sexta-feira, 1 de maio de 2020

O que Deus procura quando oramos

A oração fervorosa e eficaz de um homem justo vale muito.
Tiago 5:16b

Ao longo dos séculos, Deus se mostrou poderoso e fez grandes coisas para responder às orações de Seus filhos.
Deus curou os doentes, ressuscitou os mortos, trouxe a seca, depois a chuva, enviou fogo do céu, deu menino a mulheres áridas, salvou nações e destruiu nações e muito mais em resposta às orações do Seu povo.
Os relatos nas Escrituras confirmam as intervenções milagrosas de Deus em resposta à oração.
Mas voce sabe o que? Deus também quer se manifestar a Si mesmo em resposta as nossas orações, seu poder e amor por nós, para que entendamos o que Ele procura quando oramos... para que saibamos que orações têm poder com Deus.

O livro de Tiago nos diz três coisas que Deus procura quando oramos.

Primeiro, Deus procura fé.


"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-a concedida. Peça-a, porém, com fé em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa". 
Tiago 1:5-7

Quando oramos, Deus primeiro busca a fé. Não há fé suficiente, mas fé.
Às vezes, pensamos que precisamos ter uma certa fé para Deus nós ouvir e responder.
Assim, como um garotinho a quem é pedido que "mostre seus músculos", nos levantamos e nos esforçamos para reunir fé suficiente ou "músculo" de oração - como se produzisse nosso próprio milagre.

No entanto, não é a quantidade de fé que importa. Porque mesmo a fé do tamanho de uma semente de mostarda é aceitável para Deus. É a qualidade e o foco de nossa fé que fazem a diferença... e obtém resultados quando oramos!

Fé Inbalável no Deus que prometeu, é tudo o que precisamos.
Oh, como Deus se deleita em aproveitar muito a Seus filhos, mas muitas vezes Ele deve se conter. Por quê? Por causa da incredulidade.

E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.
Mateus 13:58

Deus não mudou. Ele ainda é o Deus que faz milagres sempre. Voce crê nisso?
Então tome Deus na Sua Palavra e ore fervorosamente, crendo no Deus dos milagres.
E não desista até que Deus dê sua resposta - um sim ou um definitivo não.
Então continue orando Àquele que te ama, que morreu por voce e tem um plano perfeito, o plano Dele para a sua vida.

Segundo, Deus procura a Justiça.

A oração fervorosa e eficaz de um homem justo vale muito.
Tiago 5:16

Deus nos diz aqui que são as orações do homem justo que valem muito. Isso significa que apenas os profetas do Velho Testamento ou pessoas "super espirituais", como "missionários" ou "pessoas em ministério de tempo integral", podem ter suas orações valiosas?

Evidentemente que não, porque no versículo seguinte, Deus faz questão de  nos lembrar que o profetas Elias era um homem "regular", assim como nós. Também sabemos que Elias era um pecador, porque "todos pecaram" - (Romanos 3:23). No entanto, suas orações valeram muito!

Esperança, temos esperanças para todos nós pecadores!
Quando oramos a justiça - primeiro, a justiça de Cristo. Pois  não podemos esperar ser justos e purificados  da iniquidade, aparte da justiça de Cristo (2 Coríntios 5:21).

Deus  então procura a justiça pessoal. Ele não está esperando perfeição sem pecado, Essa não é a justiça que podemos alcançar nesta vida.
O que deus procura é um coração que deseja fazer o certo em obediência aos Seus mandamentos e que rapidamente se arrepende quando confrontado com seu pecado pela convicção do Espírito Santo.
A justiça de Deus é encontrada no coração daqueles que querem apenas o que Deus quer. E quem ainda o amará, se a Sua resposta for "Espere" ou até "Não".

Terceiro - Deus procura um pedido certo.
"Voce pede, e não recebe, porque pede mal, para que possa cosumi-lo para seus desejos".
 Tiago 4:3

Quando oramos, Deus olha para o nosso pedido e nossos motivos para determinar se é um pedido que Ele pode honrar. Se o nosso pedido não estiver de acordo com a Sua Palavra ou for um pedido egocêntrico, não será atendido.
Isso significa que não devemos orar por nós mesmos?
Claro que não. Significa que não devemos orar para sermos ricos, por exemplo, para que possamos viver apenas por prazer egoísta.

Então, pelo que podemos orar?
Qualquer coisa
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças".
Filipenses 4:6

Deus nos diz aqui que devemos orar sobre tudo o que precisamos ou queremos de Deus.
Ele está esperando para nos ouvir.

Podemos pedir a Deus literalmente qualquer coisa que não esteja errada para nós, como cristãos.
E mesmo quando não sabemos ao certo qual é a coisa certa a pedir, o Espírito nos ajuda a orar sempre na vontade de Deus - Romanos 8:26

Tudo o que precisamos fazer é apenas orar de acordo com a Sua Palavra, da melhor maneira que sabemos, e o Espírito faz o resto!
Louve a Deus!

Coisas grandes estão por vir!
Deus ainda é o Deus que opera milagres.
Deus perdoa nossa incredulidade. 
Deus realiza um milagre em nossas vidas cada vez que responde a uma oração por nós que não teria acontecido a menos que tivéssemos orado e Ele tivesse intervindo em nossa vida.
Ao longos do anos, pedi a Deus grandes coisas poderosas e, acredite, essas coisas aconteceram apenas através da intervenção de Deus.

Deus também quer fazer coisas poderosas em resposta às suas orações.
Então, pergunte a Ele!!

Grandes bençãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...