sábado, 20 de julho de 2019

Guia da Mulher Ocupada para Estudar a Bíblia - Parte I

Estarei compartilhando algumas maneiras de ter tempo significativo com o Senhor durante as temporadas ocupadas da vida, dividi este post em duas partes para não tornar cansativo, e espero que lhe sejam de grande utilidade quando se trata de estudar a Palavra de Deus, principalmente para nós mulheres.

Viemos em um mundo agitado e acelerado.

Eu sei que muitas mulheres estão tentando descobrir como encontrar tempo para buscar a presença de Deus, isso é realmente significativo.
E eu sei bem como isso funciona, sou esposa, mãe de 3 filhos, hoje meus filhos estão crescidos, todos adultos, uma casada e dois solteiros... nos tempos em que eles eram pequenos, eu trabalhava fora... então eu tinha que administrar meu tempo no trabalho, no transito, em casa, com marido e filhos...e tinha momentos que as coisas complicavam ...

Hoje a única coisa que eu quero sempre manter, como principal prioridade é meu tempo de silêncio e comunhão com Deus.
Então, hoje vou compartilhar com voces um guia que preparei para a mulher ocupada mas com tempo de estudar a Bíblia.
Isso não é para glorificar "ocupado", foram aprendizados adquiridos ao longo de 30 anos....

Sou sobre a realidade. Eu sei muito bem o quanto a vida é ocupada, porque realmente é, e muito e há pouco que voce pode fazer a respeito disso, exceto respirar.

Então, não há vergonha ou culpa se voce estiver em uma temporada de "ocupado"

Apenas tente não ficar ai, ok.

Uma lição para senhoras solteiras.
Como me lembro dos meus anos solteiras. Com certeza era muito mais simples do que é agora.

Eu gastava horas e horas em horas, lendo, estudando... na época eu não tinha nenhum conhecimento bíblico... uma pena, talvez tivesse errado menos e aproveitado mais e mais... em tudo e em todas as áreas.

Hoje, as coisas são diferentes, depois de longas estações, os filhos adultos, cada qual responsável, mas ainda depende de um colo de mãe, de um tempo para mimar....

Alguns anos da minha vida, estive bastante sobrecarregada, mas mesmo assim conseguia planejar meu dia, minhas tarefas... confesso que foram tempos bons, muitos bons, curti bastante meus filhos, estavamos sempre juntos, meu marido viajava muito, muitas vezes morava em outra cidade devido a sua profissão e eu que tinha que lidar com tudo, casa-trabalho-filhos...

Muitas vezes me sentia tão culpada em muitas coisas... não sabendo se estava agindo certo em todos os momentos... embora eu não tinha uma intimidade (igual a que tenho hoje) com Deus, mas sentia Deus presente em minha vida e a cada dia Ele me fortalecia em muitas áreas....

Parece que algo dentro de mim fluia como rios de água viva, tinha uma grande disposição, era muito ativa.
Queria poder ter tido esse conhecimento bíblico nessa época, onde eu pudesse permitir que Sua Palavra permeasse todas as partes da minha vida.... mas infelizmente eu era muito resistente quanto a ser um crente... ou melhor uma verdadeira cristã.

Gostaria de encorajar as mulheres solteiras que hoje conhecem a Palavra de Deus, principalmente aquelas que não tem filhos, para usar esse tempo com sabedoria.

Use as estações que se seguem para dedicar seu tempo ao Senhor Jesus.

Dedique-se a estudar a Sua Palavra e a escavar profundamente seus ensinos.
Dedique-se ao tempo extra em oração.
Dedique-se a servi-lo e a outros com seus dons, tempo, talentos e recursos.

Então voce terá este armazém de onde voce pode puxar, quando a vida ficar super agitada - quando voce for esposa e tiver filhos, e terá também outras responsabilidades.

O desejo mais profundo do meu coração é passar mais tempo na intimidade com Deus, encontrar novas maneiras de fazê-lo, tendo em conta que muitas vezes ocorrem mudanças na nossa vida., até  não tenho tantas horas disponíveis

A realidade é que, como não sou mais solteira, não tenho tantas horas disponíveis quanto gostaria de ter, mas tenho reservado um bom tempo para estar aprendendo, meditando, orando na palavra de Deus.
Por que eu sei que em  algum momento, meus filhos estão me chamando, meu marido precisa de mim.
Tem os afazeres tradicionais domésticos.
Meu negócio e escrita no blog, meus estudos bíblicos.
Vida, lazer, hobbie.

Há pouco tempo conversando com uma mulher, eu pude sentir a sensação de desespero em sua voz... conversando ela me perguntou,
"Como posso encontrar tempo para passar com Deus? Minha vida está tão ocupada!

A pergunta dessa jovem mulher era semelhante, a de muitas, ela queria apenas saber como ela poderia se lembrar melhor da Palavra de Deus.

Ela conhece todas as histórias, mas memorizar um verso específico e sua localização exata, na Bíblia, era uma luta imensa... e isso a fazia ansiosa.

Então, na minha resposta, lembrei-lhe dos Salmo 119:11, onde é dito.

"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti".

Encorajei-a no fato de que ela conhece a história ou as parábolas, tanto que ela poderia contar a qualquer um!
Mesmo assim ela pode não saber exatamente o verso, ela estava vivendo o Salmo 119:11 - Palavra de Deus deve estar escondida (ou armazenada) em seu coração.

Esconder a Palavra de Deus em seu coração permite que voce seja capaz de viver diariamente a Sua Palavra em sua vida, em situações que necessitar, o Espírito Santo te ajudará.

Assim voce se torna uma epístola viva.

Isso é muito mais importante do que lembrar de um verso. Sim, a memorização do verso é importante e parte da boa disciplina cristã.

Mas, o mais importante é que a Palavra de Deus esteja escondida em seu coração.
Afinal, os saduceus e os fariseus sabiam tudo sobre a Bíblia, mas não eram epístolas vivas da Palavra de Deus.
Jesus os chamou em várias ocasiões, como sendo hipócritas.

É certamente uma coisa nobre querer memorizar um verso, mas isso não é o principal. 
O principal é entender e ser capaz de aplicar a Sua Palavra à sua vida. 
Isso é sabedoria.

Provérbios 4:7 nos lembra disso:



A sabedoria é a coisa principal;
Portanto, obtenha sabedoria.
E em toda a sua obtenção, obtenha entendimento.

É quando voce sabe que a Palavra de Deus está escondida nas fendas do seu coração.

Esteja comigo amanhã, para a segunda parte deste post, onde estarei compartilhando Dicas de como esconder a Palavra de Deus em seu coração. Não perca!!

Obrigada por estar comigo nesta jornada, aprendendo e compartilhando as belas verdades da palavra de Deus.

Deus te abençõe e um bom domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...