domingo, 31 de janeiro de 2021

Cristo é Sabedoria...

  Sabedoria é Cristo

O Livro dos Provérbios é um livro de sabedoria. Provérbios 8 é onde cheguei esta semana. O que é sabedoria? A sabedoria é o que devemos aprender com ela:

conhecimento

critério

prudência

sentido

“Eu, sabedoria, habito com prudência e encontro conhecimento e discrição.” Provérbios 8:12

Ó simples, aprendam a prudência; Ó tolos, aprendam o bom senso. Provérbios 8: 5

instrução

conhecimento

Aceite minhas instruções em vez de prata, e conhecimento em vez de ouro escolhido, pois a sabedoria é melhor do que as joias, e tudo o que você deseja não pode ser comparado a ela. Provérbios 8: 10-11

conselho

boa sabedoria

discernimento

força

Tenho conselho e boa sabedoria;
Eu tenho um insight; Eu tenho força. 
Provérbios 8:14

coisas nobres

o que é certo

verdade

Ouve, porque falarei coisas nobres e dos meus lábios sairá o que é certo, porque a minha boca falará a verdade;
maldade é uma abominação para meus lábios. 
Provérbios 8: 6-7

justiça

compreensão

Todas as palavras da minha boca são justas; não há nada distorcido ou torto neles. Todos eles são diretos para quem compreende e corretos para quem encontra o conhecimento. Provérbios 8: 8-9

o que é justo

o caminho da justiça

Por mim reinam os reis e os governantes decretam o que é justo; por mim governam os príncipes, e os nobres, todos os que governam com justiça. Provérbios 8: 15-16

Eu caminho no caminho da justiça, nos caminhos da justiça, concedendo uma herança para aqueles que me amam,
e enchendo seus tesouros. 
Provérbios 8: 20-21

Então, por que às vezes a sabedoria parece tão distante para mim? Bem, na maior parte do tempo! Parece mais fácil caminhar como o mundo anda, o que pode incluir ser sábio, mas geralmente é uma sabedoria mundana. Mas esse não é meu objetivo. Eu não quero ser como o mundo. Eu quero ser como Cristo. Esses versículos (junto com todo o Livro de Provérbios) nos ensinam o que a sabedoria pode nos ensinar, bem como o que podemos aprender deste mundo (portanto, devemos nos afastar).

A verdade profunda dessa sabedoria de Deus é que Cristo é Sabedoria.

E por causa dEle você está em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça e santificação e redenção, para que, como está escrito: “Aquele que se vangloria, glorie-se no Senhor”. 1 Coríntios 1: 30-31

E o Espírito do Senhor repousará sobre Ele, o Espírito de  sabedoria  e entendimento,
o Espírito de conselho e poder, o Espírito de conhecimento e o temor do Senhor. 
É 11: 2

do Comentário de Matthew Henry sobre Provérbios : “A sabedoria aqui é Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento; é Cristo na palavra e Cristo no coração, não apenas Cristo revelado a nós, mas Cristo revelado em nós. É a palavra de Deus, toda a bússola da revelação divina; é Deus a Palavra, em quem se centraliza toda a revelação divina; é a alma formada pela palavra; é Cristo formado na alma; é religião em sua pureza e poder. Coisas gloriosas são faladas sobre esta pessoa excelente, esta coisa excelente. ”

A última metade de Provérbios 8 conta tudo sobre Cristo e sabedoria:

22   “O SENHOR me possuiu (gerou / criou) no início de sua obra, o primeiro de seus atos antigos.

23   Séculos atrás eu fui estabelecido, no princípio, antes do começo da terra.

24   Quando não havia abismos, fui criado, quando não havia fontes abundantes de águas.

25   Antes que as montanhas tivessem sido moldadas, antes das colinas, eu fui gerado, 26  antes que Ele tivesse feito a terra com seus campos, ou o primeiro do pó do mundo.

  Quando Ele estabeleceu os céus, eu estava lá; quando Ele traçou um círculo na face do abismo, 28  quando Ele firmou os céus acima, quando Ele estabeleceu as fontes do abismo, 29  quando Ele designou ao mar o seu limite, para que as águas não transgredissem o Seu comando, quando Ele traçou os alicerces da terra, 30   então eu estava ao lado Dele, como um mestre de obras, e diariamente era o Seu deleite, regozijando-me sempre diante dele, 31   regozijando-me em Seu mundo habitado e regozijando-me nos filhos dos homens.

32   “E agora, filhos, ouvi-me: bem-aventurados os que guardam os meus caminhos.

33   Ouçam as instruções, sejam sábios e não as negligenciem.

34   Bem-aventurado aquele que Me escuta, vigiando diariamente às Minhas portas, esperando junto às Minhas portas.

35   Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e alcança o favor do Senhor, 36   mas aquele que não me encontra, prejudica a si mesmo; todos os que Me odeiam amam a morte. ” Provérbios 8: 22-36

Mas a sabedoria do alto é primeiro pura, depois pacífica, gentil, aberta à razão, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. uma colheita de retidão é semeada em paz por aqueles que promovem a paz. Tiago 3: 17-18

… Para que seus corações sejam encorajados, estando unidos no amor, para alcançar todas as riquezas da plena certeza da compreensão e do conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, em Quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento . Colossenses 2: 2-3

Crescendo para conhecer melhor a Cristo por meio da leitura de Sua Palavra, as lições ensinadas pela Sabedoria me mostram os traços de caráter de Jesus o Cristo. Eles são Aquele que eu adoro e adoro. Eles são Ele!

Senhor, eu oro para que minha mente e coração estejam abertos para Você e as lições que Você deseja me ensinar. Eu quero te conhecer melhor. Eu quero crescer para ser mais parecido com Você enquanto, ao mesmo tempo, essa 'Linda' quer diminuir enquanto Você aumenta. Desejo que Seus traços de caráter se tornem uma parte de mim que, quando os outros olham para mim, eles vêem Você. Eu oro pela sabedoria de Ti, Senhor. Que o Teu Espírito Santo me mostre, me faça crescer, me guie, me guarde. Obrigado por me amar, Senhor. Obrigado por me atrair a Você enquanto me ensina tudo sobre si mesmo. Eu te amo, Senhor. Em Seu precioso Santo Nome eu oro. Amém.

 Pesquisa do post: O Poder de Deus, a sabedoria de Deus : https://whyjesusnow.com

Citação de Matthew Henry: Comentário de Matthew Henry dos Provérbios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...