sexta-feira, 22 de maio de 2020

O que o Senhor Requer de Voce?

Quando eu era mais jovem, eu tinha o hábito de ler o jornal todos os dias. Com certeza, não era tão ingênua, mas certamente sei que haviam notícias boas e proveitosas e aquelas notícias perturbadoras.
Nos dias de hoje,  isso não é diferente, mas eu procuro me afastar, apenas seguir em frente com o meu dia.

Pensei nisso em Miquéias 6:8
"Ele te mostrou, ó homem, o que é bom. E o que o Senhor exige de voce? 
Para agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com o seu Deus".

É um verso popular e inspirador, já ouvi muitas vezes.
Eu me perguntei se havia mais nisso do que o que penso sobre isso na superfície.
Sério, quem não quer que a justiça seja feita?
Receber um pouco de misericórdia quando fazemos algo errado?
Claro, queremos andar humildemente com Deus! O que isso significa para minha caminhada cristã?

Como em todos os versículos da Bíblia, precisamos olhar o que estava acontecendo nos versículos anteriores e olhar para o capítulo geral.

Então, vamos mergulhar... no Livro de Miquéias:
O livro do profeta Miquéias é fino; apenas sete capítulos. Ele está escrevendo ao povo de Israel e Judá.
O povo estava prosperando economicamente, mas estava espiritualmente decrépito.
A religião cananéia havia se infiltrado em alguns dos israelitas.
Miquéias não apenas ataca seus modos idólatras, mas também enfatiza as horríveis injustiças sociais que a classe dominante adotou.

- Vemos a ira de Deus contra o pecado e o julgamento que vem da falta de arrependimento.
- Também mostra seu grande amor ao oferecer vida eterna a todos que se arrependem e crêem.

Miquéias fala aos israelitas sobre sua desobediência, que os estava levando à ruína. Mas ele também os encoraja com o poder, soberania, misericórdia, promessas e glória futura de Deus.

No capítulo 6, dá uma olhada em uma cena de tribunal imaginária em que Deus apresenta uma reclamação contra Israel.
A primeira palavra é "ouça" - "Ouça o que o Senhor diz" - Deus quer nossa atenção para este assunto importane. Mais ou menos como "Ouçam, ouçam" nos tribunais antigos. Preste atenção!.

No caso de Deus começa com ele perguntando ao povo de Israel: "O que eu fiz a voces?" "Como eu tenho sobrecarregado  voce?" (v3).
Eles ceretamente estavam agindo com ingratid]ao depois de todas as grandes coisasa que ele havia feito por eles.

Miquéias já havia exposto os pecados de Israel: fraude, roubo, ganância, libertinagem, opressão, hipocrisia, heresia, injustiça, extorsão, mentira e assassinato, entre outros!
Os israelitas se esqueceram de seu relacionamento pessoal com Deus e se afastaram dele.

Os versículos 6-7 mostram a resposta de Israel às acusações: eles enfocam o que podem oferecer a Deus como ofertas por seu grande pecado reconhecido.

Eles primeiro perguntam se Deus ficaria satisfeito com a oferta queimada de bezerros de um ano. Ele aumentam a oposta depois disso.
Que tal milhares de carneiros; com 10.000 rios de petróleo? Isso seria suficiente? Sua oferta final é a definitiva; seus preciosos filhos primogênitos. Isso cobriria? Deus ficaria feliz com eles então?

O que o Senhor requer
Os israelitas conheciam a lei de Moisés; eles deveriam saber a respostas às suas perguntas.
Miquéias responde: "Ele disse a voce, ó homem, o que é bom".

Deus não precisava de seus rituais religiosos vazios ou sacrifícios.

A resposta à sua pergunta foi muito mais profunda do que qualquer prática religiosa. ERle não estava olhando para a oferta. Ele estava olhando para seus corações.
Deus disse a eles em Deuteronômio 6:5: "Amai o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todas as vossas forças".
Os israelitas precisavam desesperadamente de uma mudança de atitude.

Deus dá seus três requisitos para queles que escolhem buscá-lo, serví-lo e adorá-lo:

Para agir com justiça, amar a misericórdia e caminhar humildemente com ele (v8).

Aja com Justiça

"Agir com justiça" significa viver com um senso de certo e errado; vivendo uma vida de integridade. A palavra de Deus fornece os padrões morais. A injustiça era um problema em Israel. Eles sabiam do que Miquéias estava falando.

Deus estava pedindo ao seu povo escolhido para olhar para suas próprias vidas e remover quaisquer ações ou pensamentos injustos.
Ele quer se comprometer a ajudar os pobres e aqueles que foram vítimas de injustiça. 
Veja os outros como Deus vê - merecendo respeito, amor e preocupação. Somos todos feitos à Sua imagem e semelhança.

Agir com justiça está mesclado com o próximo comando: Ame Misericórdia.

Amor Misericórdia
Se formos seguidores de Jesus, o mandamento de ser misericordioso certamente revelará a condição de nossos corações. Devemos mostrar bondade livre e voluntariamente para com os outros.
Mostrar misericórdia significa que não retaliamos quando somos prejudicados, perdoamos livremente e estendemos a mão aos outros sem esperar nada em troca,. Recebemos a misericórdia de Deus por meio de sacrifício de Jesus.

Como então podemos recusar a misericórdia de alguém só porque acreditamos que ele não a merece?

Isso se torna mais fácil quando realmente percebemos a profundidade da misericórdia que nos foi mostrada.

Andar humildemente
E o requisito final: andar humildemente com o seu Deus. Isso traz à mente os passeios no jardim de Deus com Adão e Eva "no frescor do dia".
Ele quer caminhar conosco. 
Ele preza Seu relacionamento conosco
Precisamos estar continuamente em comunicação e passar tempo com Ele.
O estudo de sua palavra, oração e adoração nos mantém conectados.

A mensagem de Miquéias 6:8 é tão relevante para nós quanto foi para os israelitas. Precisamos que nossos corações se alinhem com o que Deus requer de nós. 
Nossas boas ações, nossos dízimos e nossos ministérios são importantes, mas insuficientes.

Deus deseja justiça em vez de sacrifícios, amando os outros com compaixão, com misericórdia e obediência fiel a Deus.

Tudo isso parece quase impossível???

Todas essas três coisas envolvem ação. Isso pode exigir uma mudança no estilo de vida ou no gerenciamento do tempo. Não importa o que aconteça, esses são os requisitos de Deus!
A boa notícia é que Deus nos permite agir com justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Ele.
Quando temos relacionamento pessoal com Deus, Ele nos ajuda, nos capacita e nos conduz.

Ele quer que "lembremos de lembrar" todo o bem  que Ele nos mostrou. Ao fazer isso, n ós, com alegria e amor, damos a Ele todo o nosso coração em troca.

O caráter de Deus está sempre certo, sempre justo e sempre gentil.

O que o Senhor exige?
Ele quer que expressemos essas qualidades em nossa vida para as pessoas ao nosso redor. Desta forma, podemos apontar outros para Deus.

Onde está o seu coração hoje??

"Porque eu estava com fome e me deste de comer, eu estava com sede e me deste de beber, era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo e  me visitastes; preso, e fostes ver-me"
Mateus 25:35-36

Grandes Bençãos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...