quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Hospitalidade

 Em um mundo socialmente distanciado (e solitário)

A Bíblia nos instrui a ser hospitaleiros - a receber amorosamente os estranhos - o que é exatamente o oposto de como devemos agir em uma pandemia! 

Enquanto escrevo esse artigo, muitos países ainda estão em Lockdown, devem ficar em casa e devem sair  a menos que seja legalmente autorizado a sair... No Japão, temos sim restrições e cuidados necessários... mas nos foi dado o direito de ir e vir, o trabalho e as escolas funcionam normais.

Em muitos lugares (AQUI TAMBÉM, há restrições) Não podemos entrar nas casas uns dos outros, fazer reuniões e devemos ficar a 2 metros de distância de outras pessoas o tempo todo. Isso significa que podemos adiar legitimamente a ordem de Deus para praticar a hospitalidade (Rom. 12:13)?

Como sempre acontece com os mandamentos bíblicos, é importante cavar mais fundo para entender o princípio por trás do requisito. Então, podemos buscar como expressar esse princípio em quaisquer circunstâncias em que nos encontremos.

O apóstolo Paulo nos exorta a praticar a hospitalidade, mas ele não apenas nos chama para isso; ele nos mostra o que parece por suas próprias ações. Em nenhum lugar vemos isso mais claramente do que nos capítulos iniciais de 1 Tessalonicenses, onde ele escreve:

"Mas éramos gentis entre voces, como uma mãe que amamenta cuidando de seus próprios filhos. Portanto, por estarmos afetuosamente desejosos de voce, estávamos prontos para compartilhar com voce não apenas o evangelho de Deus, masa também nós mesmos, porque voce se tornou muito querido para nós. Lembrem-se, irmãos, do nosso trabalho e fadiga: trabalhamos noite e dia para não ser um peso para nenhum de voces, enquanto lhe pregávamos o evangelho de Deus. Voces são testemunhas e Deus também, de quão santa, justa e irrepreensível foi nossa conduta para com voces, crentes. Pois voce sabe como, como um pai com seus filhos, nós exortamos a cada um de voces e os encorajamos e os encarregamos de andar de uma maneira digna de Deus, que os chama para seu próprio reino e glória". 1 Tess 2:7-12 

Compartilhe o Evangelho e sua vida

A igreja não é uma instituição educacional, mas uma família. Deus é nosso Pai; nos tornamos filhos de Deus pela morte de seu filho em nosso lugar. E assim, quando Paulo descreve os relacionamentos na igreja, ele usa a linguagem da família: ele age para com eles com ternura, como uma mãe que amamenta; ele os encoraja, conforta e incita como um pai.

A principal razão pela qual devemos mostrar hospitalidade é porque somos uma família e é isso que as famílias fazem. As famílias compartilham a vida real umas com as outras, os altos e baixos, as tristezas e também as alegrias. A vida familiar está gravemente destruída para a maioria de nós neste mundo conturbado. Mas aqui, Paulo nos dá uma bela imagem de uma mãe devotada e amamentando e um pai atencioso e presente que intencionalmente treina seus filhos. 

O que podemos aprender com essa ilustração dada por Deus?

 As famílias cuidam praticamente umas das outras: diga a mãe que amamenta. As famílias amam o suficiente para falar verdades duras: entre no pai encorajador, reconfortante e insistente. As famílias podem ver através dos olhos umas das outras, sabendo quando a manchete de uma notícia vai despertar ansiedade ou quando um aniversário vai provocar tristeza. Mesmo em uma pandemia, há muito que podemos fazer para compartilhar o evangelho e a vida de forma familiar. 

Mandar brownies e um cartão para os enfermos, encomendar livros infantis cristãos para as famílias, levar refeições para profissionais de saúde e orar por eles na porta, organizar passeios com os que estão solitários e usar esse tempo para falar sobre o que o Senhor está nos ensinando, escrever mensagens para idosos, encontrar tempo para conversar com vizinhos, relembrar aniversários. (Essa foi uma forma que uma igreja americana incentivou seus membros a estarem fazendo).

A Igreja Está Assistindo

Como resultado das ações dos missionários, os tessalonicenses não apenas ouviram o evangelho; eles experimentaram sua autenticidade. Paulo diz, "Pois voce se lembra... voce é testemunha [de]... nossa conduta.." Verso 9-10.

A igreja viu como o evangelho moldou o comportamento de seus líderes.

Recentemente, li o relato de um encorajador pastor (Colin Smith) sobre o compromisso de sua família com a hospitalidade quando eles vieram pela primeira vez da Inglaterra para sua nova igreja nos Estados Unidos. Ele escreve: “Decidimos conhecer o máximo de pessoas possível. Então, convidamos todos os membros da igreja para nossa casa. Havia cerca de 800 pessoas, e demorou um ano nas noites de domingo para fazer isso. ” 

Louve a Deus pelos líderes que modelam o amor de Deus, compartilhando o evangelho e abrindo suas casas e corações para nós - mesmo quando isso exige muito tempo, esforço e sacrifício.

No entanto, não é suficiente que a liderança da igreja se comprometa a compartilhar a vida. Compartilhar vida não é uma rua de mão única. É necessário que toda a igreja esteja disposta a compartilhar a vida - tanto para receber cuidados quanto para cuidar deles. Como seres orgulhosos e independentes, isso geralmente é difícil de fazer.

Compartilhar a vida significa sacrificar seu tempo, sua energia, estar disposto a sair do seu caminho. Mas colhe enormes recompensas à medida que a profundidade do relacionamento aumenta quase exponencialmente quando você dá um passo para mais perto de outras pessoas, vendo o que elas amam, em que se concentra a vida delas e quem são quando ninguém está olhando.

É por isso que a igreja online deve ser apenas uma medida temporária. Devemos viver entre nossa família da igreja para que possamos lembrar, testemunhar e saber como é viver o evangelho na prática - por meio da hospitalidade e do compartilhamento de nossas vidas.

Boas notícias para a solidão

Nunca antes nosso mundo foi um lugar tão solitário. As pessoas estão isoladas e clamando por aqueles que compartilharão com elas não apenas a esperança do evangelho, mas também suas próprias vidas - atraindo outras pessoas para encontrar a fonte dessas boas-vindas amorosas. O evangelho de Jesus Cristo em exibição na vida dos crentes é uma boa notícia para um mundo solitário e isolado.

Como mostramos hospitalidade em uma pandemia? 

Encontrando maneiras criativas de compartilhar com segurança o evangelho e nossa vida. Nosso Salvador não limitou o evangelho ao ensino em um teatro de palestras; ele caminhou com indivíduos. Nosso Salvador não estava limitado por não ter um lar para convidar as pessoas; ele era freqüentemente encontrado comendo com pessoas de todas as classes sociais - cobradores de impostos, pecadores, compartilhando sua vida com todos e qualquer um. 

Nosso Salvador compartilhou sua vida a ponto de derramar seu sangue, sem reter nada, abrindo seu coração e sua vida a nós para que pudesse nos acolher eternamente na casa de seu Pai. 

Vamos imitar nosso Senhor Jesus, compartilhando sacrificialmente nossas vidas com os outros, sejam quais forem as nossas circunstâncias.

 Bençãos,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...