quarta-feira, 24 de março de 2021

O Rio da Vida?

 O que significa a frase 'O Rio da Vida'?

A água é essencial para a vida e por isso há algo de fundamental no som da água correndo, que apela aos nossos sentidos. Tem um efeito relaxante. Árvores e arbustos costumam ser mais abundantes ao redor das margens dos rios. Eles prosperam perto de uma fonte de água, proporcionando sombra e alívio do sol. As pessoas se reúnem nas margens do rio para caminhar ou sentar-se, socializar e relaxar. É um bom lugar para estar, mas "O Rio da Vida" é o lugar para estar!

Na série Mulheres na Bíblia sobre Lídia de Tiatira (consulte  o post aqui - Lídia de Tiatira , comento que ela foi ao rio no sábado. Possivelmente ela estava lá apenas para se socializar com outras mulheres. Mas foi lá no rio que ela encontrou o 'Rio da Vida'. 

É uma frase e imagem freqüentemente usada na Bíblia, no Antigo e no Novo Testamento. Então, o que isso representa nas escrituras?

O uso do rio como imagem na Bíblia

A Bíblia começa com um rio fluindo do Jardim do Éden e termina com um rio na Nova Jerusalém, fluindo do Trono de Deus. O que foi perdido na Criação devido ao pecado, Deus redime e restaura totalmente na Nova Criação.

Apocalipse 22:17

O rio representa o fluxo sem fim da graça de Deus. Isso é personalizado pelo Espírito Santo, fluindo de Deus, como Ele é a fonte, e concedido por meio da obra de salvação de Jesus. O Espírito Santo não poderia vir até que a obra de salvação de Jesus estivesse completa.

Graça que salva, sustenta e capacita a vida flui do rio para aqueles que aceitam e crêem em Jesus:

  • Salvamento - Pela graça recebemos o amor de Deus, que restaura nosso relacionamento quebrado com ele.
  • Sustentação da vida - A Palavra de Deus, pela graça, fornece alimento espiritual, o conforto e a força para cada dia.
  • Capacitação de Vida - Somos capacitados e capacitados pelo Espírito Santo, pela graça de Deus, que traz crescimento espiritual e dá frutos em uma vida que floresce!

Escrituras relacionadas com a água da vida

Os profetas e escritores do Antigo Testamento olharam para o futuro até hoje:

“Com alegria você tirará água das fontes da salvação.” Isaías 12: 3

“Pois derramarei água sobre a terra sedenta, e riachos sobre a terra seca; Derramarei meu Espírito sobre sua descendência e minha bênção sobre seus descendentes ”.Isaías 44: 3

E Jesus anunciou este dia, sabendo que Nele e por Ele haveria o cumprimento:

“No último e maior dia da festa, Jesus se levantou e disse em voz alta:“ Quem tem sede venha a mim e beba. Quem acredita em mim, como dizem as Escrituras, rios de água viva fluirão de dentro deles. Com isso ele quis dizer o Espírito, a quem aqueles que acreditaram nele iriam mais tarde receber. Até aquele momento o Espírito não havia sido dado, visto que Jesus ainda não havia sido glorificado. ”João 7: 37-39

O último livro da Bíblia termina com um convite e uma mensagem de esperança:

“O Espírito e a noiva dizem:“ Venha! ” E quem ouvir diga: "Venha!" Que venha aquele que tem sede e que aquele que deseja receba a dádiva da água da vida ”. Apocalipse 22:17

Oração:

Voltemos à fonte, para receber de Deus, uma nova revelação de Sua graça, para nos capacitar a florescer Nele hoje, para Sua glória. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...