sábado, 14 de março de 2020

Dia 18 - Lições das Mulheres da Bíblia

Dia 18 - Lições das Mulheres da Bíblia

Lições das Mulheres que seguiram Jesus

Maria Madalena, Salomé (mãe de Tiago e João) , Joana, Susana e outras
Lc 20:20 ; Mt 27:55-56, 61; Mt 28:1-11; Mc 15:40-41, 4,7; Mc 16:1-11 ; Lc 8:2-3; 
Lc 23:54; 24-11, 24; 11-18; Atos 1:14

Quem conhece os ensinamentos da Bíblia conhece os 12 apóstolos.

Esses homens foram escolhidos por Jesus para segui-Lo e aprender Seus ensinamentos, para que pudessem ser enviados para espalhar o evangelho ao mundo.

Enquanto aqueles doze homens eram os companheiros escolhidos por Jesus, havia outros que o seguiram. Aprendemos em Atos 1:23 que José (Barsabás / Justus) e Matias também seguiram Jesus o tempo todo.

Voce sabia que não foram apenas os homens que fizeram isso?

Há um grupo de mulheres que voce também poderia dizer que estavam com Jesus "através de grossas e finas".

Maria Madalena está listada com maior destaque no grupo. O que sabemos sobre ela? Não muito!
Jesus expulsou sete demônios dela. É tudo o que  nos dizem sobre ela.

Maria está incluída em um grupo de mulheres que inclui Joana, esposa do mordomo de Herodes (Lc 8:3), Susana e Salomé (mãe de Tiago e João, filhos de Zebedeu - Marcos 15:40), bem como outros que não são nomeados.
Diz-se que esse grupo de mulheres, em três lugares, estava com Jesus da Galiléia (Mt 27:55-56 ; Mc 15:40-41; Lc 23:55).

No relato de Lucas, lemos que essas mulheres e muitas outras "estavam contribuindo para o apoio de seus meios particulares)" Lc 8:3
Essasa mulheres, desde o início dos ensinamentos de Jesus, O seguiram e apoiaram Seus esforços.

Algumas perguntas vêm à minha mente:

No relato de Lucas, lemos que essas mulheres e muitas outras “estavam contribuindo para o apoio de seus meios particulares” ( Lc. 8: 3 ).

Essas mulheres, desde o início dos ensinamentos de Jesus, O seguiram e apoiaram Seus esforços.

Algumas perguntas vêm à minha mente -

E Chuza, marido de Joanna? Não temos registro de que ele tenha escolhido seguir Jesus. Ela estava tendo que seguir esse caminho sem o marido?

O que dizer de Zebedeu? Jesus chamou Tiago e João para segui-Lo, e eles deixaram o pai para trás no barco com os servos ( Marcos 1:20 ). Sua esposa, Salomé, também era seguidora. Onde ele estava nesses três anos?

Não há respostas para minhas perguntas. Mas isso me faz pensar.

1 Pedro 3: 1 mostra como uma esposa pode levar o marido à verdade por suas próprias escolhas justas. 1 Coríntios 7: 12-16 ensina que um cônjuge incrédulo não é motivo para se divorciar. "Pois como você sabe, ó esposa, se você salvará seu marido?"

Apenas olhando para essas coisas, Deus entende que a mulher está fazendo o possível para fazer o que é certo, enquanto o marido pode não estar indo bem. Lembra-se de Abigail ( 1 Sam. 25 )?

É realmente para outra lição, mas também pense em Deus e Israel. Deus se refere muitas e muitas vezes a Israel como sua "noiva" ou "esposa". Israel certamente não gastar muito tempo estar tentando ser na mesma página espiritual como o Senhor Deus!

Portanto, apesar de todos os problemas que possam ter surgido da decisão de seguir a Cristo - espiritual e literalmente - essas mulheres estavam prontas para servir!

A próxima vez que soubermos dessas mulheres estará na cruz. Essas mulheres ficaram com a mãe de Jesus enquanto ela observava seu filho e Salvador morrer. ( Mt 27: 55-56 ; Mc 15: 40-41 ; João 19:25 ).

Essas mulheres prestaram atenção quando José de Arimatéia pegou o corpo de Jesus e o enterrou no túmulo ( Lc. 23: 55-56 ). Eles foram para onde quer que fosse o “lar” da época e prepararam especiarias e perfumes para ungir Jesus! ( Mc 16: 1 ).

Essas mulheres estavam no túmulo no primeiro dia da semana e encontraram a pedra rolada ( Marcos 16: 4 ; Lucas 24: 2 ; João 20: 1 ).

O anjo falou-lhes da alegria da ressurreição de Jesus e disse-lhes para contar aos outros rapidamente ( Mt 28: 5-7 ; Mc 16: 5-7 ; Lc 24: 4-11 ; Jo 20: 2 )

Eles foram os primeiros a ver Jesus após a ressurreição ( Mt 28: 8-10 ; Mc 16: 9-10 ; Jo 20: 14-18 ).

Essas damas foram as primeiras portadoras das boas novas de que Jesus realmente ressuscitou , exatamente como Ele disse ( Lc. 24:10 ).

Esta é mais uma prova de Gálatas 3:28 !

Essas mulheres foram nomeadas apóstolos? Não. Jesus escolheu os homens que ele queria para esse papel. Ele escolheu apenas doze! Provavelmente havia pelo menos dezenas que o seguiram durante a maior parte de Seu ministério. Mais de doze pessoas estavam lá desde o início, como indicamos no início de nossa lição. Os outros também não foram escolhidos.

Eles não eram MENOS porque não foram escolhidos. Eles simplesmente tinham outras coisas para fazer no reino! O trabalho dos apóstolos não era o trabalho deles. Mas não faltava trabalho para ninguém, nem para as mulheres!

Essas mulheres espalharam o evangelho, mas não foram designadas como pregadoras, anciãs ou diáconos como os homens seriam e como a igreja foi estabelecida ( Ef 4:11 ; 1 Tim. 3: 1 , 8 ; Tito 1: 6 ).

Mulheres! - quero que você seja encorajada a parar de ouvir as mentiras da “religião” do mundo que ensina que as mulheres devem estar nos mesmos lugares que os homens. As mulheres tem seus papéis adequados porque foi criado pelo nosso Criador.

Deus não achou oportuno designar esses lugares para as mulheres.

As mulheres que vemos nas escrituras não alcançam e tentam tomar esses lugares por si mesmas.

Deus é o Criador de TODAS as coisas - incluindo Sua igreja. O design é dEle. O plano é dEle.

Quando trabalhamos de acordo com Seus caminhos, o resultado é bom ( Rm 8:28 )
É quando fazemos as coisas de acordo com o Seu propósito que Suas promessas são cumpridas.

Cada um de nós precisa ser como Maria Madalena e essas outras mulheres. 
Precisamos reconhecer a verdade e a salvação que é o ensino de Jesus. 
Precisamos ver o benefício de segui-Lo todas as coisas.

Você está pronto para segui-lo? 
Por meio de relacionamentos que se complicam por causa de sua fé ( Mt 10: 34-36 )?

Você pode ser uma das mulheres que seguiram Jesus! 

Leia as palavras de Jesus, ore por sabedoria e seja obediente ao chamado ( 1 Tim. 6:12 ).

Reflita sobre isso, sobre as palavras desse estudo! Aproveite para ler os versículos mencionados, assim voce entenderá o contexto da mensagem.

Junte-se a mim enquanto exploramos outras mulheres nas próximas semanas.

Voce pode se surpreender com a grande riqueza de aprender sobre ser uma mulher que ama o Senhor.
Voce nunca sabe quem poderia encorajar ao estar compartilhando as mensagens e o crescimento que terão ao conhecer a Palavra de Deus.

Compartilhe nas mídias sociais!.

Amanhã na série - Lições de Herodias e Sua filha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...