quinta-feira, 19 de março de 2020

A vida é difícil

A vida é difícil.
Não há dúvidas sobre isso.
Mas algumas tentativas são mais difíceis que outras.

Existem alguns testes que parecem ter tudo o que voce tem. Como se algumas feridas fossem mais profundas que outras. Essas provações e feridas podem  nos deixar amargos.

Foi o que aconteceu com uma mulher na Bíblia. O nome dela era Noemi, e ela pediu às pessoas ao seu redor que a chamassem de Mara (Rute 1:20). Por quê?

Porque Noemi significa agradável e Mara significa amarga.
E Noemi estava amarga sobre onde sua vida estava te levando. Pior ainda, ela culpou Deus por seus problemas.

Às vezes, acho difícil olhar para as pessoas na Bíblia e julgá-las.
Como, eles poderiam ter tão pouca fé?
Mas então dou um passo para trás e percebo que a vida deles era tão real para eles quanto a nossa é para nós. Se eu colcasse seus sapatos, não tenho idéia de como lidaria com as coisas. Mas sei como lidar com o que a vida me jogou... e nem sempre é bonito...

Mas existem Maneiras de evitar se tornar uma Mara quando a vida é difícil:

As lutas da Vida: Sejamos honestas, há muitas situações que podem nos tornar amargas em alguma circunstância de nossas vidas.

"Pois vejo que voce está na fel da amargura e no vínculo da iniquidade" Atos 8:23

"Outro morre na amargura da alma, nunca tendo desfrutado de nada de bom" Jó 21:25

Acho que todos nós lutamos para nos tornarmos amargas de tempos em tempos. É apenas uma das emoções que temos. Faz parte da nossa natureza pecaminosa. Mas enquanto lutarmos contra isso, contanto que não paremos e o aceitemos, acolhendo-o como um amigo perdido há muitop tempo, acho que todos vamos acabar bem.

Então, como fazemos isso?
Que medidas tomamos quando percebemos que nos tornamos amargas?
Gostaria de compartilhar algumas etapas, e espero que funcionem para voce, assim como funcionou para mim.

1) Mude seu foco:
Quando Jesus chamou Pedro para fora do barco, Pedro literalmente andou sobre a água. Até que seu foco mudou de Jesus para o vento e as ondas. Foi quando ele começou a afundar.
Quando a vida é difícil, Jesus ainda está lá. Ele ainda está exatamente onde estava antes da tempestade, mas às vezes deixamos as tempestades da vida nos distraírem de quão firme e segure Ele é. Ou pelo menos, eu sei que sim.

Para evitar se tornar uma Mara quando a vida é difícil, seja intencional sobre onde está o seu foco. Mudar nosso foco de volta para Jesus é um pequeno passo que pode ter um grande impacto na maneira como vemos nossas circunstâncias. Em vez de ficarmos assustados ou amargos, com Jesus, podemos lembrar que Deus está conosco.
Sim, a vida é difícil em alguns momentos, mas podemos nos animar porque Ele venceu o mundo (João 10:10).

2) Orar:
Eu vou ser bem sincera , talvez até embaraçosa. Tive um período da minha vida que eu tinha muitas enxaquecas e comecei a ficar amarga, minha cabeça doía muito e me trazia muitos transtornos. 
Havia pessoas orando por mim, mas eu ainda estava tentando viver uma vida normal. 
Isso significava que eu ainda estava buscando uma solução (até médica) e sentia que as orações não estavam funcionando, e eu estava ficando definitivamente amarga com isso. Até o momento, logo depois da minha conversão, eu tive uma crise, então houve um pedido final que me colocou no limite e percebi o quão difícil meu coração se tornara, eu sabia e sentia que aquele era o meu tempo e naquela noite - sabe o que aconteceu? Deus apareceu. Ele amoleceu meu coração e respondeu ao pedido de oração que eu estava fazendo, mesmo sem entendimento e me deu a cura, depois disso nunca mais senti dores de cabeça. A cura foi completa... e desse dia em diante, eu entendi muitas coisas e meu coração foi liberto.
Havia muitos orando por mim, já alguns meses, mas naquele dia o Senhor atendeu minhas orações tão rapidamente. E posso lhe dizer que confio nEle e creio no poder da oração. E também sei que a oração sempre nos aproximará do coração de Deus.

Portanto, para evitar se tornar uma Mara quando a vida é difícil, ORE.
Orem por aqueles que estão errados. Ore para que Deus amoleça seus corações. E ore por aqueles ao seu redor que só precisam de oração.

3) Recontar as Obras do Senhor:
Se voce é cristã há muito tempo, provavelmente já ouviu alguém dizer: "Conte suas bençãos".
No entanto, escondido no Salmo 118:17 existe algo diferente. Em vez de contar suas bençãos, o autor (provavelmente Davi) escreveu: 

"Não morrerei, mas viverei e recontarei os feitos do Senhor"

Agora eu tenho que te dizer; se voce parar e recontar as obras do Senhor, voce se sentirá bem impressionante. É como se voce estivesse no topo do mundo. E a Bíblia está repleta de exemplos disso.
Os Salmos repetidamente falam da criação da Terra, ou do que Deus havia feito na vida dos israelitas. Não foi até eu começar a contar as obras de Deus por conta própria que eu percebi o significado.
Para evitar se tornar uma "Mara" quando  a vida é difícil, tente recontar os feitos do Senhor.

Se voce voltar ao início (leia esse post - aqui), recontando a história da criação e como Deus colocou as estrelas no lugar com suas próprias palavras. É incrivel.

Voce também pode começar com sua própria história de vida.
Conte o que Deus fez em sua vida ou através de sua vida.
O que Ele fez recentemente ou o que voce O viu fazer na vida das pessoas ao seu redor.

Recontar as obras do Senhor também ajuda a mudar  seu foco.
Isso pode levá-la a orar mais ou trazer para junto de ti mais louvor e adoração.
Isso faz muita diferença e Isso muda tudo!.

4) Perdoar:
Eu sei que isso pode ser um assunto "quente", mas é importante se voce não quiser se tornar uma Mara.
Quando as pessoas ou as coisas nos fazem mal, ou nos magoamos que amamos, devemos perdoá-los, se queremos evitar amarguras, coração contrido, pesado. Não tem nada a ver com eles, e sim tem haver com a gente mesmo.
Havia uma mulher no meu local de trabalho, difícil de lidar com ela, era imprevista, era na verdade uma pessoa má. Foi muito difícil liderar perdão a ela.
Mas levou tempo, todas as manhãs quando acordava, eu me arrepiava só de pensar que eu teria que estar cara a cara com ela durante o dia todo e aguentando seus insultos.
Acabei me tornando amarga, até que uma recepcionista cristã foi conversando comigo todos os dias antes de começar a jornada... e meu coração foi amolecendo e eu não sobrecarregada com seus insultos... até compreender perfeitamente o ato de perdoar. Quando conheci Jesus,  entendi e pude liberar perdão e tirar toda a amargura do meu coração em relação aquela mulher.
Às vezes, o perdão é assim. Temos que perdoar para que possamos seguir em frente sem nos tornar uma Mara. Seja na situação em que estamos, ou se estamos nos mudando para uma nova situação.

5) Agradeça
Quando olho para Noemi, olho para tudo o que ela teve que agradecer.
Noemi disse: "Eu fui embora completamente, e o Senhor me trouxe de volta vazio" Rute 1:21a. Mas ela não estava sozinha. Ela tinha Rute.
Noemi tinha um lugar para morar. Aparentemente, ela ainda tinha a terra do marido (Rute 4:3). Sim, seu coração estava doendo, mas ela tinha muito pelo que agradecer.
Claro, é sempre mais fácil contar as bençãos de outra pessoa.
Em casa, costumamos agradecer por tudo, o alimento, as coisas que ganhamos, as coisas que conseguimos adquirir... desde então, aprendi que o segredo é agradecer.

Então, para evitar se tornar uma Mara quando a vida é difícil, sempre que algo de errado, pense em algo para agradecer

Sim, reconheça que a situação é difícil, mas lembre-se de que Deus ainda é bom.
Quando a vida fica difícil, pode ser tá fácil deixar a amargura tomar conta e impedir que voce desfrute das muitas bençãos que Deus lhe deu!!!

Como evitar se tornar uma Mara quando as estações mudam.
Um certo tempo atrás, eu me encontrei em uma situação em que uma temporada na minha vida estava parece que chegando ao fim. Era algo que eu tinha investido tanto de mim mesmo, e doía vê-lo cair. Mas parecia que a escolha estava sendo feita para mim, e isso doeu.
Voce já esteve lá?
Voce ja sentiu que algo em que estava investindo estava sen do tirado de voce?
Talvez voce se mude para uma cidade diferente. Talvez voce mude de emprego. Ou talvez seja outra situação (inesperada) que surge, seja uma perda, uma dor - tudo isso causa uma certa tristeza real.

E com essa dor, há uma tentação de se tornar uma Mara.
Precisamos estar vigilantes o tempo todo, alicerçada na Palavra de Deus, para que nossa fé não balance em meios a situações inesperadas, e que possamos sim passar por isso, mas na certeza de que amanhã o riso virá e nossa amargura não seja penetrada em nosso coração.
Se não vigiarmos, nos tornamos uma Mara e muitas vezes nem percebemos.
Então, se voce já esteve lá, ou se estiver lá, encorajo voce a não ser muito dura consiga mesma.
Não há problema em lamentar. Mas não deixe sua tristeza se transformar em amargura.


Quando a vida é difícil, não diga como Noemi: "Chame-me Mara"; 
lembre-se sempre e anima-se porque Jesus venceu o mundo.

Para Reflexão:

Voce se viu mais Mara durante algum período de sua vida - por causa dos pequenos desvios da vida?
Como voce percebeu isso?
O que voce fez para mudar isso?
Queremos aprender com voce, compartilhe conosco.

Deus te abençõe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...