segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

O que Significa Descansar no Senhor

 Em nosso mundo agitado e confuso, uma coisa que mais desejamos é o descanso. No entanto, não é surpreendente que o descanso seja tão evadio nesta era distraída em que vivemos.

Por isso, quero compartilhar o que significa descansar no Senhor conforme a Bíblia nos revela.

Quando procuramos descanso na Bíblia, encontramos versículos bíblicos sobre descanso como Mateus 11:28. Provavelmente é a primeira passagem que vem à mente, e com bons motivos. Quem não se sente cansado e sobrecarregado hoje em dia?

Eu amo essa mensagem, a forma como Jesus nos fala:

"Venham a mim, todos voces que estão cansados e oprimidos, e eu os aliviarei. Tome meu jugo sobre voce e aprenda comigo, pois sou gentil e humilde de coração, e voce encontrará descanso para sua alma. Pois meu jugo é suave e meu fardo é leve". 

Mateus 11:28-30.

Um convite para descansar no Senhor: Jesus conhece o estado de cansaço dos nossos corações. Ele está ciente de todas as preocupações que nos preocupam há muito tempo. E Ele nos convida para Seu descanso. E não é apenas qualquer descanso.

Enquanto o descanso para nossos corpos já seria um convite bem-vindo por si só, Jesus vai ainda mais longe para nos oferecer descanso para nossas almas.

Amada Mulher, voce precisa de descanso para sua alma? Eu sei que sim.

O que a Bíblia diz sobre o descanso?

De alguma forma, apesar do convite, muitos de nós continuamos em nosso estado de cansaço e sobrecarga, ocupados demais para parar e aceitar a oferta de Jesus. Talvez precisemos de um "porquê" mais forte ou um pouco mais convincente para desfrutar de um descanso tão necessário. Talvez seja necessário os prós e os contras. Então, vamos consultar à Bíblia e ver o que ela diz sobre descanso:

O próprio Deus descansou:

Bem no início da Bíblia, no livro de Gênesis, encontramos o primeiro exemplo de descanso, demonstrado pelo próprio Deus.

"No sétimo dia, Deus terminou a obra que vinha fazendo; assim, no sétimo dia, ele descansou de todo o seu trabalho. Então Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nele ele descansou de toda a obra de criação que havia feito" Gênesis 2:2-3

Se Deus, sendo quem Ele é, descansou de fazer Sua obra, quanto mais devemos descansar? 

Deus literalmente separou um dia inteiro para descanso. É assim que o descanso é importante para Deus.

Talvez voce esteja se perguntando por onde começar a encontrar tempo para descansar no Senhor. Talvez seja tão simples como um "mini retiro pessoal" em casa mesmo ou apenas algum tempo para aquietar sua mente e passar um tempo com Deus. Comece de forma simples e peça a Deus que lhe mostre para onde ir a partir daí.

Descansar no Senhor é uma ordem.

Além do convite, o descanso é um comando. Quando Deus deu os 10 mandamentos, o descanso está bem ali na lista.

"Lembre-se do dia de sábado, santificando-o. Seis dias trabalhará e farás todo o teu trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nela não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem os teus animais, nem qualquer estrangeiro residente nas tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas ele descansou no sétimo dia. Portanto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou". 

Êxodo 20:8-11

Jesus Descansou

Voltando ao Novo Testamento, vemos Jesus modelando o descanso também. Apesar das multidões o pressionando, viajando de cidade em cidade, com uma agenda ocupada de falar e ensinar, Jesus arranjou tempo para descansar.

Eu amo especialmente a história em Marcos 4:35-39 onde, no final de um longo dia, Jesus escolheu descansar. Ele descansou tanto que, mesmo durante a tempestade, Jesus dormiu pacificamente dentro do barco.

Jesus não apenas deu o exemplo de descanso, mas também chamou Seus discípulos para descansar.

"Então, como tantas pessoas iam e vinham que nem mesmo tinham a oportunidade de comer, ele disse-lhes: "Venham sozinhos a um lugar tranquilo e repousem". Marcos 6:31

Portanto, vemos muitos outros exemplos na Bíblia onde somos ensinados e mostrados como descansar no Senhor.

PS: Se voce tiver dificuldade em desacelerar para descansar, comece com algumas devoções que são adequadas para seu estilo de vida agitado. Aplicativos são bem vindos. leia aqui: (aplicativos-devocionais.html

Mas sejamos realistas... em um nível prático, sei por que devo descansar em Deus, mas existem algumas coisas que me atrapalham. Por exemplo, preocupação, esforço constante e comparação direta.

Se voce se identifica com algum desses, encorajo-o a descansar.

Vou compartilhar como voce pode descansar das coisas que nos impedem de descansar no Senhor. Veja como:

Como Descansar no Senhor:

1. Descanse do medo e da preocupação - Eu entendo, vivemos em tempos difíceis e há muitas coisas com que nos preocupar. Quando não estamos nos preocupando com nosso futuro, estamos nos preocupando com o que alguém disse para nos aborrecer e  os perguntando quais poderiam ter sido suas intenções.

Nos preocupamos com as contas, nossa sa´pude, nossos filhos. Nós nos preocupamos se temos dinheiro suficiente em nossas contas de aposentadoria. Preocupamo-nos em ter disciplina para fazer escolhas saudáveis. A preocupação está ao nosso redor, não é?

Quando passamos muito tempo nos preocupando, descansar é quase impossível. Nossas mentes preocupadas estão literalmente inquietas. E, no fundo, a preocupação está enraizada no medo.

O medo é o que nos impede de descansar no Senhor. Mas não temos que ceder ao medo. Em vez disso, vamos escolher lembrar que Deus está sempre conosco, provendo nossas ne essidades, abrindo caminho na escuridão e nos confortando na jornada.

"Embora eu caminhe pelo vale mais escuro, não temerei mal algum, pois voce está comigo; sua vara e seu cajado, eles me confortam". Salmo 23:4

2. Descansar do Esforço - Nossa cultura aplaude o trabalho árduo e, embora isso seja bom, muitos o levam ao extremo. Trabalhar muitas horas, vários empregos e lutar para chegar à próima fase da vida são coisas comuns. Embora a economia possa ser a razão por trás disso, temos que parar e nos perguntar por quê. Qual é a verdadeira raiz de se esforçar tanto?

Novamente, é por causa do medo ou preocupação?

É para tentar viver de acordo com os padrões de outra pessoa?

Não me entenda mal, pode haver muitos motivos justificáveis para voce trabalhar tanto. Basta estar ciente do preço que voce está pagando ao longo do caminho.

Se todos os seus esforços estão colocando em risco sua saúde, bem-estar físico ou mental, ou seu relacionamento com Deus, família e amigos, então voce pode querer dar uma segunda olhada e descansar.

E em tudo o que voce fizer, certifique-se de manter Deus no centro de tudo., família e amigos, então voce pode querer dar uma segunda olhada.

"A menos que o Senhor construa a casa, os construtores trabalham em vão. A menos que o Senhor zele pela cidade, os guardas vigiam em vão. Em vão se levanta cedo e fica acordado até tarde, lutando por comida para comer - pois ele garante sono àqueles que ama". Salmo 127:1-2

3. Descanse da Comparação - Uma das coisas que roubam nossa alegria mais rápido é a comparação. Voce já percebeu que quando se compara a outra pessoa, fica inquieto?

Quando olhamos para os outros, é fácil esquecer o que temos diante de nós. 

Então, hoje eu encorajo voce a descansar da comparação.

Lembre-se de que Deus lhe deu tudo o que voce precisa para viver uma vida piedosa. Se Ele pensasse que voce precisava do que a outra pessoa tem, Ele daria isso a voce também. Seja no sentido físico ou espiritual, confie que Deus atende a TODAS as suas necessidades.

"Seu poder divino nos deu tudo de que precisamos para uma vida piedosa por meio do nosso conhecimento daquele que nos chamou para sua própria glória e bondade". 

1 Pedro 1:3

Como voce está descansando no Senhor?

Adoraríamos ouvir o que significa para voce descansar no Senhor.

Qual versículo da Bíblia sobre descanso falou mais ao seu coração?

Que passos voce dará hoje para descansar do medo, esforço ou comparação?

"Volta ao teu descanso, minha alma, porque o Senhor te tem sido bom". Salmo 116:7

Minha oração é que voce desfrute de verdadeiro descanso no Senhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...