quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Estudo Bíblico: Do Coração à Sabedoria

 Hoje darei início ao Estudo Bíblico: Do Coração à Sabedoria 

Para saber mais detalhes sobre esse estudo, (leia aqui - do coracao-sabedoria)

Vamos conhecer Oséias, um profeta do Altíssimo, ele teve um vislumbre da traição e dor que Deus sentiu em relação ao coração adúltero de Israel quando Deus ordenou que ele fosse procurar uma prostituta para ser sua esposa.

O nome dela era Gomer e ela não era uma prostituta reformada. Ela não era como Raabe, que se arrependeu e tem a honra de ser nomeada entre a linhagem de Cristo, seu Salvador. Não!, essa Gômer era uma adúltera ativa a quem Deus disse a Oséias para amar, embora ela não pudesse ser confiável, ame mesmo que ela não o amasse de volta (Oséias 3: 1).

"Portanto, ensina-nos a contar nossos dias, para que possamos aplicar nossos corações à sabedoria" Salmo 90:12

Oséias 

A fidelidade conjugal é O alicerce de um casamento amoroso e próspero. É uma das principais pedras angulares de uma vida justa.

Mas se nosso cônjuge não se mantém fiel a nós, se vira e abraça o outro, a turbulência emocional é enorme. Raiva, tristeza e desejo de justiça enchem nossa alma até a borda.

Nunca nos casaríamos propositalmente com alguém que sabíamos desde o início que nos decepcionaria dessa forma, mas os servos de Deus escolhidos a dedo freqüentemente ouviam dizer para fazer coisas incomuns, coisas que iam contra o bom senso e seus sentimentos, a fim de chamar a atenção de o povo errante de Deus.

Oséias -  Sua obediência a esse estranho pedido foi necessária para despertar os israelitas infiéis para ver sua própria infidelidade para com Deus. Para fazê-los pensar sobre seu próprio comportamento dúbio e se arrepender.

Embora Deus tenha provido, protegido e amado a nação de Israel como um marido deve fazer para sua esposa, os israelitas se afastaram e consideraram seu voto para com Deus um dever de cumprir com relutância, em vez de um privilégio de servir ao Deus vivo.

O antigo Israel, conforme registrado em toda a Bíblia, muitas vezes reflete nossas próprias tentativas débeis de viver como Cristo sem nos rendermos totalmente a Ele. Com nossas inconsistências em confiar na mão de Deus em nossa vida, e nossa falta de fidelidade completa para com Ele - acreditar que algo ou outra pessoa nos satisfará mais - refletimos a mesma pecaminosidade que Israel refletiu em nossos tempos modernos.

Os nomes e seus significados significavam muito para a cultura israelita. Deus ordenou que o primeiro filho de Gomer com Oséias fosse chamado de Jezreel, que significa "Deus semeará".

Jezreel também era uma cidade no antigo Israel e nos dias de Oséias era lembrado como um dia de derramamento de sangue que Deus ordenou a todos os herdeiros do malvado rei Acabe pelas mãos de Jeú, que então se tornou rei de Israel.

O nome Jezreel era um lembrete das consequências do pecado, mas também era uma declaração de esperança de que aqueles que se afastarem da iniqüidade Deus se reconstruam novamente.

Deus ordenou que o segundo filho de Gomer fosse chamado de Lo-Ruhamah - significando Não ter obtido misericórdia - e seu terceiro filho, Lo-Ammi - significando Não meu povo (Oséias 1: 6-9).

Esses pronunciamentos refletiam a situação atual de Israel com Deus. Israel tinha a ilusão de que era Ruhamah e Ammi - Povo Amado de Deus - e que poderia colher os benefícios dessa posição sem ser fiel em troca.

 Efraim  e a novilha apostatada

Deus conduziu os israelitas para fora do Egito com gentileza, tirou suas cadeias de escravidão, alimentou-os e cuidou deles. Mas, em troca, Israel se comportou como uma novilha apostatada (Oséias 4:16).

Mas o que isso significa? Como uma vaca teimosa e indomável pisoteando a bondade de Deus, rompendo as cercas que Deus providenciou para sua segurança, ela não se submete ao jugo da lei de Deus, mas na rebelião se afasta, deslizando de volta pela lama e lama para o abominável caminhos do passado.

Todos nós já nos comportamos dessa maneira em algum momento (Oséias 11: 7). Mas com Deus, sempre há esperança. Ele não nos deixa em nossos pecados se nos arrependermos.

"Vou curar sua apostasia, vou amá-los livremente: para ele a minha ira se afastou". Oséias 14:4

Efraim é mencionado repetidamente no livro de Oséias. Por que é que...?

Efraim era o segundo filho de José com sua esposa egípcia Aseneth, quando ele foi promovido a segundo no comando pelo Faraó no Egito. 

O nome Efraim em hebraico significa “fruto duplo”.

Mais tarde na história de Israel, Efraim se tornou a maior tribo e, nos escritos bíblicos, como o livro de Oséias, às vezes é substituído por Israel como um todo.

"Efraim está oprimido e quebrantado no julgamento, Porque ele voluntariamente andou pelos preceitos humanos" Oséias 5:11

O povo de Deus correu atrás dos métodos abomináveis ​​das nações ao seu redor, em vez de permanecer fiel à aliança de Deus. Quanto mais eles ganharam fisicamente, mais eles transgrediram espiritualmente, arando a maldade, colhendo iniqüidade e comendo o fruto da mentira. (Oséias 4:7; 10:1,13).

No entanto, apesar de quanto tinha, Israel era uma videira vazia que deu fruto para si mesma e negou a verdade que Deus falou em Oséias 14: 8, “De mim se achou o teu fruto”.

Infelizmente, muitos cristãos hoje permitem que suas bênçãos (tempo, dinheiro, bens) se tornem barreiras para seu crescimento espiritual, esquecidos de que estão sendo guiados pelo espírito de prostituição (Oséias 5: 4).

Como a noiva fiel de Cristo, reconhecemos onde nosso fruto é encontrado e glorificamos a Deus com ele (Oséias 2: 8; 13: 6)?

"Quem permanece em mim e eu nEle, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 15:4-5 

O livro de Oséias revela como Israel via suas grandes bênçãos, não como vindo diretamente das mãos de Deus, mas como presentes de serviço dados a ela por seus amantes . Esses amantes eram outras culturas, reinos e ideologias pagãs que cortejaram Israel e o levaram a pecar até que ela não sentisse vergonha de seu adultério. Em vez de permitir-se passivamente ser perseguida, ela ansiosamente correu atrás de seus amantes.

Mas, por tudo isso, Deus diz que falará 'confortavelmente com ela' depois de sua prostituição para atraí-la de volta para Ele, embora Ele tivesse todo o direito de rejeitá-la para sempre. Esta é a bondade e misericórdia de Deus e aponta para a gloriosa esperança que temos em Cristo. Porque com Deus sempre há esperança para quem se arrepende.

Várias vezes em Oséias, Deus usa as frases “naquele dia”, “naquele dia” ou “nos últimos dias”. Isso se refere ao tempo em que Cristo entraria no mundo e proveria o perdão dos pecados e a salvação pela fé em Seu nome.

 "E será naquele dia, diz o Senhor, que me chamarás Ishi (marido); e não me chamarás mais Baali (Mestre)". Oséias 2:16 

Cristo no livro de Oséias

Como a maioria dos livros do Antigo Testamento, Oséias está repleto de paralelos entre a profecia de Cristo e a redenção do Israel espiritual.

  • Oséias 1:10: O Israel espiritual não pode ser contado, como a areia do mar, porque todas as pessoas fiéis se tornam filhos de Deus, não importa sua linhagem cultural.
  • Oséias 3: 2: Oséias comprou Gomer assim como Cristo pagou por nós, Sua noiva, por meio de Seu sangue sacrificial.
  • Oséias 3: 5: Nos últimos dias, buscaremos o Senhor nosso Deus e Davi nosso rei - uma referência a Jesus Cristo, nosso Rei dos reis e Senhor dos senhores.
  • Oséias 6: 2-3: Quando voltarmos para Deus, Ele curará nossas feridas e nos curará. Ele nos ressuscitará e viveremos à Sua vista (nossa futura ressurreição e vida eterna).
  • Oséias 12:13 Por um profeta (Moisés, físico) (Cristo, espiritual) o Senhor tirou Israel (nação física / filhos espirituais) do Egito (lugar físico de escravidão) (escravidão espiritual) e por um profeta foi preservado (nós são salvos pela fé em Cristo).

 Paulo leu Oséias

O apóstolo Paulo usou duas vezes referências bíblicas do livro de Oséias.

Aqui ele pega Oséias 2:23 e 1:10 respectivamente em uma tradução quase idêntica e faz a correlação entre quem costumávamos ser e quem éramos agora em Cristo Jesus.

Como ele também diz em Osee [grafia grega de Oséias], chamarei meu povo àqueles que não eram meu povo; e seu amado, que não era amado. E acontecerá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; ali eles serão chamados de filhos de Deus vivo". Romanos 9:25-26 

Paulo esperava (como você e eu) o dia em que o pecado e a morte seriam destruídos com referência a Oséias 13:14.

 Ó morte, onde está o teu aguilhão? Ó túmulo, onde está tua vitória? O aguilhão da morte é o pecado; e a força do pecado é a lei". 1 Coríntios 15:55 

Paulo sabia que o aguilhão da morte veio de nossa natureza humana pecaminosa e a força do pecado veio de nossa incapacidade de viver perfeitamente pela justa lei de Deus. Mas graças a Deus que nos deu a vitória sobre a morte por nosso Senhor Jesus Cristo.

"Eu os resgatarei do poder da sepultura. Eu os redimirei da morte: ó morte, eu serei as tuas pragas; Ó túmulo, eu serei tua destruição: o arrependimento estará escondido de meus olhos". Oséias 13:14 

 Parte B - Dia 27/01 - Do Coração à Sabedoria - Profeta Oséias


 

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...