quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Parábola de Jesus

 Mateus 7:24-27 fala sobre a Casa da Rocha 

Os dois fundamentos (ler também em Lucas 6:46-49)

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com  ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.", 

Resumo da Parábola

Jesus falou sobre as escolhas de dois homens. Os dois construíram casas, contudo, cada um deles usou um alicerce diferente para edificá-las. Enquanto o homem prudente construiu sua moradia sobre uma rocha, o insensato a levantou sobre a areia.

Cristo contou sbre a diferença das duas construções e as comparou com aqueles que ouvem e praticam a vontade de Deus, e os que a ignoram.

O que podemos aprender?

A nossa fé é como o alicerce de uma construção. Ela não faz parte da decoração, ninguém vê, mas se ela não existir, tudo desaba. O alicerce e a fé tê muitos pontos em comum e foi sobre ela que Jesus falou quando disse essa parábola. A parábola fala de duas casas e cada uma com um tipo de alicerce.

A Bíblia diz: "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus". Romanos 10:17.

ou seja: Todos nós temos a oportunidade de ouvir a palavra do Senhor pelo uma vez na vida, e o que fazemos com o que ouvimos é que vai fazer toda a diferença em nossa caminhada na terra e, principalmente, no momento em que tivermos que acertar contas com o Pai Celestial.

Segundo as palavras de Jesus, anto ohomem prudente quanto o insensato tiveram a mesma oportunidade de escutar a Palavra de Deus; a diferença, porém, surgiu quandoi as chuvas, enchentes e ventos fortes (dificuldades da vida) vieram contra a casa (fé) deles. 

Aquele que praticou tudo o que ouviu da Bíblia, não foi derrubado quando as provações vieram, já o outro que desprezou os ensinamentos da palavra de Deus, não teve sustentação e força suficiente para ficar de pé.

Diante dessa parábola, temos que entender que a fé é o alicerce de nossas vidas, mas se não for colocada em prática, morre (Tiago 2:17).

Devemos a cada dia colocar em prática o que ouvimos, pois quando os dias difíceis vierem, será a Palavra de Deus qye irá nos sustentar. Se o nosso alicerce for bom, nossa casa irá sobreviver a qualkquer ataque externo.

A Rocha é Jesus.

Quem edifica sua vida sobre o funddamenbto da fé e pratica Sua Palavra tem a segurança de enfrentar toda e qualquer tribulação sem se abalar. Já quem ouve a Palavra, mas faz pouco caso dela, infelizmente, terá suas estruturas abaladas a qualquer sinal de tempestade.

Para Refletir

Diante dos ensinamentos de Jesus nesta parábola, examine-se a si mesmo, e se preciso for troque seu alicerce de areia pela rocha firme que é Jesus?

Quando voce decide e começa a praticar a Palavra de Deus, voce ganhará uma vida nova e nada poderá te separar do amor de Deus!

Um pouco da histório/origem (Fonte: Wikipédia)


Em 2.150 a.C, no império babilônico, saber como construir uma casa era fundamental, tudo era governado pelo código de Hamurabi, cuja lei número 229 declarou:

Essa lei parecia muito drástica e mortal, mas para os governantes ajudava a controlar acidentes e a ter melhores construções, de qualidade e resistentes a qualquer tipo de clima e desastres naturais.

-------------------------------------------

E caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e bateram com violência contra aquela casa, mas ela não caiu, pois tinha seus alicerces na rocha. Mateus 7: 24-24

Jesus, quando veio à Terra e viveu no meio dos homens de seu tempo, entendeu como era indispensável ter uma boa casa para a proteção da família e sabia que toda boa construção dependia do fundamento.

Mas ele foi mais longe, usando o exemplo da construção para falar sobre o coração do ser humano e da vida, comparando a casa que é construída sobre a rocha com a casa sobre a areia. As duas casas foram testadas pelas mesmas tempestades, mas os resultados foram notavelmente diferentes: uma resistiu e a outra caiu.

Todos os dias podemos encontrar pessoas cujas vidas são baseadas em coisas vãs e transitórias, o que produz uma falsa paz e tranquilidade, que desaparece quase imediatamente. Mas também há pessoas que asseguram sua vida sobre o eterno e verdadeiro, que produz paz e tranquilidade permanentes.

Como está o fundamento de sua vida? Você construiu sua vida sabiamente?

Se foi o contrário e sua vida caiu por causa de tempestades, hoje você pode se aproximar de Deus e garantir sua vida em um fundamento seguro e eterno.

Constitua sua família na rocha de Jesus Cristo

Medite nas palavras no Evangelho de Mt 7,24-26:

Existem muitas consequências, em nossa vida, quando não colocamos em prática a Palavra de Deus.

Qual seria a maior ruína de nossa vida? Não praticarmos tudo aquilo que a Palavra nos ensinou, pois o Senhor pediu para construirmos a nossa casa sobre a rocha, com base sólida em Jesus.

É por essas e outras situações que precisamos construir a casa sobre a rocha, a exemplo da Palavra de Deus. Só vamos conseguir vencer  desafio se vivermos com a Palavra; por isso é tão importante termos uma família unida. Não deixemos que o vento forte abale nossa família. O segredo para vivermos bem é passarmos por tudo isso e seguir a Palavra do Senhor. Todos nós temos problemas na família, principalmente em relação às nossas despesas.

Nem todo aquele que fala sobre o céu faz parte do reino de Deus.

Jesus está mais preocupado com o nosso comportamentodo que com o nosso discuro.

Conclusão: Jesus quer que façamos o que é certo., e não apenas ensinemos o que é correto. A sua casa, que representa sua vida ( 7.24), resistirá as tempestades da vida apenas se você fizer o que é correto, em vez de apenas falar disto. Aquilo que você faz não pode ser diferente do que você diz crer.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...