domingo, 7 de março de 2021

Série de Estudo da Palavra - Bíblia KJV - Dia 3

 Rápido / Acelerar

A  indústria Hollywood gosta de polvilhar seus roteiros com as Escrituras de vez em quando para atrair um público mais amplo e parecer culturalmente experiente. Raramente eles têm uma idéia do verdadeiro significado por trás do que citam.

The Quick and the Dead (O rápido e o morto), um faroeste dos anos 1990, é um exemplo. Seu título infere que é melhor você ser rápido no empate ou você não vai durar muito nesta terra. Mas essa mesma frase aparece três vezes na Bíblia King James e a palavra “rápido” não tem nada a ver com velocidade!

Eu amo a versão da Bíblia King James. Acredito que seja a tradução mais precisa e bonita que podemos ler.

Mas existem algumas palavras antiquadas e palavras que mudaram de significado ao longo do tempo, que podem nos fazer lutar pelo dicionário ou concordância mais próximo.

Nesta série, pego palavras com as quais podemos não estar familiarizados fora do contexto bíblico ou que podem ser confusas para nossas sensibilidades inglesas dos dias modernos, e exponho seu significado original dentro do contexto do versículo.

Usando  a Concordância Exaustiva de Strong da Bíblia  e  o Dicionário Expositivo Completo de Vine de Palavras do Antigo e do Novo Testamento , é minha esperança trazer clareza e ampliar nossa compreensão de muitas passagens bíblicas amadas e obscuras da KJV.

 ∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗

Rápido— vivo; portanto  crua (carne); fresco (planta, água, ano); Forte; vida (ou coisa viva).

retirado  de preservação da vida,  daí o sustento, também a carne viva, recupera-se, revive

viver, (literal ou figurativamente); vida, vida, viver, vivo, animado

Acelerado— viver, (literal ou figurativamente) reviver, manter vivo, sair vivo, fazer vida, prometer vida, deixar viver, preservar vivo, recuperar, restaurar, salvar vivo, Deus salve

vitalizar, revitalizar (literal ou figurativamente); dar vida, dar vida; tirado de uma coisa viva e  para gerar vida, para resgatar da morte;  também: abundante com, rico ; copiosamente, abundantemente rico 

Acelerado

denotando união, com ou juntos, completude ; e para reanimar conjuntamente com

 Animar - vivificar

 Acelerando

∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗∗

Sublinhado, colchetes e palavras  em negrito são adicionados  para dar ênfase nos versículos bíblicos  ao longo deste estudo .]

 Rápido / Acelerar

"Os quais hão de prestar  contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos" 1 Pedro 4:5

"Conjuto-te, portanto, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, o qual julgará os vivos e os mortos em sua vinda e em seu reino" 2 Timóteo 4:1

"E Ele nos ordenou que pregássemos ao podovo e testificássemos que ele (Cristo foi ordenado por Deus para ser o Juiz dos vivos e dos mortos". Atos 10:42

Nenhuma das ocorrências da palavra Rápido encontrada na Bíblia KJV se refere a ser rápido, apressado ou rápido.

 

 Nenhuma das ocorrências da palavra rápido  encontrada na Bíblia KJV se refere a ser rápido, rápido, apressado ou rápido. Nenhum.

Rápido nas referências das escrituras acima significa VIVO . Uau, o quê? Sim. Rápido (zaō ) significa “viver”.

Pedro e Timóteo estão falando sobre o julgamento de Deus sobre aqueles que morreram e aqueles que ainda estão vivos em Sua vinda e novamente depois do período de mil anos de Seu reino.

Existem duas ressurreições mencionadas nas Escrituras.

A primeira é na segunda vinda de Cristo, imediatamente após a grande tribulação (leia Mateus 24; Apocalipse 13; Daniel 7). Aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão e todos os  crentes que ainda estão de pé serão transformados em um piscar de olhos (isso é RÁPIDO!) Em seres espirituais e reinarão com Cristo por mil anos (1 Coríntios 15: 51-53).

E a segunda ressurreição é depois que os mil anos terminaram no julgamento do Grande Trono Branco. Pouco antes disso, Satanás é libertado de suas cadeias e passa a enganar as nações (novamente! Apocalipse 20: 3; 7-8).

Cada alma não chamada por Deus que morreu antes do milênio de Cristo e aqueles que viveram e fizeram sua escolha dentro do milênio serão julgados no Livro da Vida. (Eu amo profecia, não é? Leia Apocalipse 20 e Daniel 12: 1-2).

"Tu, que me modraste  grandes e dolorosas angústias, me  vivificarás novamente e me farás subir das profundezas da terra". Salmo 71:20

"Se não fosse o Senhor que estava do nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós: então eles  nos devoraram rapidamente, quando sua ira se acendeu contra nós. Salmo 124:2-3

O salmista está dizendo “seríamos engolidos VIVOS se Deus não estivesse do nosso lado”. (Não é verdade, meus amigos?)

A mesma coisa está sendo dita em Números 16:30 quando Deus abriu a terra para engolir a rebelião de Corá, Datã e Abirão. “Eles [vão] descer rapidamente para o poço.”

Sim, mais uma vez “rápido” aqui não está se referindo a velocidade ou agilidade no julgamento, embora eu tenha certeza que era, mas que o chão os engoliu VIVOS.

E dez vezes no Salmo 119 sozinho, o salmista clama a Deus para vivificar ele : vida promessa, revive, save vivo ) de acordo com a palavra de Deus, formas, justiça, juízos, e sua misericórdia.

"Pois a Pala vra de Deus é rápida, poderosa e mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, perfurando até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e médulas, e é um discernidor deos pensamentos e intenções do coração". Hebreus 4:12

  A palavra de Deus está viva , meus amigos.

Está repleto de verdades vivificantes e julgamentos amedrontadores. Temos tudo de que precisamos para a vida e a piedade nas páginas deste livro.

 A palavra de Deus está viva, meus amigos. Está repleto de verdades vivificantes e julgamentos amedrontadores. Temos tudo de que precisamos para a vida e a piedade nas páginas deste livro.

A palavra de Deus atesta a Palavra de vida, Jesus Cristo:

Sendo o resplendor de sua glória e a expressa imagem de sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder, quando ele mesmo havia pourificado nossos pecados, sentou-se à direita da Majestade das Alturas" Hebreus 1:3

 Cristo, o Pão da vida, o Maná do céu, falou aos Seus discípulos sobre o sustento físico e espiritual, dizendo: “É o espírito que vivifica ; a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos disse são espírito e são vida (João 6:63).

"Mas, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os ortos habita em vós, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito ue habuta em vós". Romanos 8:11

 Foi Deus Pai que ressuscitou nosso Senhor.

É a própria essência de Deus que flui dos céus e habita dentro de cada um de Seus escolhidos.

É pela fé e obediência em Cristo que Deus prometeu nos vivificar . Para nos resgatar da morte e revitalizar-nos com o Espírito de Seu querido Filho  grego zōopoieō ; zōos = vivo, poieō = fazer).

Pois asssim como o Pai levanta os mortos e os vivifica; assim também o Filho vivifica aqueles quer quer.

Porque o Pai a ninguém julga, mas confiou ao Filho todo o julgamento. Não te maravilhes com isto: porque vem a hora em que todos os que es tão nas sepulturasa ouvirão a sua voz. E sairá; os que fizeram o bem para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação". João 5:21-29

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Agora, se alguém nãpo tem o Espírito de Cristo, ele não é dEle". Romanos 8:9

 Nossa natureza carnal nos condena à separação de um Deus santo. Mas é o Espírito de Cristo  em nós que nos separa do mundo e nos dá força para superar nossos pecados e viver dos frutos desse mesmo Espírito (Gálatas 5: 22-23).

Somos completos em Cristo, "Na qual também vós sois circuncidados com a circuncisão feita sem mãos, tirando o corpo dos pecados da carne pela circuncisão de Cristo: E vós estando mortos em vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, ele vivificou juntamente com ele, tendo perdoado todas as ofensaas" Colossenses 2:11-13

 Nossa fé em Cristo, a habitação de Seu Espírito e nossa morte diária para o eu garantem nosso  despertar  (abundantemente, abundantemente rico; vida) na última trombeta.

"Porque o próprio Senhor descerá do céu cpom grane alarido, à voz do a rcanjo e ao som da trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro: Então nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para encontrar o Senhores nos ares; e assim estaremos para sempre com o Senhor. Portanto, confortem uns aos outros com estas palavras" 1 Tessalonicenses 4:16-18

 Você está confortado, querido cristão? Eu sou.

 Eu amo um bom estudo de palavras, você não? Espero que você tenha recolhido, junto comigo, algumas dicas adicionais sobre as ricas palavras usadas na Bíblia KJV.

Junte-se a mim na próxima vez, enquanto eu mostro outra palavra que podemos aprender o significado em profundidade juntos. 

Até o Abril - Dia 12 - CONHEÇA

 Permanecendo na videira, 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...