terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Ouvidos para Ouvir

 Vigie seus passos quando for à casa de Deus. Aproximar-se para ouvir é melhor do que oferecer o sacrifício de tolos, pois eles não sabem que estão fazendo o mal.   Eclesiastes 5:1

שָׁמַע  shama`

Ouvir  de forma inteligente (muitas vezes com implicação de atenção, obediência, etc .; causalmente, para contar, etc.): - com atenção, convocar (reunir) juntos, cuidadosamente, certamente, consentir, considerar, estar contente, declarar, diligentemente, discernir, dar ouvidos, (fazer, deixar, fazer) ouvir (-ken, dizer), na verdade, ouvir, fazer (a) barulho, (ser) obediente, obedecer, perceber, (fazer a) proclamar (-ation), publicar , considerar, relatar, mostrar (adiante), (fazer um) som, certamente, dizer, compreender, quem quer que seja, testemunhar.

Como então eles irão invocar Aquele em quem eles não creram? E como eles podem acreditar naquele de quem eles nunca ouviram? E como eles vão ouvir sem alguém pregar?  E como eles devem pregar a menos que sejam enviados? Como está escrito: “Quão bonitos são os pés dos que pregam as boas novas!”  Mas nem todos obedecem ao evangelho. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu no que ele tem ouvido de nós?”   Portanto, a fé vem de ouvir e ouvir por meio da palavra de Cristo.   Romanos 10: 14-17

ἀκοή - akoē

ouvir (o ato, o sentido ou a coisa ouvida): - audiência, ouvido, fama, que ouvistes, ouvindo, pregando, relato, boato , perceber ouvindo

aquele-que-tem-orelhas

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, encontramos as palavras ouvir, ouvir, ouvir repetidamente. 

Nossos pais e nós como pais costumamos dizer para ouvir, prestar atenção, ou  até dizem (dizemos) "Você me ouviu?" Eles sabiam que nem sempre os ouvíamos porque não estávamos ouvindo. Nossos filhos também, muitas vezes tem as mesmas atitudes.. Isso soa familiar?!! Isso é assim, embora eu fosse uma criança muito obediente. Eu ainda era criança. Então eu cresci e segui meus próprios caminhos. Deus falou comigo muitas vezes, mas eu nem sempre O ouvi também. Quando desobedecia ao Pai, muitas vezes caía e nem sempre conseguia sair das tocas de coelho em que me encontrava. Assim somos nós, e muitas vezes nossos filhos também.

Os profetas, em toda a Bíblia, falaram a Palavra de Deus, conclamando Seu povo a ouvir, ouvir e obedecer:

Dirás: Ouvi a palavra do Senhor , ó reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que estou trazendo um tal desastre sobre este lugar que os ouvidos de todos que o ouvirem estremecerão.   Jeremias 19: 3

Deus nos dá Sua Palavra para direcionar nossos caminhos:

Tua Palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho.  Salmo 119: 105

Espero o  Senhor, minha alma espera, e em sua palavra espero; minha alma espera pelo Senhor
mais do que vigias pela manhã, 
mais do que vigias pela manhã.   Salmo 130: 5-6

E Ele te humilhou e te deixou ter fome e te alimentou com maná, que tu não conheceste, nem teus pais sabiam, para que te fizesse saber que o homem não vive só de pão, mas o homem vive de cada palavra que vem de a boca do Senhor .  Deuteronômio 8: 3

Jesus nos chama para ouvir, ouvir, obedecer:

“Outras sementes caíram entre os espinhos, e os espinhos cresceram e as sufocaram.   Outras sementes caíram em solo bom e produziram grãos, algumas cem vezes mais, outras sessenta, outras trinta.   Quem tem ouvidos, ouça. ”  Mateus 13: 7-9

O Filho do Homem enviará Seus anjos, e eles recolherão de Seu reino todas as causas do pecado e todos os transgressores da lei, e os lançarão na fornalha ardente. Nesse local haverá choro e ranger de dentes.   Então os justos brilharão como o sol no reino de seu pai. Quem tem ouvidos, ouça.  Mateus 13: 41-43

Eu tenho ouvidos. Eu devo ouvir. Devo prestar atenção. Devo ser fiel em minha obediência Àquele que me chama para ele. Sua Palavra está onde a verdade está ... e somente lá. A Palavra é Cristo.

 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  João 1: 1

Eu li isso e me pergunto como e por que possivelmente NÃO posso ouvir, NÃO ouvir, NÃO obedecer. Ele é a Palavra e a Palavra é Tudo.

Olhe para estes presentes preciosos que nos foram oferecidos:

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos Sua glória, glória como do único Filho do Pai, cheio de graça e verdade .  João 1:14

“Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.”   E Ele lhes disse: “Prestem atenção ao que ouvem: com a medida que usarem, será medida para vocês, e ainda mais será acrescentado a vocês.   Pois ao que tem, mais será dado, e ao que não tem, até o que ele tem será tirado. ” Marcos 4: 23-25

Nele você também, quando ouviu a Palavra da Verdade, o evangelho da sua salvação, e creu Nele, foi selado com o Espírito Santo prometido, que é a garantia da nossa herança até que a adquiramos, para o louvor de sua glória.  Efésios 1: 13-14

E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, porque recebestes a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de modo que vos tornastes exemplo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.  1 Tessalonicenses 1: 6-7

Tendo purificado suas almas por sua obediência à verdade para um sincero amor fraterno, amem-se uns aos outros sinceramente com um coração puro, visto que vocês nasceram de novo, não de semente perecível, mas de imperecível, por meio da palavra viva e permanente de Deus; pois “Toda carne é como a erva e toda a sua glória como a flor da erva. A grama seca e a flor cai, mas a palavra do Senhor permanece para sempre. ” E esta palavra é a boa nova que foi pregada a você1 Pedro 1: 22-25 

Então Jesus disse aos judeus que creram Nele: “Se vocês permanecerem na Minha palavra, serão verdadeiramente Meus discípulos, e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.   João 8: 31-32

Word-of-God-lit-shutterstock_12790036


Oh, eu te louvo, Senhor, pelo amor que tu tens por nós, tuas criações que não merecem tal amor, mas o receberam por causa de quem tu és. Em Tua generosidade, recebemos o presente de Tua Santa Palavra cheia de Tua Verdade. Seu Santo Filho, em Sua morte, nos dá a oportunidade de chegar ao pé da Cruz para receber perdão e salvação. O Espírito Santo vem habitar em nós para nos ensinar e orar como nosso mediador quando não sabemos como orar. Tu, meu Pai, é o Doador de todas as dádivas aos Seus filhos. Estou muito grato por ser um daqueles abençoados por estar sob Sua proteção. Eu quero ter ouvidos para ouvir e conhecer a Verdade. Que eu possa ouvir obedientemente e estar disposto a seguir Seus caminhos. Que eu possa caminhar perto de Ti, meu Aba Pai. Perdoe-me quando meus ouvidos estão fechados ou estou “muito ocupado” com as coisas do mundo que perco a mensagem que está bem diante de mim. Perdoe-me quando sou desobediente a Ti, mesmo quando ouço Suas palavras. Pai, ensine-me Seus caminhos para que eu possa andar em fidelidade. Eu oro em Nome de Jesus. Amém. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...