terça-feira, 30 de março de 2021

Estamos Dormindo?

O Jardim do Getsêmani na base do Monte. das Oliveiras nos dá imagens comoventes de Jesus enquanto Ele busca seu Pai em angústia e dores de parto, enquanto o que sabemos da Semana que e aproxima do clímax na cruz.

O lugar em si carrega muito simbolismo. O nome do jardim representa um lagar ou lagar de azeite . Aqui, rodeado por oliveiras colhidas e transformadas em azeite, começava a paixão de Jesus.

Ele também seria esmagado.

Nesta noite, Ele sentiria a agonia esmagadora que estava prestes a enfrentar e imploraria a Seu Pai para considerar se não havia outra maneira de realizar Sua vontade. Foi um profundo esmagamento de Seu coração e espírito que precederia o esmagamento de Seu corpo quando Ele seria espancado e então crucificado.

Jesus e seus discípulos teriam caminhado aqui após a refeição da Páscoa que compartilharam juntos. A Páscoa era sempre na época da lua cheia, então o luar iluminaria o caminho que eles tomaram. Ele já havia falado sobre o que aconteceria com Ele quando partisse o pão e servisse o vinho, mas o que os discípulos realmente entenderam?

Ele os convidou para compartilhar esta noite com Ele, este grupo de elite que havia caminhado com Ele durante Seus três anos de ministério. Eles ouviram Seus ensinamentos, viram Seus milagres e desfrutaram da intimidade de Sua companhia, que era somente deles.

E, claro, havia os três mais próximos a Ele (Pedro, Tiago e João) que, mesmo nesta noite, foram escolhidos para ir mais longe com Ele no jardim, onde Ele cairia de joelhos. Esses três foram escolhidos para estar com Ele e observaram Sua transfiguração. Eles eram talvez seus companheiros mais próximos e agora foram convidados para outro momento muito sagrado.

Ao ler a passagem e como os discípulos responderam à necessidade Dele e como Pedro, Tiago e João adormeceram, posso sentir angústia por Jesus em Sua solidão. Confesso que me sinto muito crítico em relação aos discípulos por deixarem de vigiar com Ele, orar com Ele, estar verdadeiramente com Ele.

Jesus disse-lhes que daria a vida e seria tirado deles e pediu-lhes que vigiassem e orassem. Temos uma imagem semelhante quando Elias diz a Eliseu que ele será levado, mas Eliseu não se afasta nem tira os olhos de Elias.

Pedro, Tiago e João, porém, adormeceram apesar da tentativa do Senhor de despertá-los mais de uma vez. Mesmo que Ele tenha compartilhado com eles que Sua alma estava extremamente triste até a morte, a preocupação deles por Ele não os mantém alertas para ministrar a Ele.

O que me incomoda tanto?

Acho que há algo dentro de mim que me pergunta se também deixo de me preocupar com Seu coração, Seu desejo por minha companhia. Com que frequência penso ou mesmo considero isso?

Talvez sejamos mais parecidos com esses discípulos do que gostaríamos de admitir.

Eles estavam cansados. Eles tinham estado com Ele ministrando dia após dia, cuidando do ministério e cuidando do povo. Agora eles falham em cuidar dEle, de Seu coração, nesta hora negra.

Eles têm estado tão ocupados fazendo a obra do ministério que são insensíveis ao Seu desejo de um relacionamento com eles acima de tudo?

Sou eu? Você está? Podemos ser levados a fazer tantas coisas boas para Ele a ponto de termos pouca energia para simplesmente estar com Ele?

No final das contas, Ele ofereceu graça a eles assim como faz a nós, mas sou atraída de volta para a realidade de que Ele parou de orar e foi até eles. O que Ele estava procurando deles, esperando? Nunca saberemos.

O que me lembro ao ler a passagem de Mateus 26 é o seguinte:

Não quero ficar muito cansada, muito cansada, muito envolvida com as ocupações da vida ou ministério que, quando Ele vier e simplesmente quiser passar um tempo comigo, adormeço e perco o tempo que Ele reservou para mim.

 Esta passagem não é a única passagem nas escrituras que fala sobre estar disponível e pronto para estar com ele. Vemos quando Maria escolhe a melhor parte. Vemos isso na parábola das virgens tolas, quando não têm azeite e perdem o aparecimento do Senhor.

Senhor, ajuda-me, ajuda-nos, a estar à tua disposição, a estar alerta, a estar pronto e a ter tempo para estar contigo a prioridade. Você nos deu tudo o que tinha, sem poupar nada. Desperte meu coração, nossos corações, para o que você mais deseja de mim, de nós.

Bençãos, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...