terça-feira, 10 de setembro de 2019

Voce está orando?

  Efetivamente?

Elias era um homem com uma natureza como a nossa e orou fervorosamente para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu na terra. Então ele orou novamente, e o céu deu chuva e a terra deu seus frutos (Tiago 5: 17-18).

Aprendemos sobre a oração de Elias em dois lugares na Bíblia: 1 Reis 18 e Tiago 5: 17-18, onde Deus nos dá mais luz sobre a história. Juntando essas duas escrituras, fiz sete observações. 

Todos eles começam com a letra “P.” Coloquei isso em uma frase que espero que possa ser útil para você: Posicione-se em particular para orar o que Deus prometeu com precisão, paixão e persistência. 

Sete P's da Oração Eficaz

1. Privado

Elias subiu ao topo do Monte Carmelo (1 Reis 18:42).

Pense no que aconteceu: Elias invocou fogo do céu. As pessoas gritavam "O Senhor, Ele é Deus". Elias era o homem do momento. A multidão o teria aplaudido como uma celebridade do esporte, se ele tivesse ficado com eles. Mas Elias se afasta da multidão e vai ao topo do Monte Carmelo para orar.

Você encontra o mesmo padrão no ministério de Jesus. Ele acaba de realizar um grande milagre, curando a sogra de Simão Pedro. A cidade inteira fica sabendo disso e multidões se aglomeram. Eles trouxeram todos os enfermos e todos os oprimidos a Ele. Marcos diz que a cidade inteira estava às portas (Marcos 1:33). Jesus curou muitos. Mas na manhã seguinte, lemos que Jesus partiu e foi para um lugar solitário onde orou (1:35). Cristo se afasta da multidão e se entrega à oração. Isso é o que Elias fez também.

Orar com outras pessoas é importante, mas existe um tipo de oração que você só pode fazer sozinho. Os amantes gostam de ficar juntos a sós, e Deus, que é o grande amante da sua alma, quer um tempo sozinho com você. Jesus disse: “Quando você orar, entre no seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto” (Mateus 6: 6). Você faz isso?

AW Pink aponta: “fechar a porta” significa mais do que estar sozinho, “significa também acalmar nosso espírito, aquietar nossa carne febril, reunir todos os nossos pensamentos errantes, para que possamos estar em um quadro adequado para aproxime-se e fale com o Santo. ”

Isso é importante para todos os cristãos e especialmente para os líderes cristãos. A obra pública de proclamação deve ser seguida pela obra privada de intercessão.

2. Posição 

[Elias] curvou-se ao chão e colocou o rosto entre os joelhos (1 Reis 18:42).

Deus sempre fala com intenção e precisão, e o Espírito Santo preservou essa descrição vívida da postura de Elias quando ele orava. Imagine-o ajoelhado, com a cabeça totalmente voltada para o chão. O poderoso profeta parece uma pequena bola diante do Senhor.

Novamente, isso me faz pensar em nosso Senhor Jesus. É-nos dito que no Jardim do Getsêmani, “Ele se prostrou com o rosto em terra e orou” (Mateus 26:39). Muito provavelmente, Ele se envolveu em uma grande pedra.

Posturas diferentes são apropriadas para diferentes situações de oração. Você pode orar enquanto caminha e pode orar enquanto dirige, embora seja bom manter os olhos abertos se o fizer! A Bíblia não determina uma posição para a oração, mas freqüentemente registra a postura que as pessoas adotam na oração, o que deve significar que isso tem algum significado.

A linguagem corporal de Elias é significativa: fala de sua total dependência de Deus e de sua intensa seriedade diante de Deus. Pessoas estavam morrendo na seca. Isso durou três anos e meio. Esta oração é importante. Elias se ajoelha no chão e coloca o rosto entre os joelhos.

Descobri que, se devo me envolver em oração seriamente, preciso arranjar um tempo para me ajoelhar e abrir meu coração a Deus. É como dizer “Senhor, aqui estou eu de novo. Estou falando sério. Eu sinto o peso de quem você é. Eu sinto o peso do que trago para você. ”

3. Prometido

A palavra do Senhor veio a Elias, no terceiro ano, dizendo ... “Mandarei chover sobre a terra” (1 Reis 18: 1).

Quando Elias orou pedindo chuva, ele orou com confiança porque estava pedindo algo que Deus já havia prometido. A fé é uma resposta de fé à palavra de Deus. A oração que flui da fé tem o mesmo caráter.

Deus lhe deu um convite aberto para pedir qualquer coisa Dele. Mas a liberdade de pedir qualquer coisa não vem com o compromisso de Deus de dar tudo o que pedimos. A oração nunca é um meio de manipular Deus para algo que Ele não planejou fazer. Esse seria o pior tipo de idolatria.

É um grande erro imaginar que, se conseguirmos reunir fé suficiente, podemos de alguma forma fortalecer a Deus para que receba o que pedimos. Muitos de nós conhecerão alguém a quem foi dito que, se tivessem mais fé, seriam curados. Dizer isso é crueldade da pior espécie, acrescentando insulto à injúria para uma pessoa que sofre.

Elias orou pelo que Deus disse que faria, então cultive a prática de orar o que Deus prometeu. Veja como você pode fazer isso: Use a Bíblia como combustível para suas orações. Ore com uma Bíblia aberta e, ao ler a Bíblia, transforme o que Deus lhe diz de volta para Ele em oração.

Recentemente, eu estava lendo Daniel 12: 3: “Os sábios brilharão como o resplendor do céu; e aqueles que direcionam muitos para a justiça, como as estrelas para todo o sempre. ” Deus quer que Seu povo seja sábio, e levar uma pessoa à justiça é uma obra com valor infinito. Há combustível nisso para orar por pessoas em diferentes situações hoje. Amanhã haverá algo novo na escritura que fornecerá combustível para suas orações. Os motores funcionam melhor quando há combustível no tanque.

Coloque um pouco de combustível no tanque antes de ligar o motor da oração.

4. Ore

Então ele orou novamente, e os céus deram chuva (Tiago 5:18).

Por que devemos pedir a Deus algo que Ele já disse que fará? Se Deus já prometeu, por que orar? A resposta é que Deus decide não apenas  o  que acontecerá, mas também  como  acontecerá. Deus determina os  fins , mas também determina os  meios. O  que  é a Sua promessa,  como  é a nossa oração. Portanto, as promessas de Deus nos dizem o que devemos pedir.

AW Pink diz que as promessas de Deus são “o molde em que nossas petições devem ser feitas”. 

O que Deus deseja em Sua promessa será feito por meio de sua oração. Isso dá um significado enorme para nossas vidas e nossos ministérios, e especialmente para nossas orações. Somos colaboradores de Deus (2 Coríntios 6: 1).

5. Precisão

Ele orou fervorosamente para que não chovesse ... Ele orou novamente, e os céus deram chuva (Tiago 5: 17-18).

Elias foi muito claro no que pediu. Jesus perguntou a um homem: "O que você quer que eu faça por você?" (Marcos 10:51). O que você diria se Jesus lhe fizesse essa pergunta? Você pode ter um pedido para alguém que ama, mas se Ele o pressionasse e dissesse: “O que você quer que eu faça  por  você ” , o que você diria? Essa é uma ótima pergunta para falar em sua família, em seu pequeno grupo ou com seus amigos. E é muito mais difícil responder bem do que você pode imaginar.

Elias sabia o que queria e estava procurando a resposta. Algumas pessoas acham que o diário é útil para ser claro sobre o que perguntam e para procurar a resposta. Independentemente de como você fizer isso, é importante ser claro ao perguntar. O Deus Todo-Poderoso o convidou a perguntar, então peça!

6. Paixão

Elias orou com fervor (Tiago 5:17).

Literalmente, diz-se: “Em oração ele orou”. Esta é uma maneira hebraica de falar. Quando Jesus disse aos discípulos que “desejava ardentemente” comer a Páscoa com eles, as palavras que usou foram literalmente: “Desejei muito comer a Páscoa convosco” (Lucas 22:15). Aqui você tem o mesmo formulário. Havia vida e energia na oração de Elias.

É fácil, mesmo para os melhores cristãos, cair em uma sonolência espiritual na qual oramos com pouca fé, pouca energia e pouco desejo. Não há poder nesse tipo de oração. A oração de Elias era diferente. Ele orou com fervor. O que ele pediu importava para ele. Ele o apresentou a Deus com vida e vigor - em oração ele orou!

7. Persistência

E na sétima vez, ele disse: “Eis que uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem se levanta do mar” (1 Reis 18:44).

Elias orou pelo que Deus havia prometido. Ele orou com precisão e paixão, mas a resposta não veio de imediato. Ele mandou seu servo olhar para o mar em busca de um sinal de chuva. O servo voltou dizendo: “Não há nada” (18:43). Então, Elias disse: “Vá de novo”.

Veja o quadro: o profeta está orando. O servo está correndo - ainda nada. Elias diz ao servo: "Vá de novo!" Mais oração, mais vigilância - nada ainda.

Quando você chega à quinta ou sexta vez, você se cansa de orar e de olhar. Você pode ter orado pela sexta vez ou pela sexagésima vez ou pela seiscentésima vez. Jesus disse aos seus discípulos que eles deveriam sempre orar e não desistir (Lucas 18: 1).

Elias não desistiu. Quando seu servo olhou pela sétima vez, ele viu uma pequena nuvem e “em pouco tempo, o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva” (1 Reis 18:45).

Posicione-se em particular para orar o que Deus prometeu com precisão, paixão e persistência. Esse tipo de oração tem muito proveito! Vidas foram mudadas por meio da oração de Elias. As famílias serão mudadas, a igreja será mudada e você também será mudado através da sua oração.

Andrew Bonar escreveu este incentivo a um amigo:

Ó irmão, ore. Apesar de Satanás, ore; Passe horas em oração. Em vez disso, negligencie os amigos do que não ore. Em vez disso, jejue e perca o café da manhã, o jantar, o chá e a ceia - e durma também - do que não orar. E não devemos  falar sobre oração - devemos orar com sinceridade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...