segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Salmo 23

Salmo 23 - O pastor comigo!

Voce tem alguma lembrança especial que surge quando lê, ouve ou pensa no Salmo 23?

Talvez fosse o Salmo favorita da vovó. Ou memorizado em algum momento da sua infância...Ou talvez tenha sido lido no funeral de alguém que voce ama (uma tia minha disse para suas filhas que quando ela morresse que fosse lido esse Salmo em seu funeral, as filhas cumpriram a promessa).

Creio que cada um tem uma lembrança.
Esta passagem desperta todos os tipos de emoções, não é verdade?

Foi Davi, que escreveu este Salmo e ele nos diz  logo no primeiro verso: "O Senhor é meu..." Ele então termina com "Pastor".

Pare um instante e reflita na palavra "MEU".
O verso não diz que o Senhor é "UM" pastor ou "NOSSO" pastor. Diz que Ele é "MEU" pastor. Para mim, "meu" significa posse pessoal.

Pergunte para qualquer criança. "Meu" significa que o brinquedo pertence a mim. E, nem se discute com ela, pois afirma que o brinquedo é dela, como se fosse o único brinquedo que ela tenha. Isso é posse pessoal.

Davi fala sobre Deus como se Deus pertencesse a ele e ele pertencia a Deus. Em outras palavras, o relacionamento é íntimo, seguro e permanente.


Amadas! voce, como Davi, fala sobre Deus como se Ele pertencesse 
a voce e voce pertencesse a Ele? 
Deus é pessoal para voce?

Quando penso no Senhor como meu pastor, me sinto segura com Ele. Eu vejo como Ele me guia através de pastos verdejantes e vales escuros. E, para ser honesta, quando realmente me aponto a Ele como meu pastor, sinto a liberdade de ser tão carente e dependente quanto uma ovelha.

O Salmo 23 não é um tipo de passagem do passado, do tempo passado, do não ser bom ou agradável. 

É pessoal. É uma passagem aqui e agora, de perto, sobre voce e seu Pastor.

Mas "pastor" é apenas uma maneira de ilustrar o caráter de Deus
Há muitos outros versículos na Bíblia que também descrevem como o Senhor é um Deus pessoal para voce.

Talvez hoje voce precise ser lembrado de como o Senhor é um Deus pessoal.

Quero compartilhar quatro passagens das Escrituras, que gosto, que usufruo, pois fala muito ao meu coração:


1. O Senhor é Minha Porção
"O Senhor é a porção da minha herança e meu cálice; 
tu és o arrimo da minha sorte" 
Sl 16:5

Quando voce considera que o Senhor é a sua porção, voce é lembrado de que Ele é tudo que voce precisa. Em todas as áreas da sua vida onde voce pode se sentir insuficiente ou fraco, amada, Ele é o suficiente.


2. O Senhor é Minha Rocha
"O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte". 
Sl 18:2

Com o Senhor como sua rocha, voce aprende que Ele se estabilizará e te ancorará quando a vida parecer instável. E quando Ele te firma, oh! amada!´voce é firme e inabalável.



3. O Senhor é Minha Salvação
"O Senhor é a minha luz e a minha salvação;
 de quem terei medo" 
Sl 27:1

Quando voce considera que o Senhor é a sua salvação, voce se refugia nele. Voce corre para Ele e Ele te recebe, defende, protege e preserva sua vida.

4. O Senhor é Minha Força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, 
e com o meu cântico o louvarei" 
Sl 28:7

O Senhor é a sua força e ajuda voce a lidar com os medos que surgem em voce. Ele lhe dá o que voce precisa para fazer o que quer que o dia leve.

Quando a Escritura lhe diz que o Senhor é seu pastor, sua porção, sua rocha, sua salvação, sua força... As Escrituras estão gritando a verdade com a intensidade de uma criança de 3 ou 4 anos - (um exemplo):
"O Senhor é meu! Meu pastor, minha porção, minha rocha, minha força. Meu!".

Vamos ser como crianças e tomar posse dessa palavra.

Eu amo isso!

Ele é um Deus pessoal agora, próximo e próximo a voce, minha amada. 
E Ele cuida de voce de forma bondosa, amorosa.

Deixe-se e explore as profundezas do cuidado de Deus por voce nesse salmo que creio que voce ama.

Se voce tiver, versos que possam nos aprofundar no cuidado de Deus para  nossas vidas, por favor, compartilhe conosco.

Grandes bençãos neste dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...