quinta-feira, 25 de março de 2021

Série: Mulheres da Bíblia - Dia 25 - A Bíblia ensina que as mulheres são "subordinadas"??

 Tenho lido, pesquisado, meditando na palavra de Deus nos últimos tempos sobre os tópicos da feminilidade bíblica, mulheres como líderes, mulheres ensinando homens e submissão no casamento. 

Estou preparando uma série sobre o tema: Feminilidade Bíblica.

Mas, hoje senti no coração de postar uma questão: "Será que a Bíblia ensina que as mulheres são subornidadas?".

Essa é uma pergunta importante a ser feita - até mesmo as mulheres cristãs questionam?...

Quando eu pesquisei e li alguns manuscritos como: John MCArthur, Nancy D. Wolgumuth, John Piper, Bruce Ware e Wayne Grudem, encontramos as palavras "subordinado" e "subordinação" para se referir às mulheres repetidamente. 

A razão pela qual esta é uma formulação tão proeminente entre esses autores (porque eles fazem parte de um sistema de crença sobe ou desce com base na validade de sua nova doutrina conhecida como Subordinação Eterna do Filho (ESS) - não vou entrar em detalhes, porque desconheço essa doutrina - só li algumas citações)... e encontrei uma citação interessante do professor e fundador dessa doutrina (ESS). Wayne Grudem: "Claro, se isso não é verdade entre os membros da Trindade, então também não pe necessariamente verdade entre marido e mulher".

O que ele quis dizer, que se o Filho não foi e não está eternamente subordinado ao Pai, então Grudem admite que também não podemos dizer que as esposas são "subordinadas" aos maridos. Interessante, não é? Exatamente por isso que digo que a resposta à pergunta irá sustentar ou destruir completamente o sistema de crenças conhecido como complementarismo.??? é preciso muito conhecimento nessa área...

O significado da palavra "subordinado". O que precisamos entender é que as palavras significam algo e, como resultado, precisamos ter cuidado com as palavras que escolhemos usar. À medida que avançamos e abordamos a definição orbital completa da palavra "subordinado"

Definição da palavra "subordinado" de acordo com:

 1. Dicionário Oxford: SUBORDINAR

 - adjetivo:  inferior na classificação ou posição: / de menor ou secundária importância

- substantivo:  subordinado, substantivo plural: subordinados - uma pessoa sob a autoridade ou controle de outra dentro de uma organização ; tratar ou considerar como de menor importãncia do que qualquer outra coisa ; tornar subserviente ou dependente de outra coisa.

2. Michaelis: SUBORDINAR 

- (sub+ lat ordinare - estabelecer uma ordem de dependência do inferior ao superior;

- submeter ou sujeitar-se, cingir-se, limitar-se

Agora quero que leia essa definição com Cristo em mente. 

Perturbador, não é?. Agora, no que diz respeito às mulheres. vamos examinar cada definição e abordá-las , farei isso porque as mulheres é ponto principal deste post... mas novamente leia o que se segue com Cristo em mente.

Aos olhos de Deus, as mulheres são "inferiores em posição" em comparação com os homens? 

Não. Embora vejamos o desígnio de Deus para o casamento como aquele em que a esposa voluntariamente escolhe se submeter ao marido, isso não a torna, como mulher, inferior em posição em comparação ao marido. Gálatas 3:29 diz: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há hpomem nem mulher; porque todos voces sãoi um em Cristo Jesus".

Isso teria sido uma coisa revolucionária de se dizer em uma cultura patriarcal como era a cultura judaica da época. Paulo está dizendo que não há diferença entre escravos e homens livres (embora possamos pensar que haveria uma diferença de posto ou posição), e o mesmo vale para homens e mulheres. 

As esposas podem se submeter aos seus maridos (e deveriam!), mas Deus não fez com que metade de sua  criação humana fosse subordinada ou subserviente à outra metade. As mulheres não são inferiores aos homens diante de Deus - aos olhos de Deus, homens e mulheres estão em pé de igualdade perante Ele.

Além disso, em Gênesis 2:18 a mulher foi criada para ser "ezer" - que traduzido quer dizer "ajudadora".

O significado completo da palavra "ezer" é facilmente descoberto simplesmente estudando cada instância em que essa palavra hebraica é usada no Antigo Testamento.

Vemos que o verdadeiro significado da palavra conota um guerreiro forte, protetor, competente e salvador. Isso está longe de ser subordinado!

Se aceitarmos a prática de referi-nos às mulheres como subordinadas e, portanto, de importância menor ou secundária (ou, por extensão, referir-nos a Cristo como sendo de importância menor ou secundária para o Pai!) - então teremos alguns problemas maiores.

Isso deveria ser desnecessário dizer, mas aparentemente não pe mais o caso em nossos círculos mais conservadores.

Homens e mulheres foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:26-27);

Adão viu Eva como sua igual (Gênesis 2:23);

homens e mulheres são ambos co-herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Romanos 8:17); 

são herdeiros juntos da graça da vida (1 Pedro 3:7);

e são igualmente embaixadores de Cristo (2 Coríntios 5:20).

Os homens não são menos importantes que as mulheres e as mulheres não são menos importantes que os homens.

Uma pessoa sob a autoriedade ou controle de outra - Com certeza já vimos, mas suponho que vale a pena repetir: as esposas não devem estar sob o controle ou governo de seus maridos. Apesar do que alguém disse uma vezs sobre eu e meus filhos serem "subordinados" (do meu marido)... eu não sou filha do meu marido e meu marido não é meu pai. 

Nossos maridos não são nossas "autoridades" no sentido de que então podem (ou mesmo deveriam) "nos submeter". Em nenhum lugar das Escrituras encontramos um versículo para apoiar tal ideia. As passagens sobre submissão são dirigdas apenas às esposas, tornando  a submissçao algo que as esposas devem escolher voluntariamente realizar. Essas passagens nunca são dirigidas aos maridos. Longe de os maridos terem o direito de "controlar" suas esposas, eles só são orientados a amá-las sacrificialmente e não serem amargos contra elas (Efésios 5:25-33, Colossenses 3:19), habite com eles com entendimento (1 Pedro 3:7) e dê honra a eles (1 Pedro 3:7) - É isso ai. E se os maridos não o fizerem? Suas próprias orações serão impedidas (1 Pedro 3:7) e qualquer marido que "traiçoeira" com sua esposa vai contra a vontade de Deus para o casamento (Malaquias 2:14-15).

Aqui entra em jogo outra palavra que não tem nada a ver com o casamento cristão: "subserviente".,

A definição de "subserviente" é preparado para obedecer aos outros sem questionar. Independentemente do que alguns possam dizer, a submissão bíblica de uma esposa ao marido niunca tem o objetivo de se referir a "obedecê-lo" "sem questionar". 

Em primeiro lugar, "submissão" não é igual a "obediência".

A palavra grega para "submeter-se" em Efésios 5:22 para as esposas aos seus maridos não é a mesma usada para "obedecer" em Efésios 6:1 para os filhos aos pais.

Além disso, devemos apenas nos submeter aos nossos maridos, "segundo convém no Senhor" (Colossenses 3:18).

Em outras palavras, não nos submetemos sem questionar. Nós nos submetemos de todo o coração aos nossos maridos como esposas piedosas, mas somente quando a liderança deles não é uma orientação para áreas do pecado. Se um marido alguma vez pede a sua esposa que peque, ela deve reconhecer o lugar de Deus em sua vida como sendo acima de seu marido e "obedecer a Deus antes que ao homem" Atos 5:29.

Em segundo lugar, embora meu marido sustente financeiramente nossa família e nos proteja com tudo o que ele é (ambos pelos quais sou extremamente grataependente" do meu marido. Devo depender apenas de Deus (João 15:5 ; 2 Coríntios 1:8-9 ; 2 Coríntios  ; Salmo 121:1-2, etc) e não tenho outro deuses12:9-10; Filipenses 4:13; Salmo 121:1-2 e etc... e não tenho outros deuses diantre Dele Êxodo 20:3.

Não há lugar para subordinação - Podemos conhecer e conferir cada aspecto da definição de "subordinado" e refutamos biblicamente cada um. Não há, portanto, nenhum lugar no corpo de Cristo, a igreja, para a subordinação das mulheres que com muita frequência ocorrer. A subordinação das mulheres acontecia nos tempos bíblicos (tanto no Antigo quanto no Novo testamento), e isso irritou a Deus tanto quanto o irrita agora. Ele vê Suas filhas,  metade de toda a sua criação humana, como sendo tão preciosas, tão valiosas, tão feitras à Sua imagem quanto Ele faz com Seus filhos. E Ele não considera levianamente quando Seus filhos procuram subordinar Suas filhas a serem subservientes.  Nem nós devemos.

Se as palavras significam algo (e significam!). Então considere este um toque de clarim para todos nós: eduque-se sobre o significado da palavra "subordinado" e, em seguida, como resultado, apague-o de todos os seus escritos sobre mulheres e seus papéis no Reino de Deus.

A subordinação das mulheres não tem lugar nbo desígnio de Deus, e a mudança tem que começar conosco.

Deus vos abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...