terça-feira, 17 de março de 2020

História da Mulher no Poço

Jesus e a história da Mulher no Poço

Voce gosta de uma boa "história de amor"?

Nos Evangelhos, e no livro de João, nos é falado sobre as viagens de Jesus da Judéia para a Galiléia.
João 4:4 nos diz que Jesus teve que passar por Samaria.
Eu creio que Ele teve que passar por Samaria para mostrar a uma mulher o quanto Ele a amava.

Cansado de sua longa jornada, Jesus descansou sozinho no poço onde encontrou a mulher samaritana. Jesus pediu-lhe uma bebida, o que a pegou de surpresa, porque naquele tempo não era costume os judeus se associarem com os samaritanos.

Jesus olhou além das expectativas sociais do dia, preocupado com a necessidade de apenas um.

Ele explicou que se essa jovem soubesse com quem estava falando, em vez de pedir uma bebida, ela estaria pedindo para beber a água viva Dele.

Ela ficou perplexa e imaginou o que tornaria esse homem tão especial, e como ele ofereceria uma bebida e ela quando não tinha nada para usar para buscar a água viva a que se referia.

Jesus foi direto ao coração de sua necessidade.

Em vez de focar nos detalhes relativamente sem importância de suas perguntas: Ele foi direto ao cerne de sua necessidade.

Aqueles que bebem do poço continuarão com sede, mas aqueles que bebem da água viva de Jesus não somente nunca mais terão sede, mas o que Jesus oferece se tornará dentro de todos os que bebem um poço de água que salta para a vida eterna.

Jesus sempre deseja chegar ao cerne das questões.

Jesus sempre deseja chegar ao cerne de nossos assuntos, assim como fez com a mulher no poço. 
Ele nos guia na verdade para chegar a uma revelação mais completa Dele.
Quando Jesus disse à mulher para trazer o marido para o poço, ele sabia que ela não apenas falava a verdade que não tinha marido, mas também sabia que ela já teve cinco maridos anteriores e que estava atualmente em um relacionamento com um homem que não era seu marido.

Se a conversa deles ainda não despertou seu interesse, certamente o fez porque ele lhe contou coisas que ela não havia revelado; ela então acreditava que ele era um profeta. Na conversa deles, ela disse a Jesus que estava esperando o Messias chegar, Jesus explicou a ela que Ele era o Messias.

Colocando-me no lugar dessa mulher, seu encontro com Jesus deve ter mudado a vida. 
Primeiro, um judeu de bom grado reconheceu e conversou com ela contra todas as normas da sociedade. 
Então Ele falou com ela sobre suas áreas de pecado - não de maneira condenadora ou vergonhosa, mas por amor e honestidade. 
Ele exalou paciência com ela quando ela não entendeu inicialmente que ele estava tentando lhe dizer quem era e o que tinha para lhe oferecer. 
Ele foi o único homem que não a condenou por causa de seu pecado e permaneceu com ela até que ela entendesse a magnitude desse encontro.

Essa foi a maior demonstração de amor que essa mulher cinco vezes divorciada já havia recebido. 
E, no entanto, quando ela entrou na cidade e contou aos outros sobre seu encontro com Jesus e tudo o que sabia sobre ela, ela perguntou: "Este não é o Cristo?

Quantas vezes fazemos a mesma coisa?

Quantas vezes somos deixadas sozinhas, descartadas e incompreendidas por amigos, familiares, colegas de trabalho ou sociedade, aceitos apenas por Jesus em nossa mais profunda vergonha? 
E, no entanto, com o passar do tempo, esquecemos a magnitude de sua aceitação e perdão?

Quantas vezes procuramos confirmação de outras pessoas de que o encontramos é real e confiável, em vez de confiar no Criador do nosso encontro?
Quantas vezes Deus nos concede um jardim de amor e nos concentramos nas ervas daninhas?

Numa estação, quando o mundo se concentra no amor, que possamos focar Aquele que ama perfeitamente e depois dar isso bem aos outros.

São perguntas que poderíamos fazer a nós mesmas todos os dias, não somente em algumas ocasiões... mas creio que também é a pergunta fundamental que Jesus faz a cada um de nós todos os dias.
Tudo o que Jesus fez foi relacional!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...