domingo, 22 de setembro de 2019

Dia 1 - Devocional - Andando na Plenitude

Dia 1 - Devocional - Ande na Luz

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 
Se, porém,  mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado". 
1 João 1:5-7

É importante lembrarmos de como começamos esta viagem, que João escreveu, esta é uma carta para a igreja, para os crentes. Ele viu que muitos na igreja estavam escolhendo a andar em desobediência, andando fora da liberdade e da comunhão que tinha ganhado na cruz. Eles foram evitando a luz. Muitos mergulhando cada vez mais fundo no pecado e nas trevas.


Entendi! Eu sou culpado disso? 

Quando penso certos pensamentos, ou me comporto de determinadas maneiras, ouço um sermão ou leio a Bíblia - essas coisas pode fazer-me contorcer, Por quê?

Como a luz expõe a escuridão. A luz da Palavra de Deus expõe o meu mau comportamento.
Ela brilha uma luz sobre o que tento desesperadamente esconder.

Viver na luz exige que nossos corações, nossas ações, nossas palavras, nossos pensamentos, nossos valores, e até mesmo os nossos horários se alinhem com o coração de Deus e seu caráter, não com nossa natureza pecaminosa e caráter caído.

Ah!, como eu fui falha muitas vezes em viver na luz... na verdade, isso acontece conosco, em todo o tempo... até mesmo no meio dos meu estudo. Claro!

Amadas, todos nós pecamos. Todo dia. Várias vezes ao dia.

Muitas vezes, são pequeninas coisas, uma palavra mal falada ao nosso esposo, aos nossos filhos, ai é motivo pra ficar de beicinho, dar com os ombros... e guardar, não pedir perdão, não ceder... e isso vai se arrastando...Agora quando voce reconhece suas falas, seus erros, suas atitudes, voce se humilha, pede perdão, busca sabedoria na Palavra de Deus, voce encontra e a luz vem e ilumina seu coração...

Isso significa que essa luz toda e coisa escura cria uma barreira para sempre com Deus?
Podemos sempre ter uma verdadeira comunhão?
Podemos sempre estar na presença de Deus totalmente confortável, totalmente bem vinda?

Sim! Absolutamente sim! Podemos ser confortável na presença de um Deus santo.
João nos lembrou disso em 1 João 1-7, quando ele disse que o sangue de Jesus nos purifica de toda injustiça.
Voce vê, Deus não exige impecabilidade ... na verdade, isso é impossível. Só Jesus é sem pecado.


Deus não exige perfeição. Só Jesus é perfeito.



Deus simplesmente pede arrependimento.
Quando nos arrependemos de nossos pecados, Ele nos perdoa total e completamente.

Eu amo a tradução da "Voz das Palavras" de João em nossa passagem para hoje, "caminhada passo a passo na luz".

É uma caminhada diária. Mas, não andamos sozinha. Andamos com um Pai amoroso, que perdoa, que nos capacita pelo seu Espírito Santo. Ele nos convida a caminhar na luz. E, por vezes, podemos dar um passo errado longe da luz para a escuridão. Este passo em falso pode interromper a  nossa comunhão com Deus.
Mas, a boa notícia é, só precisamos transformar nossos corações de volta para o nosso Pai Celestial e pedir perdão. Ele espera de braços abertos!

Andar na luz acende quando concordamos com Deus sobre o nosso pecado.
É a nossa recusa em concordar com Deus sobre o nosso pecado que interrompe  nossa comunhão com Ele.
E o que dizer quando fazemos asneira e estragamos grandes coisas? Pode haver, e provavelmente terá, "consequências".
Todo pecado é igual. Todo pecado tem consequências. Mas consequências não são iguais.

Vamos examinar o funcionamento interno do pecado por um minuto:
Pensamentos:
O pecado começa em nossos pensamentos. Nossos pensamentos nos levam pelo caminho da desobediência. O primeiro passo para andar na luz é aprender a interromper nossos pensamentos pecaminosos antes que eles nos levam à ação. É a ação tomada que realmente interrompe nossa comunhão com Deus.

Andando passo a passo na luz, diariamente peregrinando com Deus, sensibiliza o coração à Sua Palavra e a direção do Seu Espírito Santo. Quando permitimos que o Seu Espírito para ter o Seu caminho em nós, o Seu Espírito nos convence os pensamentos tentadores, irritado, e implacável e  nos lembra que eles são inaceitáveis para um criado à imagem de Deus. Enquanto nós respondemos a essa convicção com a obediência, comunhão permanece.

- Quais são algumas maneiras que voce pode garantir que voce caminhe passo a passo na luz?

Se voce se encontra em um lugar como eu estava no meu quarto de hotel naquele dia, ser honesto com Deus e consigo mesmo. Vou deixá-lo em segredo. Deus já conhece seus pensamentos!

Leia Salmo 139:1-6. O que essa passagem ensina sobre o conhecimento de Deus?

Quando sentimos que a convicção em nossos corações, é  nosso Pai amoroso intervindo em nossa bagunça para chamar-nos voltar a perfeita comunhão com Ele.

E não perca dois principais lições deste ensinamento.

- O Espírito Santo convence. A convicção é boa. Ela vem do coração do Pai de amor. Ele é bom. Ele é seguro. Ele é digno de confiança.

Satanás condena. Ele não é bom. Ele não é seguro. Ele é um mentiroso e pai da mentira. Nele, não há verdade em tudo.

Minha amada, Deus nunca nos condena. Romanos 8:1 diz: "Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus".

Pensamentos levam à ação:

O Espírito Santo conhece os nossos pensamentos. Ele conhece os  nossos pensamentos pecaminosos que levará a ações pecaminosas. Sua convicção interrompe os pensamentos impuros, desenho nos de volta através da Sua maravilhosa graça, assim, impedindo-os de que nos leva a ações pecaminosas.

Concordando com Deus sobre os nossos pensamentos pecaminosos levá-los para a luz. Ele permite que Deus trabalhe em nossos corações e mentes, não só para nos corrigir, mas também para nos treinar a pensar, a falar e agir de novas maneiras. Se não tomar medidas imediatas para caminhar de volta para a luz, deixamos a porta aberta para o inimigo para assumir o controle total dos reinados de nosso coração e nos leve mais fundo  na escuridão e ainda mais no pecado.

Então, nesse momento em que sentimos a condenação de Deus, em vez de permitir que o orgulho que  nos mantém como refém, vamos confessar e concordar com Deus sobre o nosso pecado e permitir que Ele nos leve para fora da escuridão para a luz do Seu amor e graça.

Eu escrevi uma oração que voce pode orar a próxima vez que voce se encontrar  nesse dilema.
Eu gostaria de ter tido esta oração em muitos momentos da minha jornada e teria sido diferente.

"Obrigada, Jesus, por falar em minha vida agora. É difícil ouvir Suas palavras de condenação. Eu ainda estou com raiva sobre o que me trouxe aqui. Mas confesso eu permiti que a raiva e o orgulho me fizesse refém. Concordo contigo neste momento que estás certo e eu errada. Eu não quero mais estes pensamentos para encher minha mente e estas palavras para vomitar de meus lábios. Perdoe me Pai. Renova meus pensamentos. Encha meu coração e mente com pensamentos que honram a Ti. Levam-me a meus próximos passos, então eu saberei como lidar com toda essa situação de uma forma que honra e glorifica a Ti".


- Voce está enfrentando uma batalha no seu coração agora? Olhe paa si mesmo e reflita!

Encorajo-vos a agir hoje. Use esta oração como ponto de partida.
Restaurar a comunhão com o Pai e com qualquer outra pessoa que voce precisa.
Personalize esta oração (descrita acima) e anote quaisquer medidas que Deus a leve a tomar.

No momento em que voce se encontra à deriva longe da luz e movendo-se na escuridão, mudar de direção e caminhar de volta para a Luz.

Deixo abaixo um script útil para seguir quando voce se encontra em algum lugar precário.
Interromper seus pensamentos.
Confesse seu pecado.
Vire-se.
Dê um passo atrás para a luz.
Passo para trás para a luz da Sua Palavra... Sua presença... Sua comunhão cristã...
 louvor e adoração... o estudo da Bíblia... oração.


Tire algum tempo para contemplar a sua comunhão com Deus. 
Voce encontra-se caminhando mais na luz ou nas trevas?
Quais as opções que voce precisa para fazer a caminhar de forma mais consistente na luz?

Comprometer-se a dar um passo hoje para voltar para, ou assegurar-lhe permanecer no governo, a luz de Deus.

Por favor, saibam que eu estou orando por voce durante a nossa jornada juntos.

Gostaria que voce compartilhasse seus pensamentos sobre o devocional, ou suas dúvidas.

Grandes bençãos para o dia de hoje!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...