terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Esperança e Incentivo

 Se voce está enfrentando o desânimo, o descontentamento com algo, uma situação ou circunstância, a coisa mais importante que voce pode fazer é olhar para Cristo. Ele é, sem dúvida, o maior recurso de esperança. Voce pode concordar com Davi em Salmo 71:14 - "Esperarei continuamente e te louvarei cada vez mais".

Crreio que esse é o melhor recurso, que direcionará seu olhar para Cristo, independentemente do desânimo que voce esteja enfrentando.

Certa vez uma irmã em Cristo me enviou uma mensagem e uma pergunta. "Como voce encontra alegria no Senhor ao enfrentar coisas difíceis? No momento eu ri, porque eu estava passando por um período difícil, o que me deixou com um sentimento de torção, cansaço e desânimo, em vez de alegria... dai as coisas começaram a melhorar, bam!! Pensei, estou no meio de um crise, mas preciso de um grande lembrete do que a alegria é )e não é) e como eu poderia encontrá-la com a incertea girando ao meu redor.

Aqui, quero compartilhar algumas maneiras de escolher a alegria:

As circunstâncias que estava enfrentando e as que enfrento hoje não são as primeiras coisas difíceis e nem serão as últimas. Mas não importa a luta, preciso escolher ter alegria. 

Vai aqui uma observação: se voce está lutando contra uma depressão profunda, saiba que embora essas coisas possam ser benéficas para ajudá-la a escolher a alegria, voce também pode precisar da ajuda de um profissional ou um conselheiro cristão de confiança).

. Leia os Salmos

Passar um tempo na palavra de Deus é sempre ma ótima maneitra de navegar em qualquer circunstância difícil, mas quando eu me sinto presa em alguma situação ou a tristeza me aparalisa, vou para o livro de Salmo. Eu aprecio a honestidade de Davi, a crueza de emoção em suas palavras. Conforme leio, percebo que não sou a única que já se sentiu assim. E tenha sempre a certeza, Deus pode cuidar disso!.

No entanto, o que mais me impressiona - e o que realmente preciso ver - é a mudança no pensamento de Davi que frequentemente acontece no meio do Salmo. Davi começa a ficar com medo, com raiva, deprimido. Então sua perspectiva muda. Ele vai "para o santuário de de Deus" Salmo 73:17; "ele chama a Deus" Sl 55:16; ele reconhece que Deus é sua "fortaleza" e que o Senhor  "o olhará em triunfo" para seus inimigos Sl 59:9-10.

Assim como Davi, quando tiro minha mente dos meus próprios problemas e me concentro no Senhor, sou capaz de me libertar das minhas emoções e ver como Deus é grande e como Ele me abençoou.

. Ore (sempre)

Sim, ler a Bíblia e orar são as respostas "eclesiásticas", mas não devemos encobri-las tão rapidamente - não devo encobri-las. Frequentemente, posso ver a oração como apenas mais uma coisa para marcar minha lista e fazer, para que eu possar passar o resto da vida... mas essa é uma atitude tão errada!

É incrivelmente libertador quando eu abro meu coração para Deus, conto a Ele sobre as coisas que doem e compartilho o que está dificultando para mim continuar. Ao liberar toda aquela emoção reprimida e lançar todas as minhas ansiedades sobre Ele (1 Pedro 5:7), posso escolher a alegria - e até a gratidão... o que me leva a ...

. Agradecer

1. Tessalonincenses 5:18 nos diz para "dar graças em todas as circunstâncias; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para voce".

Efésios 5:20 diz que, como seguidores de Cristo, devemos "dar graças sempre e por tudo a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo". Porém, se estivermos passando por algo realmente terrível, como podemos ser gratos por isso?

Não sou ne cessariamente grata por minhas situações difícies, mas sou grata por Deus estar caminhando ao meu lado e por usar minhas circunstâncias para me transformar na pessoa que Ele deseja que eu seja. Sou grata por minhaas experiências me darem palavras para encorajar outras pessoas que estão passando pelas mesmas coisas (2 Coríntios 1:3-4).

Quando começo a "contar minhas bençãos" e "nomeá-las uma por uma", posso ver todos os bons presentes que Deyus está me dando e ser lembrada de como Ele trabalhou em minha vida no passado e que está trabalhando nisso agora, mesmo que eu não tenha ideia do que Ele está fazendo.

. Cante ; Louve

É incrível como a música pode mudar meu (nosso) humor. Enquanto me concentro nas palavras de minhas canções de adoração favoritas que descrevem quem é Deus, Suas promessas e Seu cuidado por nós, me pego louvando junto e (quando estou sozinha), até mesmo orando e clamando as verdades encontradas nas letras. Esse ato simples muda o meu humor, levan ta meu espírito e me dá esperança quando estou me sentindo sem esperança.

. Faça algo por outra pessoa

Quando estou me sentindo para  baixo e lutando, quero sentar no sofá, enrolar em um cbertor e apenas ser. (Lance no jantar, certo!) As vezes, não é fácil me afastar do que estou sentindo e servir a outra pessoa de forma altruísta, mas vale a pena. Quando paro de pensar na minha luta e ajudo alguém em algo ou alguém me liga contando sua história e precisando de ajuda, a situação muda, até faço a refeição favorita da minha família (sem lanches), é muito mais fácil ter uma atitude alegre.

. Exercício

Mais uma vez, em tempos de desânimo é muito mais fácil encobrir em um cobertor, sentar no sofa e ver o programa ou fiulme favorito... mas eu geralmente prefiro caminhar, respirar ar fresco! ver a criaçãode Deus, falar com Deus, contar a Ele meus problemas, minhas ansiedades... isso faz uma diferença incrível no meu humor e no meu espírito. Minhas circunstâncias não mudaram, mas o movimento me dá uma prontidão para enfrentá-las e uma leveza em meu espírito que não existia antes.

. Rir

O que pode iluminar um coração deprimido mais rápido do que uma boa risada? Quer seja uma história engraçada, um meme inteligente, um vídeo e etc... rir nos ajuda a colocar o peso da situação por um momento e nos ajuda a se sentir reavivado. 

Deus também prescreve uma dose de riso. Provérbios 17:22 nos diz" O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido seca os ossos". Então, encontre algo para fazer cócegas em seu osso engraçado!

. Pense em Casa

Enquanto eu estiver aqui na terra, haverá sofrimento e coisas difíceis. Porque sou um seguidor de Jesus, porém, é apenas temporário. Eu sou um estranho e um estranho neste mundo, e meu verdadeiro lar é no céu" Hebreus 13:14

Como a música "Almost Home" Quase em Casa, me lembra, decepção, cansaço e desespero não duram poara sempre. Preciso me lembrar do que está por vir, que um dia meus fardos irão embora e estarei em minha casa para sempre com Jesus.

Um lembrete para cada uma de nós. Mulheres!

Medo, Ansiedade, Incerteza! Mulheres em todo o mundo acordam sem esperança todos os dias. Mas voce pode contribuir trazendo, liberdade, plenitude e e bençãos em vez disso. Seu presente a cada dia, uma palavra direcionada, uma visita garante que possamos continuar a espalhar a mensagem de Cristo. De que Cristo é o Rei e que a maneira de conhecê-lo é por meio de Sua Palavra. 

Então, amada Mulher! Espalhe a esperança do evangelho! Doe um minuto do seu tempo!.

Se voce me acompanhe no blog, ou nas redes sociais, compartilhe cada mensagem postada com uma mulher para que ela se sinta encorajada a prosseguir, a ter esperança, independente de qualquer circunstância. 

Esperança, Alegria, Sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...