quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico: Do Coração à Sabedoria

Parte B - Do Coração à Sabedoria - Oséias 

Se voce perdeu a Parte A - leia aqui: ( Do Coração à Sabedoria - Oséias)

A bondade e severidade de Deus

Em Oséias 2:15, Deus diz a Israel que trocará “o vale de Acor por uma porta de esperança”

O que exatamente isso significa?

Em Josué 7:26, após a famosa batalha de Jericó, um dos homens de Israel fez exatamente o que Deus disse para não fazer; ele roubou ouro e prata e ídolos amaldiçoados da cidade e os escondeu em sua tenda. Ele pensou que enganaria a Deus? Ele não apenas se condenou, mas toda sua família foi arrastada para o vale de Acor e apedrejada com ele. Tudo o que ele tinha foi destruído.

O vale de Acor é sinônimo de punição e destruição. A pena para o adultério era a mesma. Mas Deus nos ama muito e nos dá uma saída para nossa sentença de morte.

Ele provê Seu Filho, a quem estamos prometidos agora.

"E desposar-te-ei comigo para sempre: sim, desposar-te-ei comigo em retidão e julgamento e com benignidade e misericórdia. Desposar-te-ei comigo em fidelidade: e conhecerás o Senhor"! Oséias 2:9-20 

O maior presente nesta vida é conhecer o Senhor.

Mas Israel não queria saber. Eles escolheram rejeitar o que era bom (conhecimento de Deus) e procuraram estabelecer sua própria "verdade", apenas para serem vítimas de seus inimigos (Oséias 8: 3). Quando abraçamos as coisas que Deus chama de abominações, deitamos na cama com o inimigo de nossas almas.

"O meu povo está destruído por falta de conhecimento; porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote para mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também me esquecerei de teus filhos". Oséias 4:6 

"Escrevi-lhe as grandes coisas da minha lei, mas foram consideradas coisa estranha" Oséias 8:12

"Eles não irão moldar suas ações para se voltarem para seu Deus: porque o espírito de prostituição está no meio deles e eles não conheceram o Senhor" Oséias 5:4

 O espírito de prostituição: Somos todos (as) adúlteros (as) por natureza.

Pensamento sério, mas é verdade. E é disso que trata a história de Oséias.

  • deixando de lado nosso Deus, nosso marido, por outro
  • indo atrás do mundo por sabedoria
  • deixando estranhos (ideologias mundanas, possessões monetárias, etc.) tomarem nossa força e trocá-la por bugigangas
  • queimando nossos juízes (tolerando o pecado em nós mesmos e nos outros), e nos perguntando por que estamos com problemas (Oséias 7: 7-9)

 A fé em Cristo transforma nossa vida passada de adúltera em casta noiva de Cristo. Mas, como as virgens insensatas que pensavam conhecer o Noivo, precisamos resistir à complacência e ser diligentes em conhecer nosso Deus. 

Oséias 8: 2 diz: “Israel clamará a mim: Deus meu, nós te conhecemos ”. Este também será o clamor no fim dos tempos com aqueles que dizem que acreditam. Mas a resposta de Cristo será: “Em verdade vos digo que não vos conheço” (Mateus 25:12).

A pretensão não significa nada; Deus não é tolo. Ter a aparência de um cristão não nos torna um. Podemos falar sobre Deus, ir a uma igreja, usar as Escrituras em nossas roupas, mas nós O exaltamos com nossos pensamentos e O glorificamos com nossas ações?

 Somos castos de espírito? 

Os mandamentos de Deus para nós em Oséias são diretos, minha amada, meu irmão cristão:

"Portanto, volta-te para o teu Deus; guarda misericórdia e juízo, e espera no teu Deus continuamente" Oséias 12:6 

  1. arrependimento (afastando-se do pecado e voltando para Deus)
  2. atos de amor piedoso (misericórdia, bondade, julgamento justo)
  3. fidelidade do paciente (permanecendo fiel até o fim)

 Um dos meus versos favoritos de Oséias resume a mensagem lindamente:

"Semeai para vós em justiça, colei com misericórdia; desagregai a vossa terra não cultivada, porque é tempo de buscar ao Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vós". 

Oséias 10:1

Não deixe de ler o Livro de Oséias na íntegra para entendimento desse estudo e busque do Espírito Santo revelação da palavra para sua vida.

No mês de Fevereiro: Dias 18 e 25/2 - Estudo sobre o Livro de Joel.




  

 


 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...