quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Diligência e Foco

 Pensamentos do Jardim

Por enquanto é inverno, a sobrevivência das flores é pequeno, mas o meu jardim sobressai os "amores perfeitos", de variadas cores, roxo, azul, rosa, amarelo, mesclados e etc... elas sao lindas e resistentes ao frio.

Os vegetais, e legumes por enquanto vão esperar até a primavera... então o jardim alimenta minha alma 

 Com o meu jardim, estou aprendendo sobre diligência. 

O jardim cede seus tesouros ao trabalhador que planta, capta, colhe, prepara e preserva sua generosidade. Quando escolho vegetais, aprendi a usar meu tato e também a visão. Por exemplo, pimentões verdes combinam tão bem com sua planta espessa que no outono passado eu subestimei seu número e carreguei um pequeno balde para segurar a colheita. Quando ela estava cheia, requisitei um caminhão Tonka decrépito da caixa de areia e carreguei-o também!

De onde veio essa recompensa inesperada?

Uso minhas mãos, cuidando de cada uma delas, sentindo cada aroma, cada centímetro de seu crescimento. 

Gostaria de poder dizer que meus hábitos devocionais refletem minhas práticas de jardinagem. Leio como se estivesse trabalhando no jardim, vasculhando cada versículo em busca de cada pedaço de verdade para alimentar minha alma?

Receio que às vezes pego a Bíblia como se fosse um folheto de vendas. “Alguma coisa boa à venda esta semana?” Uma rápida verificação de pechinchas e depois para o próximo item na pilha de lixo eletrônico.

Tenho amigos de coração que falam comigo com tristeza sobre seus hábitos de colher a verdade. Enquanto ouço e me compadeço, penso em Paradise Lost,  de John Milton, o livro que ficou na minha mesa do escritório  por três anos.

Eu sabia que deveria ler.

Eu sabia que quando o lesse, adoraria! (“Ele também serve a quem senta e espera”, escreveu Milton sobre sua cegueira. Linda. Quem não gostaria de ler mais de seus escritos?)

De uma coisa eu tenho certeza: quando colho meus pimentões verdes, não estou pensando em berinjelas (tão lindas quanto berinjelas!).

No meu jardim, estou aprendendo sobre o foco.

Quando os salmistas escreveram sobre esse tipo de concentração, eles usaram a palavra hebraica hagah , geralmente traduzida como “meditar”. (Ver Salmo 1: 2 ; 63: 6 ) 

Em Eat this Book, Eugene Peterson conecta os pontos a Isaías 31: 4, onde o profeta usa a mesma palavra hebraica para se referir a um leão rosnando sobre sua presa. 

São Bernardo, Tucker, concentra-se em seus ossos e brinquedos mastigáveis ​​no mesmo estado mental barulhento e concentrado. 

Na opinião de Peterson, “Meditação é uma palavra muito mansa. 

O leão de Isaías mastigou e engoliu enquanto meditava. ” 

Estou interessado em cultivar esse tipo de leitura - leitura espiritual que alimenta minha alma.

"Abra meus olhos para que eu possa ver as maravilhas da tua lei." Salmo 119: 18



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...