sexta-feira, 12 de março de 2021

Série: Mulheres na Bíblia - Dia 13 - Mulheres Piedosas

Hoje vamos ver as Características das Mulheres Piedosas da Bíblia - Parte I 

A ideia de ser uma mulher piedosa pode parecer intimidante. Na verdade, toda mulher pode ser uma mulher piedosa. Mas o que isso significa e quais são as características das mulheres piedosas na Bíblia? 

Vamos analisar o que significa ser piedoso e olhar para exemplos de mulheres piedosas na Bíblia, vendo o que elas têm em comum umas com as outras e conosco.

O Que Define Uma Mulher Piedosa?

Primeiro, o que significa "Piedosa".

- A Bíblia de Cambridge define “Piedosa” como “Obedecer e respeitar a Deus”. 

- Dictionary.com diz isso, “a qualidade ou prática de se conformar às leis e desejos de Deus; devoção e retidão moral: Ser sábio é viver em piedade, refletindo a natureza do reino de Deus no curso da vida diária. 

Definitions.net define “Piedosa” desta forma, “piedoso; reverenciar a Deus, seu caráter e leis; obediente aos mandamentos de Deus por amor e reverência a seu caráter; conformado com a lei de Deus; devoto; justo; como, uma vida piedosa. ”

A palavra vem de Deus + mente e na verdade significa semelhante a Deus. Os cristãos são instruídos nas epístolas a ser "como" Jesus. Jesus nos disse para seguirmos Seu exemplo em muitas coisas, como lavar os pés, amar uns aos outros e obedecer ao Pai.

Esperançosamente, isso lhe dá a garantia de saber que, visto que seu desejo é se conformar à imagem de Jesus e obedecer aos mandamentos de Deus com reverência, você é uma mulher piedosa. Sim, existem outras características que podem ou não fazer parte da sua vida e vamos olhar para elas.

Esta declaração resume ser uma mulher ou pessoa piedosa - refletindo a natureza do reino de Deus no curso da vida cotidiana.

Defini 10 características para as Mulheres Piedosas: Sincera, Sábia, Digna, Humilde, Ter um Espírito conduzido, Amor, Submissão a Deus, Fé, Altruísta, Mulher de Valor, 

Vou destacar entre tantas Mulheres na Bíblia, três  Mulheres Piedosas para este post: Ester, Mulher de Provérbio 31 e Débora.

Vamos começar com Esther. Ester era uma mulher hebraica que vivia em Susã uma região que então era a Pérsia. Os judeus tiveram permissão para começar a reconstruir o templo por um governante e então o próximo, Dario, colocou um fim nisso. Em seguida, veio o rei Assuero. O rei Assuero havia dado um banquete, provavelmente honrando a si mesmo e sua riqueza. Perto do final do banquete, ele ordenou que sua esposa, a rainha Vasti, que viesse mostrar sua beleza. Ela recusou a oferta, que era um grande insulto ao rei, e foi banida por desonrá-lo. A busca por uma nova rainha começou.

Um judeu chamado Mordecai tinha criado uma bela jovem judia que era filha de seu tio. Seu nome era Ester. Ester foi levada voluntariamente junto com muitas outras mulheres para a casa do rei sob o olhar vigilante de Hamã. Para encurtar a história, Ester trabalha em sua beleza por um ano, aparece diante do rei com outras mulheres e é escolhida para ser a próxima Rainha. Ela encontrou grande favor aos olhos do rei e ele se apaixonou por ela. Na verdade, ela foi muito bem recebida por todos. Seguindo o conselho de Mordecai, ela não revelou a ninguém que era judia. Ao longo do caminho, ela ajuda Mordecai a ser reconhecido e homenageado pelo Rei por salvar sua vida. Mas, o rei logo se esquece de tudo sobre Mordecai e o que ele fez.

Haman, um homem que serviu ao rei, é promovido e espera-se que todos se curvem a ele. Mordecai se recusa e acende a raiva de Haman. Quando Haman descobre que Mordecai é judeu, ele decide que seria melhor matar todos os judeus junto com Mordecai para eliminar todo o problema. Mordecai fica sabendo do plano e entra em luto. Os servos da rainha Ester contam a ela o que aconteceu e ela elabora um plano para expor o orgulho e os planos malignos de Haman. Ela “nasceu para uma época como esta”.

Ester decide realizar um banquete de dois dias com apenas dois convidados - o rei e Haman. O ego de Haman está ainda mais inflado. Ele imediatamente constrói uma forca para pendurar Mordecai. Mas, uma noite agitada passada lendo, lembra o Rei de Mordecai e o rei decide que quer homenagear Mordecai. Na manhã seguinte, ele diz a Haman que deseja homenagear alguém que "trouxe muito prazer ao rei". Hamã presume que o rei está se referindo a ele - é claro! Então, ele ajuda o rei a planejar uma incrível cerimônia de homenagem.

Na segunda noite de banquetes, Haman e o rei estão presentes. O rei já perguntou a Ester 2 vezes o que ela quer e hoje é a noite em que ela vai contar a ele. O rei novamente diz: “ Seja qual for o seu pedido, Rainha Ester, você será atendido; o que você quiser, até metade do reino, será feito . ”

Pedido de Ester - Ester responde desta vez com seu pedido: Leia em sua Bíblia Ester 7:2-4 .

O rei pergunta quem é essa pessoa que quer matar seu povo e ela responde que é Haman. 

As coisas ficam cada vez piores para Haman ao longo do dia e ele finalmente é enforcado na forca que construiu para Mordecai. Mordecai recebe a posição que Haman ocupava e o mal é purificado da Pérsia, salvando a nação judaica da aniquilação. Esther salvou seu povo.

Ester tem 10 características de uma mulher piedosa:

  1. Sabedoria - em como ela abordou o problema
  2. Uso adequado de autoridade
  3. Amar
  4. Submissão - para Mordecai e o Rei
  5. Coragem - ela sabia o que tinha acontecido com Vasti
  6. Humildade
  7. Paciência
  8. Trabalho em equipe
  9. Unidade

Isso pode parecer uma lista elevada e impossível, mas não é. Ester era apenas uma mulher judia que vivia na Pérsia com milhares de outras mulheres. Ela era uma ninguém colocada em um lugar de renome por Deus.

Aqui está como você obtém sabedoria: "Agora, se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá com generosidade e sem censura; e será dado a ele. Mas que ele peça com confiança, sem duvidar de nada; pois o que duvida é como uma onda no mar, agitada e impulsionada pelo vento. Na verdade, essa pessoa não deve pensar que receberá alguma coisa do Senhor, porque é vacilante, instável em todos os seus caminhos". Tiago 1: 5-8 

Segunda Mulher Piedosa - A Mulher Divina Em Provérbios 31

A primeira vez que li Provérbios 31, me senti um fracasso total como mulher, esposa e mãe. Afinal, ela fez tudo e com perfeição. Mais tarde, percebi que o Provérbio estava cobrindo uma vida inteira, não apenas uma temporada de sua vida. No entanto, ela ainda é um exemplo aparentemente grande a seguir.

Eu quero usar um parenteses aqui e usar a Bíblia Judaica Completa para talvez dar a você uma compreensão diferente da mulher de Provérbios 31.

Na tradição judaica esses versículos 10-31 foram escritos e foi um símbolo da presença feminina na Torá e na sabedoria. Nos lares judeus, esses versículos são lidos todas as sextas-feiras à noite após o início do sábado, geralmente por um homem que homenageia sua esposa. A mulher virtuosa é exaltada como todas as mulheres que brilham a luz de Deus por meio de suas vidas e ações. Estas são mulheres ministrando!

Aqui estão algumas características das mulheres piedosas na Bíblia tiradas de Provérbios 31 na Bíblia Judaica Completa:

1. Seu coração está ligado ao bem-estar dos outros .
2. Ela é criativa e engenhosa, irradiando sua própria beleza de uma maneira única.
3. Ela cuida de si mesma, mas sabe que é mais do que apenas um corpo físico: ela emana essa beleza de sua alma também na servidão e no amor.
4. Ela tem plena consciência de seu lugar no plano de Deus, aproveitando cada momento com intenção.
5. Essa mulher prática e espiritual alinha seus pensamentos, corpo e ações pelo bem do céu.
6. Ela aborda a vida com firmeza e avança apesar dos obstáculos.
7Ela pode ser solteira, ela pode ser casada; ela pode trabalhar em casa, ela pode ser uma executiva corporativa; ela pode ser uma adolescente ou uma avó.
8. Seja ela quem for, ela é a “eschet chayil: a mulher que se esforça para viver uma vida plena de serviço a Deus.

 Acho que a última declaração resume tudo - “ela é uma mulher que se esforça para viver uma vida plena de serviço a Deus”. 

As mulheres fazem isso como esposas, mães, amigas, nos negócios, em todas as vocações, dando e amando os outros como Cristo ama. Provérbios 31: 10-31:

  1. Versículos 10-12 - ela é uma esposa confiável que trabalha para o bem de seu marido.
  2. Versículos 13-15 - ela não é preguiçosa. Ela está disposta a trabalhar duro para sustentar sua casa.
  3. Versículos 16-18 - ela é uma empresária experiente que também "se entrega ao trabalho".
  4. Versículos 19-20 - ela abraça e ajuda os pobres e necessitados sem nunca esquecer sua família
  5. Versículos 21-22 - ela planeja e se prepara para o futuro
  6. Versículos 23-24 - ela e seu marido trabalham para o bem de sua comunidade
  7. Versículos 25-27 - ela é sábia e vigilante
  8. Versículos 28-31 - ela teme a Deus e suas obras falam de seus louvores

A mulher de Provérbios 31 é uma coleção de muitas mulheres. Nem todo mundo é esposa, mãe ou mulher de negócios. Em vez de se concentrar em ações específicas, olhe para a base de sua vida - o serviço a Deus.

Melhor traduzido como mulher heróica ou mulher de valor.

 Vamos ver outro exemplo de mulher piedosa: Débora -  era uma mulher, profeta, esposa e juíza em Israel e todos os dias, ela tomava seu lugar sob a palmeira, onde as pessoas vinham até ela para seus julgamentos. Não sabemos de onde ela veio ou como acabou nesses papéis, mas ela é lembrada por sua sabedoria e coragem. Ela era uma mulher heróica, uma mulher de valor. Débora ouviu e obedeceu a voz de Deus e, junto com Jael, foi responsável por vencer uma batalha crucial travada contra Jabim, o rei cananeu. Não há outra mulher como Débora na Bíblia. Ela era uma mulher, profeta, juíza, guerreira, esposa e possivelmente até uma mãe! Em uma pequena seção do Livro dos Juízes, você vê um trecho de sua vida como uma mulher de autoridade, servindo a Deus de maneiras que apenas os homens tradicionalmente serviam. Mesmo assim, os homens a respeitavam e obedeciam, como vemos no exemplo de Baraque, o general que ela comandava.

Débora ouve a Deus - Sob o comando de Deus, Débora convocou Baraque para pegar seu exército e derrotar Sísera, o capitão do exército de Jabin e todo o exército de Sísera de acordo com as ordens de Deus. Debora foi com Baraque porque ele disse que não faria isso sem ela! Ela o avisou que, por isso, ele venceria, mas não receberia nenhuma honra por matar Sísera porque uma mulher o mataria. Baraque travou a batalha enquanto Deus colocava Sísera e todo o seu exército em pânico.

Sísera fugiu do campo de batalha, enquanto o exército de Baraque matava todos os outros homens ali. Sísera correu para a tenda de um aliado, e Jael, a esposa de seu aliado, o viu. Jael o chamou, convidando-o a entrar. Ela deu abrigo a Sísera, leite para beber, um cobertor e, quando ele adormeceu, ela enfiou uma estaca em sua cabeça. Jael então viu Baraque procurando por Sísera e o convidou para entrar em sua tenda. Lá, Baraque viu o cumprimento das palavras de Débora para ele.

Duas mulheres muito corajosas / piedosas derrotaram o inimigo por meio de sua obediência e coragem. Você pode ler sobre ambos no Livro dos Juízes, capítulos 4-5.

Continuemos Amanhã com Mais Mulheres Piedosas na Bíblia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...