domingo, 21 de julho de 2019

Guia da Mulher Ocupada para Estudar a Bíblia - Parte II

E... quando voce sabe que a Palavra de Deus está escondida nas fendas do seu coração.

Na verdade o que significa esconder a palavra em nossos corações? 
1. compreendê-la, para obter um conhecimento competente dela;
2. quando for consentida pela fé, a palavra é firmada no coração pela fé, caso contrário, logo se vai;
3. quando ela é entretida, (há um envolvimento) e não apenas desejada;
4. quando ela é profundamente enraizada (então ela começa a dar fruto).

É preciso ter paciência, ore, faça propósito com Deus, o que voce deseja alcançar, quantos versos na semana ou no mês... faça seu planejamento em estudar e memorizar a Palavra de Deus.

Dica 1 - Concentre-se em uma passagem das Escrituras

Eu usava uma estratégia na faculdade para me ajudar a lembrar do assunto, ou a matéria... e cheguei a usar esse método para memorizar alguns versos das Escrituras... aqui está o que eu fiz.

Eu foco e aperfeiçoo uma passagem das escrituras, de cada vez. Nos meus estudos bíblicos eu preciso saber de versos que estão interligados com o assunto que estou desenvolvendo. Eu não passo tempo tentando estudar livros sobre livros da Bíblia, de uma vez, ou muito rápido. Eu simplesmente me concentro em apenas uma seção particular da Bíblia..

Por exemplo, talvez eu quisesse ler a história de Ester. Eu passaria um dia inteiro lendo e estudando o livro de Ester (sim, um dia inteiro, ou até mais). Eu reuno recursos diferentes, juntamente com meu dicionário bíblico, livro de concordância, livros de história bíblica e as vezes duas ou três traduções diferentes da Bíblia, essa é a forma que estudo.

Meu objetivo não é apressar a leitura do livro de Ester, apenas para dizer que li e colocar ok na lista.
Meu objetivo é estudar e obter uma compreensão mais profunda. E estudar leva tempo, não somente um dia inteiro...

Certa vez uma mulher me confidenciou que se sentia culpa, vergonha e até um pouco frustrada, quando estava nas suas temporadas ocupadas, ela achava que precisava estar em uma corrida rápida e estudar a palavra de Deus para um determinado culto, mas na semana seguinte ela não se lembrava de nenhuma palavra que havia estudado por horas....

Então, deixe-me libertar voce... amiga, amada, ler a Palavra de Deus não é uma corrida rápida.
Isto é sobre um relacionamento com Deus.

Os relacionamentos levam tempo para se desenvolver e crescer.
A melhor maneira de crescer em seu relacionamento com Deus é ler Sua carta de amor (Sua palavra). É ter tempo para ler com calma. Acredite ou não, Deus realmente quer que voce entenda sua carta de amor.
Esse é um dos seus desejos mais profundos para suas filhas, amada mulheres.

Se voce está se sentindo como se tivesse que ler de capa a capa da Bíblia para cobrir em um ano, então estarei orando por voce, para que  voce tenha essa ponta de tempo, mas principalmente que voce possa concentrar em uma passagem das escrituras ou livros,  talvez isso tire até a opressão sobre seus ombros.

Imagine se voce tivesse apenas um livro da Bíblia por um ano inteiro e seu foco fosse "Eu vou esconder essa Palavra em meu coração, então eu não peque contra Deus. Eu quero isso tão profundamente nas fendas do meu coração que eu sou uma epístola viva e que respira a Palavra de Deus.
Agora, não me entenda mal, não há nada de errado em ler a Bíblia em um ano.

Dica 2: Use cartões, isso irá te ajudar a memorizar as Escrituras:

Outra coisa que eu costumava fazer em tempos de faculdade era usar cartões para memorizar determinadas partes do livro ou da matéria.
Com os versos da Bíblia não é muito diferente. Escreva num cartão e coloque bem visível, no espelho, na parede... desta forma, a escritura estará bem ali a sua frente, isso é algo que voce possa ler constantemente....é bem interessante, até voce criar certos hábitos, leia e andando pela casa, citando o verso, e assim, pois todas as vezes que deparar com os cartões, voce estará lendo e memorizando. É uma forma bem prática, voce irá memorizar facilmente.

Uma maneira fácil de memorizar  as escrituras é preparar um quadro ou uma parede de palavras, sabemos e compreendemos que quanto mais vezes voce le ou vê algo, aumenta a probabilidade de lembrar da palavra.
Pense nisso assim, estudar e ler a palavra de Deus, e ter sua própria palavra pessoal  para pronunciar ou lembrar em muitos momentos da sua vida.., te dá segurança e confiança...

Afinal, Deus disse aos israelitas que escrevessem seus comandos nos portais e portões da porta, para que não os esquecessem. Deuterônomio 6:6-9

Sua porta ou portão, pode estar dentro de um armário do quarto ou do banheiro, atrás da porta da cozinha, ou em qualquer lugar que voce queira ver as escrituras e memorizá-las.

Uma estratégia simples de memorizar.

Dica 3 - Dedique um tempo para orar, procurar o rosto de Deus e estudar a Palavra.

Uma das coisas que quero encorajar voce ao ler esse post é que voce encontre tempo para Estudar a Palavra de Deus.
Eu sei que isso pode ser um desafio, para cada estação ocupada da sua vida, mas hoje apenas leia até o fim essas duas partes do post.
Eu "entendo". Eu realmente faço
Esposa, Casa, Mãe de 3, Serva de Deus, Dona de casa, Tarefas doméstica, Trabalhar fora, Blogger..
Lembrar?

Deixe-me dizer isso...
... set um tempo.
A qualquer momento.
Seja à noite, seja de manhã, seja no meio do dia, apenas marque um horário e entregue esse tempo a Deus.

Quando voce está apenas começando, poe ser apenas 10 minutos. Isso é perfeito.

Apenas diga isso a Deus... "Eu tenho 10 minutos contigo. Por favor, faça disso um momento poderoso contigo. Eu vou ler esta escritura. Vou memorizar isso ao meu coração. Eu vou meditar sobre isso dia e noite. Deus, por favor, permita que meu tempo contigo seja muito, muito significativo, e não me deixe sentir culpada porque essa culpa vem do inimigo".

Então gastes esses 10 Gloriosos! minutos, toda vez que voce passa com Deus é um tempo valioso.
Salmo 84:10 diz: Porque um dia nos vossos tribunais é melhor que mil. Eu preferiria ser porteiro na casa do meu Deus, do que morar nas tendas da iniquidade.

Deus sabe que voce tem filhos para alimentar, casa para cuidar, marido para amar, trabalho para fazer, tarefas para completar e tudo mais que está aos seus cuidados.

Ele entende.
Confie em mim!

Também saiba, que voce terá que lutar durante algum tempo e tenha certeza que essa luta valerá a pena!

Se voce está atrasado um dia para chegar a esse tempo quieto com Deus, tudo bem. Não se oprime. Entre lá e faça os melhores 5 minutos com o Senhor.

Dica 4: Construa uma biblioteca pessoal de livros e recursos inspiradores (pode ser real ou virtual).

Uma das coisas que pessoalmente faço - como amo ler, tenho vários livros encorajadores que mantenho comigo em todos os momentos. Gosto de ter sempre um livro na minha bolsa e até mesmo uma lista de livro em forma de PDF no meu celular, pois sempre que tenho oportunidade eu estou lendo.
Livros me acompanham, livros me dão encorajamento, livros me alimentar, me dão um incentivo adicional, durante o meu tempo livre...
Mesmo que seja apenas 10 minutos ... eu leio

Dica 5: Use aplicativos e tecnologia gratuitos

Dois dos meus aplicativos favoritos são o App Bible Gateway e o aplicativo YouVersion (ambos tem quase todas as traduções  Bíblicas e também tradutor na sua língua.

É ótimo, porque onde eu esteja, em uma condução, na sala de espera de um consultório, posso abrir o aplicativo e ler logo ali. Não é o ideal, mas funciona! (Veja, mesmo em momentos apertados e movimentados, é uma boa opção).

O objetivo é encontrar momentos em que voce possa estudar. Qualquer momento é tão precioso.

Deus pode vir e falar com voce a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele pode falar uma palavra muito claramente para voce, isso te libertará naquele momento.

Deus pode encontrar voce exatamente onde voce está. Voce não precisa estar em seu armário particular de oração em casa. Voce não precisa necessariamente estar ajoelhada diante de sua casa. Voce pode estar no seu carro a caminho do trabalho, voce pode estar no seu horário de almoço, ou
Deus pode falar com voce e ele falará, se voce crê, tenha fé. E contanto que voce esteja honrando o tempo com ele, ele vai honrar, ele vai te abençoar, e ele vai aparecer!.

Dica 6 - Use o seu tempo de viagem para falar e se comunicar com Deus.


Encorajo-vos a realmente começar a pensar sobre outras formas de estudar a Palavra de Deus, mesmo nas épocas mais movimentadas da sua vida. Não tem que ser como costumava ser antes (de se casar e ter filhos).
Lembre-se, leia a Palavra de Deus diz em Isaías 43:18-19

O Senhor está fazendo uma NOVA coisa em sua vida de oração e tempo devocional com Ele!
Para aquelas mulheres que trabalham fora de casa ou até mesmo se voce está executando algum serviço por um curto período, esta dica realmente funciona!
Use seu tempo de viagem para conversar com Deus. Se voce está no soguei, no carro, na condução, aproveite esse tempo.

Eu posso te dizer que nesses momentos, onde tenho minhas atividades, literalmente, estou tendo uma conversa com Deus como se ele estivesse sentado ali comigo enquanto faço minhas atividades.

Ouça louvores, se voce está no carro, há um alicativo no celular quie voce registra passagens das escrituras e então conecte ao seu carro e ouça repetida vezes... enfim hoje, a tecnologia nos dá muitos recursos para ler, ouvir, meditar na Palavra de Deus em seu coração, mesmo estando atarefada. As possibilidades são infinitas!

Então voce pode se levantar e ser esta epístola via e grande e poderosa mulher de Deus, onde a Palavra de Deus flui literalmente de voce como rios de água viva.

Eu digo, Deus vai te honrar.
Seu tempo com Ele será honrado.
Sua vida será abençoada!

Dica 7 = Há um método muito simples para estudar a Palavra de Deus.

Isto é especialmente útil se voce é nova em sua caminhada cristã ou se apenas está sendo pressionada pelo tempo e realmente quer honrar seu tempo devocional com o Senhor, de uma maneira significativa.

Oração, Aplicação, Observação das Escrituras

Veja como funciona!
Escreva uma Escritura. Faça uma observação do que voce leu. Pode ser uma palavra. Pode ser um desenho. Pode até mesmo ser o capítulo todo e dá até pra usar no livro todo da Bíblia.

Então voce vai escrever como voce poderia aplicar a escritura que voce acabou de ler em sua vida. Depois disso, voce vai orar, porque sabemos que o inimigo vem para roubar, matar e destruir.
Nós não qaueremos que ele venha e roube, mate ou destrua qualquer grama da Palavra de Deus que tenha sido transmitida para a sua vida.

Simples! sim é dessa forma que aprendemos e nos alimentamos da Palavra.

É essa a forma que utilizo para realizar meus estudos bíblicos.

Embrulhando-o! Esse é um bom motivo para encorajar voce a buscar mais a Deus em Sua Palavra.

A oração, a leitura da palavra, o tempo com o Senhor, nos torná mais revestida, temos uma melhor consciência e compreensão do que significa seguir a Jesus e ser uma mulher segundo o coração de Deus... que voce possa se concentrar mais nos traços de caráter divino.

Oro para que sua vida seja abençoada.

Oro para que seu tempo com Deus não seja desperdiçada.
Oro para que voce não tenha culpa, vergonha ou constrangimento quando estiver ocupada, pois Deus te conhece e pode mesmo assim te revelar maneiras de administrar o seu dia que tal forma que voce O glorifique!
Oro para que o inimigo não entre para matar, roubar ou destruir, qualquer palavra que seja colocada em voce durante este tempo.
Oro enquanto voce dedica este tempo a Deus, para que Ele te renove, te fortaleça em dobro, como resultado de sua dedicação a Ele e estudar Sua Palavra e em oração.
Oro para que sua casa, seu marido, seus filhos e sua família aumentem à medida que voce aumenta. Que se levantam e te chamem de abençoada.
Em  nome de Jesus, Amém!

"As estações ocupadas significam ser criativas 
com a nossa abordagem ao estudo bíblico e à oração"

Qual dessas dicas voce experimentará esta semana, mesmo que esteja em uma estação movimentada em sua vida?

Voce tem algum outra dica, compartilhe seus pensamentos sobre isso conosco, vou amar saber.

E obrigada por estar comigo nesta jornada, aprendendo e compartilhando as belas verdades de Cristo.


Deus te abençõe e um lindo início de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...