve aumentar, mas devo diminuir"

Por que nos reunimos? Porque Ele é tão bom e tão maravilhoso que louvá-lo sozinho nem sempre é suficiente.
Como Corpo de Cristo, estamos em relação com outros crentes.
O culto é satisfatório porque Ele nos criou para estar em comunhão uns com os outros e com Ele!

Para Estudo e Reflexão: No caso de voce quiser manter isso em seu diário espiritual.
E voce pode ir respondendo e estudando de acordo com o seu tempo... e manter um diário espiritual dos estudos bíblicos é de grande utilidade. 
Aproveite este tempo para refrescar-se na Bíblia, onde podemos adquirir sabedoria e conhecimento na Palavra de Deus

1. Leia todo o Salmo procurando as coisas que Davi diz sobre as bençaos, buscando a Deus, reunindo-se para exaltá-lo, sua provisão e a proximidade de Deus para com Seus filhos e os que sofrem e quebrantam corações.

2. Escreva Salmo 34:1 hoje, depois o versículo dois amanhã e depois o versículo três (sucessivamente). No final desses três dias, escolha um verso para memorizar.

3. Como voce pode abençoar o Senhor em todos os momentos?
    Como seria hoje se voce O louvasse continuamente?

4. Com quem voce pode exaltar o Senhor hoje?

5. Passe alguns minutos em oração, agradecendo a Deus por ser tão bom!


Voce está ansiosa (o) em mergulhar mais fundo no Salmo 34?

Eu estou. E tenho certeza que voce também, porque grandes coisas o Senhor vai falar conosco.


Amanhã voltaremos com o Dia 2 - Desafio de Verão - em Salmo 34:4-7.

Obrigada por estar comigo nesta jornada, estudando, compartilhando as belas verdades de Cristo.


Curte! Comente! Compartilhe!

Deus te abençoe!

2 comentários:

  1. Paz do Senhor,Miss...eu sempre procurei encontrar com Deus e Jesus,mas não encontrava a maneira certa,procurei por várias religiões e todos foram diferentes;mas hoje eu encontrei o q é correto,a verdadeira palavra de Deus e Jesus...tenho acompanhado os estudos,mas mesmo lendo várias vezes eu fico incerta da maneira q eu estou orando,se falta fé em minhas orações,enfim...mas não desisto,isso é algo q eu não faço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amada, a busca é diária, a nossa oração é diária, não existe um padrão para estar orando, a oração é a sua comunhão pessoal e íntima com Deus, onde vc possa ter um diálogo com Deus nas suas aflições, ansiedades, duvidas, incertezas, onde vc é vc mesma, com suas imperfeições, com suas limitações... Deus te conhece, e Ele sabe de cada pensamento, de cada situação em que se encontra, seja voce, seja verdadeira porque voce serve ao único Deus verdadeiro e siga a verdade que é a Palavra de Deus.
      bjs

      Excluir

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...