quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Dia 4 - Devocional - Andando na Plenitude

Dia 4 - Caminhar na Fé

"Deus é amor... Não há nenhum medo no amor. 
Mas o amor perfeito expulsa o medo"
1 João 4:16-18a



A passagem de hoje fala com uma emoção que me segurou em cativeiro em numerosas ocasiões na minha vida. Medo. E, eu sei que não estou sozinho nessa.

O dicionário define temer desta forma:


"uma emoção angustiante despertada pelo iminente perigo, o mal, a dor, etc., 
se a ameaça é real ou imaginado, o sentimento ou condição de ter medo".


Voce consegue entender as palavras que descrevem "ameaça", real ou imaginado??

Muitos de nós vivemos sob controle do medo. Muitas vezes surge de forma de uma condição... algo ruim poderia acontecer. É o "what if" = "e se". Meu avião pode ir para baixo no meio do ar.
Minha mamografia pode revelar um cancer. Eu poderia perder meu emprego. Meu filho pode ser sequestrado. Meu marido pode estar tendo um caso amoroso. Podemos ser capazes de não pagarmos nossas contas.

Na maioria das vezes, o nosso "poder condicional" não tem base na realidade. Ela encontra suas raízes em algo do nosso passado, algo que li on-line, ou visto na televisão.
Ele se agiganta na nossa imaginação e, eventualmente, ativa um estado de grande ansiedade.

Se tememos o conhecido ou desconhecido, o medo é um ladrão... como um trem desgovernado, ele rouba a nossa alegria, nossa paz, nosso contentamento. Ela nos rouba o sono. Na sua essência, o medo nos impede de viver uma vida abundante prometida por Deus.

Perguntei a algumas amigas para compartilhar seus medos.

Talvez voce encontrará seus medos relacionados aqui...

. "Eu temo que eu não sou bom o suficiente, eu não me encaixo no...".
. "Eu temo que eu nunca vou ser a mulher (esposa, mãe... preencher o vazio) que Deus e todo mundo 
   quer que eu seja".
. "Eu temo que nunca vou encontrar alguém que me ame".
. "Eu temo em falhar com as pessoas"
. "Eu temo medo de não conseguir entrar na faculdade que pretendo".
. "Tenho medo de ser traída".
. "Tenho medo do meu marido estar em um relacionamento amoroso".
. "Eu tenho medo de voar".
. "Eu tenho uma faculdade, mas temo que nunca vou encontrar um emprego na área".
. "Temo que meus filhos se machuquem ou fiquem doente, ou seja sequestrado".
. "Temo fazer escolhas erradas".
. "Tenho medo de perder meu bebe".
. "Tenho medo que não seja um bom pai para meus filhos".
. "Tenho medo de errar com meus filhos e que seja tarde demais para reparar o erro".
. "Tenho medo de deixar meus filhos seguirem seus passos, deixá-los crescer em que Deus os fez para
    ser, em vez de quem eu quero que eles sejam".
. "Tenho medo de sair da presença de Deus".
. "Tenho medo de alienar os meus amigos e familiares e de me sentir sozinha e isolada".
. "Eu temo que minha família não chegue a conhecer Jesus como seu Senhor e Salvador"
. "Eu temo a rejeição".
. "Eu temo o futuro, de como vou enfrentar meu ninho vazio".
. "Tenho medo de perder meu emprego".
. "Eu temo que eu / nós não teremos dinheiro no fim do mês para pagar nossas contas".
. "Tenho medo de ficar doente e ser dependente de outros".
. "Tenho medo de ser assaltada, sequestrada".

Se identificou com qualquer um dos seus medos? ou então:

. Liste seus medos. Como voce se sente quando voce está com medo?
. Como voce lida com o seu medo? Como voce enfrenta ou trabalha esse mecanismo de defesa com o medo?

Medos são inevitáveis porque temos um inimigo que se lança sobre os lugares de insegurança e ansiedade e amplia até que se tornem medos... às vezes nos paralisa com os medos. É o que fazemos com esses medos que importa.

Como filhos e filhas do único Deus verdadeiro, nosso Pai nos diz algumas coisas sobre o medo:

"Deus é amor... Não há nenhum medo no amor. Mas o perfeito amor lança fora o medo"
 1 João 4:16-18a

"Deus não nos deu um espírito covarde, mas um poderoso, amoroso e disciplinado espírito"
 2 Timóteo 1:7

Portanto, não temas, porque eu sou contigo; não te espantes, porque eu sou teu Deus. Eu te fortaleço, e ajudo, Eu o segurarei com a destra da minha justiça" 
Isaías 41:10

"Não to mandei voce? Seja forte e corajoso. Não vos assusteis; mão desanime, pois o Senhor teu Deus estará com voce onde quer que vá" 
Josué 1:9

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou" Romanos 8:37

Observe o que Paulo diz em Romanos 8:37. Nós não somos apenas vencedores; Nós somos mais que vencedores.

Nosso desafio, e meu objetivo para nós como filhas do Rei, é acreditar estas verdades tão profundamente que não só combater o medo mas também plenamente e superá-lo completamente!.

As Escrituras nós dá um processo:

Passo 1:: Reconhecer e confessar seu medo

Passo 2: Analisar e compreender o seu medo e de onde ela vem

Passo 3: Identificar uma verdade bíblica para combater e superar esse medo.

Lembre-se, quase todos os medos são "mights condicionais", significando que eles são  baseado no futuro. Eles ainda não aconteceram, ( mas pode acontecer) . Eles são "maybes". É mais provável que não vai acontecer, mas ainda temem.

Esse medo do desconhecido é muito real. É por isso que Deus usa a palavra  temer mais de 300 vezes na Bíblia. Deus sabia que iria lutar com ele, por isso Ele nos equipou com ferramentas e exemplos bíblicos para superar esse medo. Ele nos deu a Sua Palavra para falar a verdade sobre os nossos medos.

Vamos verificar o que aprendemos:

Deus é amor (1 João 4:16)

Pelo seu Espírito, Deus implanta Seu amor em nós (Efésios 1:13; Gálatas 5:22)

Como nossa fé amadurece, o amor de Deus vence em nós (1 João 4:17).

Em 1 João 4:17, João escreve:
"Esse amor é como o amor está aperfeiçoado entre nós".

versão NASB - "por isso, o amor é aperfeiçoado com a gente".

João foi específico em dizer como o amor de Deus trabalha em nós. Como permanecemos no amor de Deus, Seu amor "Cresce" em nós. Quanto mais andamos com Deus, o mais profundo nós vamos em Sua Palavra. Quanto mais fundo vamos em Sua Palavra, mais nos entenderemos e temos a capacidade de compreender o Seu amor e caminhar confiante no amor.

Voce sabe que voce é amada filha de Deus?

Sabe que Ele te ama e está satisfeito com voce?

Sabe voce é sua alegria e prazer?

Sabe voce é a menina dos seus olhos?

Tu és! E Ele te ama mais do que as estrelas do céu e as areias nas margens. Se voce quiser superar o medo, voce não deve apenas saber estas verdades, voce deve acreditar com todo o seu coração e caminhar confiante em si.

Como voce faz isso?

Ao ler a Palavra.
Aprender a Palavra.
Digerindo a Palavra.
Memorizando a Palavra.
Orar a palavra.

Permitir a Palavra de Deus para saturar cada parte do seu ser, porque sem a verdade reinar e governar sobre sua vida, voce  será facilmente seduzidos pelas mentiras de Satanás, envolvidos em seus esquemas e mutilado por sua astúcia.

Quando superamos nossos medos, somos mais ousados e corajosos; capaz de sair na fé para Deus.
Para amar... para servir ... para dar ... com confiança e sacrifício.

Saibam que eu estarei orando por voce durante a nossa jornada juntas.
Gostaria que voce compartilhasse seus pensamentos sobre o devocional de hoje.

Grandes bençãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...