segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Tempos difíceis

Uma dinâmica interessante da vida é a universidade do que parece ser mais pessoal.
Aqueles sentimentos difíceis dentro da gente, dentro de voce, que hestiam em admitir-nos?
Que luta interna voce faz para buscar pela paz?
A dor que mantém voce acordado à noite na cama, sacudindo e girando enquanto sua mente gira inquieta e incansavelmente?

Tudo faz parte do ser humano.

Deus plantou em nós o desejo de estar com ele.
E enquanto Ele nos confortar durante o nosso tempo na Terra, somente no céu sentiremos perfeita paz  e felicidade.
Até chegarmos ao nosso destino final, precisamos aprender a viver com os vazios internos que nos mantém ansiosos pela eternidade e, às vezes, nos fazem sentir saudades do céu.

Em Romanos 8:18, somos informados de que o sofrimento é temporário, e a dor que sentimos hoje não se compara à alegria que está chegando. Essa promessa é uma âncora para a alma, uma esperança em que se apega em momentos e dias sombrios.

Mas como lidamos com o sofrimento?
Como aplicamos as verdades consoladoras da Bíblia às duras realidades deste mundo?

Selecionei cinco verdades para voce lembrar em momentos difíceis:

1. Lembre-se de que voce não está sozinha (o).
Os tempos difíceis parecem isolados. Voce pode pensar que é a única pessoa cujo coração está sofrendo - mas não é.

A dor de todos parece diferente e ocorre em diferentes épocas do ano, mas todos sabemos como é se sentir triste, desanimado, rejeitado, culpado, dispensado, zangado, esquecido e esquecido por Deus no seu ponto de vista.

Observar as midias sociais pode fazer voce se sentir mais sozinho, se parecer que todos os outros agem juntos. Mas, como voce, as pessoas no seu feed de notícias, também tem dias bons e ruins. Dias eles balançam e dias eles são balançados. Dias eles esmagam a vida e dias que a vida os esmaga.

Quando voce se sentir sozinha, procure pessoas em quem confia.
Lembre-se de que Deus se revela através dos outros e, embora seja certamente importante orar e passar tempo com ele, voce também precisa de comunidade.
Deus nos criou para compartilhar o fardo um do outro e ajudar a levar um ao outro através de provações, e quando somos fracos, tomamos emprestada a força dos outros.
Apoiamos-nos nas pessoas que estão em um lugar saudável para experimentar o amor e a graça de Deus.

2. Lembre-se de que Deus não tem medo da sua bagunça.
Ao contrário dos humanos, a paciência de Deus é ilimitada. Em grandes e pequenas bagunças, Ele se importa, e mesmo as piores dificuldades não podem impedi-lo, porque as provações são a sua oportunidades de fazer o seu melhor trabalho. Seu poder é aperfeiçoado em fraqueza, e Seu ofício está no fim de sua corda.
Mesmo se voce não estiver confiante em Si mesma, poderá confiar nEle.
Voce pode demonstrar fé louvando-O antecipadamente por Seus planos e pelo trabalho que Ele pode fazer para trazer o bem de sua luta.

3. Lembre-se de que Deus é bom, o tempo todo.
Existem muitos mistérios que nunca entenderemos deste lado do céu. Eu nunca vou entender por que os bebes morrem, por que as pessoas morrem de fome, porque as crianças perdem os pais e os pais perdem os filhos, por que as pessoas são assassinadas e abusadas, e por que há tanta maldade, amargura e ódio nos corações das pessoas ao nosso redor.

O que eu sei é que Deus é bom, Deus é amor e Deus é luz.

Embora às vezes parece que as trevas está tomando conta, mas Deus terá a palavra final. Aquele em nós é maior que o do mundo, e essa é a nossa segurança máxima.
Um dia, Deus restaurará a ordem e aqueles que forem fiéis serão recompensados no céu.

Na Bíblia, há uma história sobre Jesus curando um cego. Quando os discípulos perguntaram se ele havia nascido cego porque havia pecado, Jesus disse: 
"Nem este homem nem seus pais pecaram. Isso aconteceu para que a obra de Deus fosse exibida em sua vida" 
João 9:3

O inimigo é real, e seu objetivo é nos separar de Deus e nos fazer duvidar de Sua bondade.
A maneira de fazer o inimigo correr é ficar perto de Jesus e confiar em Deus, mesmo quando voce não entende as circunstâncias. Arme-se com a verdade e a sabedoria de Deus, ore com afinco e confie que qualquer adversidade que voce enfrentar possa ser usada por Deus para servir a um bem maior.
Pode ser importante para a sua salvação ou para a salvação de alguém. Pode haver uma história maior em jogo.

4. Lembre-se dos milagres de Deus.
A Bíblia está cheia de milagres, mas um que é particularmente relevante aconteceu com Pedro. Os discípulos estavam em um barco que havia sido arrastado para longe da costa quando viram Jesus andando na água em direção a eles. Eles ficaram assustados e pensaram que era um fantasma, mas quando Jesus lhes disse que era Ele, Pedro disse:

  "Se és tu, Senhor, manda-me ir ter contigo, por sobre as águas" (Mateus 14:28)

Jesus disse: Venha - e com isso Pedro se levantou, saiu do barco e começou a andar sobre a água. Tudo estava bem até Pedro perceber o vento soprando contra ele, e de repente ele ficou assustado e Jesus disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?"

A maioria de nós somos como Pedro. Em vez de  nos maravilharmos com o milagre que Deus está operando em nossa vida - o fato de podermos andar sobre a água ou fazer algo que nunca sonhamos ser possível - nos distraímos com o vento. Tiramos os olhos de Jesus e começamos a afundar.
À medida que nos fixamos nas distrações, o medo e a dúvida surgem,.
Deixamos de notar a graça em ação em nossas vidas que nos levará a um amor maior por Deus e uma fé mais profunda.

Deus ainda está no negócio de realizar milagres, mas, como o tempo dele não é o nosso tempo, muitas vezes precisamos ser pacientes e esperar que Ele aja.

5. Lembre-se da alegria. 
Henri Nouwen disse uma vez: 
"A alegria não acontece simplesmente conosco. 
Temos que escolher a alegria e continuar escolhendo todos os dias".

Uma coisa aprendi, que vale a pena lutar pela alegria.
Algumas provações pesam tanto em nossos corações que tem potencial para nos arrastar para baixo e nos cegar para o que é bom, e embora certamente precisemos sentir pesar, não devemos viver na derrota. É possível deixar a alegria e a dor coexistirem, viver com esperança e orar pela paz sobrenatural que supera todo entendimento.

Nosso Deus é um Deus de restauração. Ele pode resgatar situações sem esperança.
À medida que aprendemos a correr com os olhos na linha de chegada - aquele prêmio da vida eterna  no céu - as provações terrenas se tornam suportáveis.
Recebemos a graça e o segundo vento que precisamos para permanecermos fortes e nos agarrarmos à promessa de que o melhor ainda está por vir.

Grandes bençãos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...