quarta-feira, 17 de março de 2021

Estudo Bíblico: Do Coração à Sabedoria - Amós - Março

 Bem-Vindo a mais um Estudo Bíblico dos Profetas Menores - neste mês estaremos falando sobre Amós.

Agradeço a cada um por se juntar a mim, enquanto compartilho uma visão bíblica dos 12 livros comumentes chamados de "Profetas Menores". Esses livros do Antigo Testamento, começando por Oséias e terminando com Malaquias, são menores apenas no que diz respeito ao seu comprimento, e não porque faltem significado.

"Portanto, ensina-nos a contar nossos dias,

 para que possamos aplicar nossos corações à sabedoria" 

Salmo 90:12

Amós foi chamado por Deus dos humildes campos de Tecoa para manejar a vara de correção sobre Seu rebanho rebelde em Jerusalém.

Mas o povo de Israel não quis saber disso!

Sua presença e pronunciamentos eram uma ofensa para eles.

Os governantes religiosos da época viviam na ilusão de sua própria grandeza e retidão. Como se atreve este humilde pastor a pronunciar sua voz contra nós! 


[Sublinhados, colchetes e palavras em negrito são adicionados para dar ênfase aos versículos das escrituras ao longo deste estudo.]

 Amós

Amós foi um dos muitos profetas que carregaram o fardo de advertir os israelitas complacentes e transigentes. Na verdade, o nome Amós significa “fardo, ou portador de fardo”. Ele era uma irritação para a casa de Israel e não era bem-vindo. Ele foi intimidado pelo padre local que disse para sair. Amós estava perturbando sua paz (fabricada).

Amós não pediu esse trabalho. Ele não veio de uma linha de profetas nem era filho de profeta. Ele era um pastor simples e colhedor de frutas, mas Deus o escolheu. E ele obedeceu.

"O leão urugiu, quem não temerá? o Senhor Deus falou, quem  pode senão profetizar?" Amós 3:8

 O mundo odeia a verdade e aqueles que ousam falá-la. Isso era verdade para Amós e é igualmente verdade para nós.

Mesmo em nossa grande nação, uma nação fundada em princípios divinos, a decência foi destronada. A Bíblia foi destruída e os corações se transformaram em pedra. As teorias são apresentadas como fatos e as Leis são reescritas para aplacar a consciência das massas.

 A verdade, como Amós, não é bem-vinda.

 Estamos cercados por uma transmissão de mentiras, e aqueles que nos divertem e nos informam vivem em seu mundo feito por eles mesmos, onde a falsidade é sua língua nativa.

Onde o assassinato evoca indiferença, não choque; a depravação atrai prazer, não vergonha. Onde a civilidade apodrece no prato, enquanto o ódio é empanturrado como um favo de mel.

Para eles ". transformaram o juízo em fel, e o fruto da justiça em cicuta ”(Amós 6:12).

Quando você pronuncia a voz da razão; quando você pronuncia a sabedoria que vem do alto, ódio e escárnio virão.

Mas não importa quantos se reúnam e gritem seu consenso contra a verdade de Deus, eles não prevalecerão.

"Ainda que as mãos se juntem, o ímpio não ficará impune, mas a semente dos justos será libertada". Provérbios 11:21 

Por três transgressões e por quatro. .

No livro de Amós, há padrões poéticos de repetição em que Deus fala contra a maldade das seis nações vizinhas de Israel: Damasco, Gaza, Edom, Tiro, Amom e Moabe, terminando com os pecados de Judá e Israel.

Por três transgressões e por quatro. os pecados dessas nações não são esquecidos. Deus se lembra de como eles trataram Israel e uns aos outros e declara o que acontecerá com todos eles.

Embora as nações de Israel e Judá tenham sido separadas por Deus - “Somente vós conhecestes de todas as famílias da terra” (Amós 3: 2) - seus pecados eram muitas vezes piores do que as nações gentias que os rodeavam.

"Pois eu conheço as suas múltiplas transgressões e os seus grandes pecado: eles afligem os justos, eles aceitam suborno e desviam os pobres na porta da sua direita" Amós 5:12

Deus levantou profetas, mas eles ordenaram que parassem. Ele deu-lhes um plano de conduta que eles desmoronaram ansiosos para cometer fornicação e adultério, para sacrificar seus próprios filhos e viver por ganhos enganosos e pelas mentiras de seus pais.

Israel não estava andando com Deus e Deus estava farto.

"Podem andar dois juntos, a menos que estejam de acordo"? Amós 3:3

Visto que Israel acumulou violência e roubo em seus palácios (Amós 3:10) e serviu a deuses pagãos como Moloch e Chiun (Amós 5:26), Deus enviaria um adversário para derrubá-lo e arrastá-lo de sua terra.

Israel seria devorado como a presa de um leão. Quando um pastor tira pedaços de seu rebanho da boca de um leão, apenas um remanescente de Israel escaparia (Amós 3:12). E somente por causa da tremenda misericórdia de Deus Ele prometeu “Não destruirei totalmente a casa de Jacó” (Amós 9: 8).

 Deus não faz o mal

 "Será que tocará a trombeta na cidade e o povo não terá medo? Haverá mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?" Amós 3:6

"E ainda que vão para o cativeiro antes de seus inimigos, dali darei ordem à espada, e ela os matará; e porei os meus olhos sobre eles para o mal, e não para o bem". Amós 9:3

Satanás é o autor de todas as coisas más. Ele pega o que é bom e o transforma em morte e decadência.

Os tradutores da Bíblia King James, no entanto, tiveram dificuldade em traduzir certas palavras com significados complexos do hebraico e grego para o inglês.

O mal era um deles. Nas citações acima, mal significa “adversidade, calamidade ou aflição”. Deus retirou Sua mão de bênção dos israelitas, permitindo guerra, pestilência, fome, seca e quebras de safra, e mesmo com tudo isso, “contudo não tornastes a mim, diz o Senhor” (Amós 4: 6-11) .

Deus traz aflição ao que não se arrepende. Ele permite que a aflição irrite aqueles que se recusam a mudar. (E às vezes, como em Jó 2:10 e 42:11, Deus permite o sofrimento para testar o caráter de Seus filhos.) Mas Deus nunca cria o mal.

O Rei Saul foi uma das poucas pessoas no Antigo Testamento que Deus deu de Seu Espírito, mas por causa da desobediência de Saul, ele foi removido . Em 1 Samuel 16:14, o texto diz que quando o Espírito de Deus se afastou dele, “um espírito maligno da parte do Senhor o perturbou”. Já que sabemos que o mal não vem de Deus, a resposta para essa confusão na tradução é que, por causa de sua rejeição por Deus, Saul experimentou um espírito de tormento, uma depressão debilitante e uma consciência profundamente perturbada diretamente relacionada à sua desobediência a Deus.

Deus é o autor do bem. Nada de bom vem a nós, exceto por meio de Deus. E se alguma vez nos afastarmos da sabedoria e da justiça de Deus, nada podemos esperar senão o oposto do bem: adversidade, calamidade e aflição.

 O significado de Betel e Gilgal

"Por isso diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivereis; mas não busqueis Betel, nem entre em Gilgal, e não passes a Berseba; porque Gilgal certamente irá para o cativeiro, e Betel virá a nada" Amós 5:4-5 

Betel era originalmente um lugar sagrado e santo onde Deus falava com Jacó enquanto ele sonhava em seu travesseiro de pedra. Este é o lugar onde Deus abençoou Jacó e sua futura semente e mudou seu nome para Israel.

Porém, muitos anos depois, os israelitas pecaram gravemente em Betel. Foi lá que o rei Jeroboão fez dois bezerros de ouro para adoração. Ele colocou o outro em Dã e nomeou sacerdotes que não eram dos filhos de Levi, como Deus instruiu. Ele ordenou um dia de festa que ele mesmo planejou e disse: “Eis os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito” (1 Reis 12:28).

Os israelitas pegaram os elementos da terra ao seu redor, pegaram o que podiam manipular e substituíram o Deus verdadeiro. Eles pegaram Deus e o reduziram a algo que eles podiam controlar. Isso é verdade para as igrejas de hoje. 

Existem muitos “Betéis” trazendo heresias abomináveis ​​porque é o que as massas querem. Eles preferem ter algo brilhante e feito pelo homem do que contemplar (e ser responsabilizados por) Deus.

A palavra “Gilgal” (em hebraico para roda ou rolamento ) mais tarde se tornou um nome geral de lugar, como a cidade ou o rio, mas no início era um lugar específico. 

Em Josué, Gilgal era o nome do acampamento base do qual Josué e os homens com ele conquistaram Jericó na Terra Santa. Josué dedicou a Deus a vitória da derrota de Jericó construindo um monumento circular como local de adoração.

 "E o Senhor disse a Josué: Hoje, removi de vós o opróbio do Egito; pelo que o  nome daquele lugar se chamou Gilgal até o dia de hoje" Josué 5:9 

Originalmente, as pedras que compunham o gilgal vieram do meio do rio Jordão. O mesmo rio Jordão em que João Batista começou seu ministério e onde Cristo foi batizado e o Espírito Santo desceu sobre ele. Essas pedras podem representar as verdades e crenças básicas que temos em Cristo; um lugar onde começamos nossa jornada de vida espiritual.

Com isso em mente, podemos ver por que Deus advertiu os israelitas a não buscarem Betel nem entrarem em Gilgal. Eles haviam corrompido completamente esses lugares, zombando da adoração e poluindo o que era sagrado. Ele não queria mais disso.

Cristãos à vontade

“Ai dos que estão à vontade em Sião. Vós que afastais o dia mau e fazeis que se aproxime o assento da violência ”(Amós 6: 1,3).

O “dia mau” foi exatamente essa profecia de sua destruição! O aviso que Amós deu, eles se demoraram pensando que certamente não cabia a eles darem ouvidos agora. Mas, oh, eles estavam errados!

Deus deu a Seu povo uma escolha antes de sua destruição quando disse: “Odeie o mal, ame o bem e estabeleça o juízo na porta: pode ser que o Senhor Deus dos Exércitos seja misericordioso com o resto de José” (Amós 5:15).

{A propósito, Deus é referido como o Senhor dos Exércitos , ou Deus dos Exércitos , 235 vezes na Bíblia, oito delas no livro de Amós. 

A palavra “anfitriões” significa “massa de pessoas; exército ou companhia ”e se refere ao inumerável corpo de anjos de Deus. Ele criou Seus ministros flamejantes do fogo como seres eternos e os envia para nos ajudar, Seus filhos, e para executar Seu julgamento à Sua vontade.}

Deus implora a Seus filhos que considerem quem Ele é.

Ele é o Deus que fez Orion e Plêiades (constelações que os homens nomearam e adoraram), que transforma a sombra da morte na manhã, que derrama as águas do mar na face da terra. E quem fortalece o fraco contra o forte (Am 5: 8-9).

"Pois, eis que aquele que forma as montanhas, cria o vento e declara ao homem qual é o seu pensamento, que faz as trevas da manhã, e pisa nos lugares altos da terra, o Senhor, o Deus dos Exércitos, é seu nome". Amós 4:13 

Deus lhes diz o que pensa por meio dos profetas que escolheu (Amós 3: 7), mas eles estavam mais preocupados com o lazer (Amós 6: 4-6) e em manter as coisas como estavam do que em honrar a Deus.

Toda a opulência de seu estilo de vida e a observância fingida de seus dias santos e a melodia de suas canções Deus odiava (Amós 5:21, Isaías 1: 14-18)!

E junto veio Amos para que eles soubessem disso.

 Eles vão odiar você por dizer a verdade

É preciso ter um espírito humilde para aceitar a correção e ouvir a verdade incômoda de que precisamos para vencer nossos pecados. Em vez disso, nossa natureza humana se irrita quando confrontada, aponta o dedo para quem está falando e prefere a mentira “venha como está, fique como está”.

Venha como você está - SIM

Fique como está - NUNCA 

Como era nos tempos da Bíblia e especialmente agora, as pessoas vão desprezar a verdade justa e aqueles que a falam.

 "Eles odeiam aquele que repreende na porta, e eles abominam aqueles que fala com retidão" Amós 5:10

Isso faz do homem um transgressor por uma palavra, e arma um laço para i que o reprova na porta, e desvia o justo por uma coisa vã" Isaías 29:21 

Muitas pessoas que se sentam em igrejas hoje pensam que estão para o céu. Eles escolheram ouvir os líderes que dão as mãos ao mundo e dizem à sua congregação que eles são bons o suficiente do jeito que são. E por causa desse absurdo, eles não crescem espiritualmente de forma alguma. Esses pastores os mandam para casa iludidos. Mas o que Deus disse?

 "Aí de voces que desejam o dia do Senhor! Para qeu fim é para voce? O dia do Senhor são trevas e não luz" Amós 5:18 

Para eles, o tempo do fim ou o dia do Senhor não será o que esperavam. Eles se recusam a acatar as advertências e se arrependem, assim como os israelitas nos dias de Amós. Eles são como uma cesta de frutas de verão. Eles são colhidos e maduros para o arrependimento ou à beira da decadência (Amós 8: 1-2). É um ou outro. Para aqueles que professam a Cristo, a hora é agora.

E à medida que as pessoas continuam enganando a si mesmas, a palavra de Deus se torna escassa.

 "Eis que dias vêm, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome à terra, não fome de pão, não fome de água, mas de ouvir as palavras do Senhor" Amós 8:11

Paulo fala em 2 Timóteo sobre aqueles que preferem ouvir o que não os ofende.

 "Pois chegará o tempo em que não suportarão a são doutrina; mas, segundo suas próprias concupiscências, amontoarão para si mestres, tendo coceira nos ouvidos; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" 2 Timóteo 4:3-4 

Nunca nos ofendamos com a sã doutrina. Vamos sempre comparar o que ouvimos dos outros com o que está realmente escrito na palavra de Deus.

Como acontece com a maioria dos livros de profecia, Deus lida com os que não se arrependem e previne qualquer um que queira ouvir. Com o julgamento iminente, Ele também nos dá uma saída para nossa condenação auto-infligida.

Quando escolhemos a vontade de Deus em vez da nossa, Ele promete um reino vindouro de restituição e abundância.

 "Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que o lavrador alcançará o segador e o pisador de uvas ao que semeia; e as montanhas destilarão vinho doce, e todas as colinasa se derreterão" Amós 9:13 

Quando obedecermos a Deus agora, querido cristão, não seremos capazes de conter as bênçãos do futuro, haverá tantas.

No livro de Amós, Deus fala Suas palavras de vida para aqueles que querem ouvir. Ele quer que julguemos entre o certo e o errado sem dar desculpas e que amemos os outros enquanto defendemos Sua verdade.

E se estivermos cheios do Seu Espírito, podemos e iremos.

 "Mas deixe o julgamento correr como águas, e a justiça como um ribeiro poderoso". Amós 5:24

Até o mês de Abril - No dia 15 apresentando Profetas Menores - "OBADIAS".



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...