domingo, 10 de janeiro de 2021

Série de Estudo da Palavra - Bíblia KJV - Dia 1

 “Permaneçam firmes na fé, meus amigos. Não desista! ”

“Tenha cuidado com quem e o que você ouve. Não se deixe enganar. ”

“A vida é difícil, eu sei, mas você vai superar isso com a ajuda de Deus. Ele prometeu! ”

“Deus nunca vai te deixar ou te desamparar; acredite nisso, minha amada"


"Exortar é convidar outras pessoas para ouvir suas palavras de sabedoria. Para confortar, encorajar, implorar e aconselhar a seguir um caminho melhor.

Exortar é mostrar preocupação com irmãs e irmãos em Cristo, em falar palavras de vida em todos os momentos.

"Mas exortem uns aos outros diariamente, enquanto é chamado de Hoje; para que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado". Hebreus 3:13

∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗

Exortar—: implorar, pedir, [ter bom] conforto, desejar, [dar] exortação, implorar, orar;  para chamar  perto, de lado, na vizinhança e o lance, para chamar em voz alta, para suscitar ; convidar, invocar  (por imploração, exortação ou consolação) 

elogiar,  recomendar ou aconselhar [um curso diferente], advertir 

Exortação - Exortado - Exortando 

: conforto, consolo, súplica;  eu  (imploração, consolo)

 conta, causa, comunicação, doutrina, assunto; algo dito (incluindo o pensamento)

virar-se para a frente, encorajar; na frente de para virar, revolução, virando 

∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗

[ As palavras sublinhadas e em negrito são adicionadas para dar ênfase aos versículos bíblicos ao longo deste estudo.]

 Exortar - A exortação é uma ação bela e necessária para inspirar outros a se aproximarem de você e ouvir suas palavras de advertência, súplica e consolo.

Também é um dom do Espírito. Você recebeu este presente?

"Tendo então dons diferentes de acordo com a graça que nos é dada, seja profecia, vamos profetizar de acordo com a proporção da fé; ou ministério, esperemos no nosso ministério: ou aquele que ensina, no ensino; Ou o que exorta sobre a exortação; o que dá, faça-o com simplicidade; aquele que governa, com diligência; aquele que mostra misericórdia, com alegria". Romanos 12:6-8

O dom da exortação:

Todo cristão deve amar os irmãos, conforme se fala em Hebreus, advertindo-os, confortando-os e apoiando-os, mas Deus pode ter dado a voce uma tendência mais forte para se sobressair na exortação.

Em caso afirmativo, você recebeu um presente abençoado de conselho em que suas palavras na hora certa se tornam o fator motivador de que alguém precisa confiar fortemente em sua fé em momentos de hesitação, cansaço e desespero.

 Quando você exorta alguém, querida cristã ou cristão, você faz uma miríade de coisas dependendo do assunto.

  • Consolar alguém sobre uma perda e dar-lhe esperança.
  • Chame sua atenção para um erro de compreensão teológica.
  • Incentive-os a prosseguir, apesar dos muitos obstáculos em sua vida.
  • Sacuda-os de sua complacência espiritual com palavras amorosas de advertência.
"Agora vos exortamos, irmãos, avisem os indisciplinados, confortem os fracos de espírito, apóiem os fracos, sejam pacientes com todos os homens. Veja que ninguém retribua mal com mal a ninguém; mas sigam sempre o que é bom, tanto entre voces como para todos os homens".
 1 Tessalonicenses 5:14-15

 Não importa a forma que nossa exortação assuma, somos chamados a exortar nossos irmãos e irmãs em Cristo diariamente porque todos têm momentos difíceis e dias difíceis e precisam ser responsabilizados, encorajados e mantidos firmes no caminho certo.

Essas nossas palavras de licitação podem ser exatamente as palavras de que alguém precisa apenas no momento crucial de sua jornada de fé.

 Mas o assunto sempre recai sobre o ouvinte para que ele atenda. Nosso dever é falar, mas cabe a eles seguir em frente.

 "Retendo firme a palavra fiel como lhe foi ensinada, para que possa, pela sã doutrina, tanto exortar como convencer os contradtórios". Tito 1:9

Em Atos, Pedro falou com ousadia para aqueles que quisessem ouvir em Jerusalém que se arrependessem de seus pecados e se voltassem para Deus, exortando que se eles fossem batizados em nome de Jesus Cristo, eles receberiam o dom do Espírito Santo.

 "E com muitas outras palavras ele testificou e exortou, dizendo: Salve-se desta geração adversa". Atos 2:40

Paulo e Barnabé tinham sua própria comissão de pregar as boas novas aos gentios, mas não sem provação e perigo.

 "E quando eles pregaram o evangelho naquela cidade, e ensinaram a muitos, eles voltaram novamente para Listra, e para Icônio, e Antioquia. Confirmando as almas dos discípulos, e exortando-os a continuar na fé, e que devemos através de muitas tribulações entrar no reino de Deus". 

Atos 14:21-22

Judas é conhecido por sua abordagem sem barreiras para falar a verdade em sua carta de um capítulo. Seu desejo era que os irmãos amados continuassem a viver essa verdade com força descarada.

 "Amado, quando me esforço para escrever-vos sobre a salvação comum, era necessário que eu vos escrevesse e vos exortasse a batalhar fervorosamente pela fé que uma vez foi entregue aos santos". Judas 1:3 

Mas eles vão ouvir?

Preocupamo-nos profundamente com as pessoas mais próximas de nós e, quando ensinamos nossos filhos ou conversamos com amigos, nosso desejo é que eles nos ouçam.

Desejamos que eles se desviem do caminho fácil com suas falsas promessas e permaneçam no caminho da vida.

Mas se eles se recusam a ouvir, isso nos causa grande dor, porque sabemos, por experiência, o que a recusa faz à alma.

Os apóstolos tinham o mesmo desejo e conflito.

"Como voces sabem, nós exortamos, confortamos e cobramos a cada um de voces, como um pai faz a seus filhos" 1 Tess. 2:11 

"E vos esquecestes da exortação que vos diz como filhos: Meu filho, não desprezes a correção do Senhor, nem te desmaies quando por ee fordes repreendido". 

Hebreus 12:5 

Aceite exortações como filhos

"E rogo-vos, irmãos, que os a palavra de exortação, porque vos escrevi em poucas palavras". Hebreus 13:22

Quantas vezes sabemos  "bem" lá no fundo quando alguém está falando a verdade, mas nosso orgulho atrapalha e ficamos irritados? Paulo pede aos irmãos que “suportem” ou “suportem” a verdade que ele falou para o bem deles. Precisamos fazer o mesmo sempre que recebermos exortações e não permitirmos que nossos sentimentos criem uma barreira para essa ajuda inspirada por Deus.

"Além disso, então, imploramos a voces, irmãos, e os exortamos pelo Senhor Jesus, que, à medida que voces receberam de nós como deveriam andar e agradar a Deus, voces teriam mais e mais abundância" 1 Tess 4:1

 

Exortação (invocar, convidar) é semelhante a admoestar (advertir) e suplicar (implorar). 

Todas as três palavras são usadas (e às vezes trocadas) na KJV para chamar a atenção de alguém.

 Mas uma coisa é clara: quando exortamos, nosso convite deve ser por amor a quem se fala e não por meios egoístas.

"Pois a nossa exortação não foi de engano, nem de impureza, nem de dolo: Mas como nos foi permitido por Deus ser confiados no evangelho, assim falamos; não agradando aos homens, mas a Deus, que prova nossos corações". 1 Tess. 2:3-4  

Bom Conselho

Paulo amava Timóteo como um filho querido. Em sua ausência, ele queria que Timóteo crescesse e se destacasse na fé. 

Cristo deseja exatamente isso para mim e para voce.

"Até que eu venha, dê atenção à leitura, à exortação, à doutrina".

 1 Timóteo 4:13

Prestemos atenção às palavras de Paulo a Timóteo como se fossem ditas diretamente por Cristo a nós.

 Vamos permanecer na palavra de Deus, encorajar outros a fazer o mesmo e seguir a sã doutrina (instrução) para que, com sabedoria, possamos falar diariamente palavras que tenham um impacto espiritual positivo em nossa família, amigos e irmãos.

 Eu amo um bom estudo de palavras, você não? Espero que você tenha recolhido, junto comigo, algumas dicas adicionais sobre as ricas palavras usadas na Bíblia KJV. Se voce tiver oportunidade, faça o plano de Leitura da Bíblia, na versão King James.

Como ilustração para essa série vou usar frutos, ramos de uvas (videira), pois estaremos permanecendo na videira.

Junte-se a mim no próximo mês, enquanto eu mostro outra palavra onde podemos aprender o significado em profundidade juntos.

Te aguardo Dia 8/2 - com a Palavra SÓBRIO.

Permanecendo na videira, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...