sexta-feira, 5 de março de 2021

Série: Mulheres na Bíblia - Dia 6 - Sifra e Pua

 Sifra e Pua - As mulheres que desafiaram um Faraó

Quando José foi esquecido por muito tempo, surgiu um novo faraó cujo desejo era enfraquecer Israel. Seu tratamento com o povo de Deus piorou cada vez mais, culminando em seu terrível decreto de que os meninos em Israel deveriam ser mortos ao nascer. A quem foi dada esta tarefa terrível? Duas parteiras, Shifra e Pua, cujo amor e temor a Deus lhes deram força e coragem para desafiar o Faraó.

Para entender o contexto bíblico leia em Êxodo 1:8-22

Por que o faraó queria matar os recém-nascidos do sexo masculino?

Se o Faraó queria destruir a população hebraica, por que ele simplesmente não exterminou todos eles? Porque o povo de Israel forneceu a mão-de-obra necessária para os projetos de construção do faraó (ver versículo 11).

Seu desejo não era exterminar completamente toda a população, mas sim enfraquecê-la como uma força militar potencial. Venha, vamos lidar com eles com astúcia, para que não se multipliquem e, se a guerra estourar, eles se juntam aos nossos inimigos e lutam contra nós e escapam da terra. Êxodo 1:10

Homens eram os únicos recrutados para as batalhas. Nesse plano de longo prazo, ele estava, portanto, maximizando sua força de trabalho atual, mas limitando o futuro potencial militar do povo de Israel.

Ironicamente, em sua crença de que a força dos hebreus estava enraizada em seus homens, ele falhou em explicar a coragem, sagacidade e desenvoltura de suas mulheres. Duas dessas mulheres eram Sifra e Pua.

Quem eram Sifra e Puá - Nota de pesquisa: Superficialmente, da forma como o versículo 15 é traduzido, parece que as parteiras eram mulheres hebraicas. No entanto, nos manuscritos antigos, a frase conforme aparece em hebraico também pode ser traduzida como “parteiras para as mulheres hebraicas”. Isso levou a divergências entre os estudiosos da Bíblia sobre se Sifra e Puá eram parteiras hebraicas ou egípcias. Os estudiosos que acreditam que se tratam de mulheres egípcias acham difícil ver como um faraó, considerado um deus, confiaria uma tarefa tão importante (embora má) a duas mulheres hebraicas. Como elas poderiam ser confiáveis ​​para realizá-lo? Para o Faraó, confiar sua ordem a dois indivíduos implica um certo nível de confiança e segurança de que eles cumpririam sua vontade. Se fossem egípcios, é mais fácil explicar por que Faraó confiaria neles. 

Outros argumentam que eram de fato mulheres hebraicas. As relações complexas entre as nações e suas populações escravas tornam essa possibilidade muito real. Por exemplo, considere Daniel, um homem hebreu que ocupou uma posição poderosa na corte de uma nação estrangeira. Seria possível que as parteiras fossem mulheres hebraicas ocupando posições de influência no Egito?

Independentemente de as parteiras serem egípcias ou hebraicas, sua coragem é excepcional. Como mulheres egípcias, elas teriam adotado um Deus estrangeiro e rejeitado seu próprio deus (faraó). Como mulheres hebraicas, elas estariam desafiando a própria entidade que queria destruir seu povo.

As parteiras estão diante do Faraó - Sifra e Puá estão entre uma história de indivíduos bravos e corajosos, como Oskar Schindler durante o Holocausto e Harriet Tubman durante o período da escravidão americana, que desafiaram governos e instituições para salvar pessoas da tortura e do extermínio. Mas coragem não é ausência de medo.

Quando Sifra e Pua decidiram desobedecer ao Faraó e não mataram os meninos, elas o fizeram sabendo muito bem o risco sobre suas próprias vidas. Aqueles momentos antes de serem convocados para comparecer diante do Faraó e prestar contas de suas ações devem ter sido absolutamente aterrorizantes. Uma vez questionados pelo Faraó, eles dão a seguinte resposta: “Porque as mulheres hebraicas não são como as egípcias, pois são vigorosas e dão à luz antes que a parteira venha até elas.” Êxodo 1:19

O Faraó pareceu bastante satisfeito com a resposta e não parece que recebeu qualquer represália contra elas. É difícil saber por que sua resposta foi satisfatória.

Havia algo particular na resposta que culturalmente fazia sentido para o Faraó? Onde as mulheres serviam fiéis ao Faraó em todos os outros assuntos e ele, portanto, optou por ignorar sua transgressão? 

Ou Deus interveio em favor das mulheres? Não saberemos a resposta deste lado da eternidade. No entanto, apesar da escolha do Faraó de ignorar o fracasso das parteiras, ele ainda estava comprometido com seu objetivo final. Ele, portanto, elevou seu decreto ordenando a seu próprio povo que jogasse os meninos hebreus no Nilo.

Como Deus recompensou Sifra e Puá? A Bíblia não nos diz, mas de acordo com as traduções: A ESV traduz a recompensa como "ele deu-lhes famílias" e a KJV como "ele fez casas para elas". A maioria das traduções segue o caminho da ESV, mas algumas, como NASB e NET, usam a palavra “família”. 

Essa interpretação do texto seria consistente com a recompensa que Deus deu a outra mulher que, por meio de seu ato de coragem, salvou o povo de Israel, Raabe. Ou a recompensa que Deus deu a Rute, que deixou seus deuses e sua própria família para seguir o Deus de Israel.

Lições que podem aprender com Sifra e Puá.

1. Escolhendo o temor de Deus versus o medo do homemPor que as parteiras optaram por desobedecer ao Faraó? O texto declara sua motivação no versículo 17. Eles temiam a Deus. É tão simples quanto isso. Sifra e Puá nos ensinam que o temor de Deus deve sempre prevalecer. Quando presos entre uma pedra e um lugar duro, devemos escolher Deus e fazer a coisa certa. "E não tema aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Em vez disso, tema aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno". Mateus 10:28

Felizmente, nosso Deus é bom e gracioso e não servimos a um Deus distante cujo desejo é nos atingir com raios em qualquer chance que Ele tenha. Servimos a um Deus que busca relacionamento, que nos vê e nos ama, mas não devemos esquecer quem Ele é. Ele é o Deus todo-poderoso e todo-poderoso. Deus nos ama profundamente, mas a segurança desse amor deve estar entrelaçada com o conhecimento de que Ele é o criador de tudo.

Homens e mulheres maus podem procurar nos destruir e podem ter sucesso em destruir nosso corpo físico, mas eles nunca podem nos separar do amor de Deus. E descansamos na esperança de que um dia nossa mente e nosso corpo serão perfeitamente restaurados e estaremos para sempre com o Senhor.

"Pois estou certo de que nem a morte nem a vida, nem os anjos, nem os governantes, nem as coisas presentes nem as coisas por vir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação, será capaz de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 8:38-39

Para os dias de hoje: Vamos pensar em como isso pode afetar nossa vida cotidiana. Temos medo de escrever sobre Jesus nas redes sociais porque temos medo do que as pessoas podem dizer? Se nossos amigos se desviaram do que é certo, ficamos calados com medo de perder a amizade? Temos medo e se estamos em um lugar onde pregar o evangelho é ielgal, temos medo da prisão, tortura ou até mesmo da morte?

Em cada decisão, devemos ser sábias e usar a sabedoria sobre como usar a sabedoria em nossas decisões do dia a dia. Há momentos para ficar em silêncio, mas devemos ser honestos conosco mesmos, quer a sabedoria ou o medo estejam nos restringindo.

2. Quando a desobediência civil é necessária

A desobediência civil é o ato de desobedecer a uma ordem ou lei de forma não violenta. Sifra e Puá experimentaram a desobediência civil quando se recusaram a seguir as ordens do Faraó.

Na maior parte, nós, nos encontramos em um país onde ainda podemos praticar nossa fé e expressar nossas opiniões abertamente. Mas mesmo aqui, haverá momentos em que a desobediência social será necessária, especialmente quando estivermos defendendo um grupo de pessoas que estão sendo tratadas injustamente. 

Mas a desobediência civil deve sempre estar associada às instruções de Deus em Romanos 13: 1-2 . Caminhamos em uma linha tênue quando optamos por participar da desobediência civil. Biblicamente, é justificado quando as leis e regulamentos são contrários à palavra de Deus, como quando Faraó queria matar os meninos. Sifra e Puá foram biblicamente justificados em suas ações e confirmados por Deus quando Ele os recompensou. No entanto, é uma decisão que devemos tomar em oração, com humildade, e devemos usar a palavra de Deus como nosso medidor. "Que toda pessoa esteja sujeita às autoridades governantes. Pois não há autoridade exceto de Deus, e aquelas que existem foram instituídas por Deus.  Portanto, quem resiste às autoridades resiste ao que Deus determinou e quem resistir incorrerá em julgamento". Romanos 13:1-2

3: Deus olha para o coração

A resposta que Sifra e Puá deram a Faraó quando ele os questionou parece ser a passagem mais difícil para os comentaristas. Vamos revisar a resposta das parteiras. “Porque as mulheres hebraicas não são como as egípcias, pois são vigorosas e dão à luz antes que a parteira venha até elas.” Êxodo 1:19

Sifra e Puá mentiram e os comentaristas bíblicos têm dificuldade em conciliar por que o versículo imediato diz: “então Deus tratou bem com as parteiras”. Se as mulheres mentissem, por que Deus as recompensaria?

Um comentarista chegou a dizer que as mulheres não mentiam e que as mulheres hebraicas eram realmente capazes de dar à luz sozinhas. As mulheres hebraicas provavelmente eram mais fortes do que as egípcias devido às difíceis circunstâncias que foram forçadas a suportar. No entanto, não é razoável acreditar que as parteiras não ajudaram em nenhum parto de um menino hebreu. Houve um engano claro da parte deles, mesmo que fosse apenas uma meia-verdade.

Existem vários versículos bíblicos sobre o quanto Deus não gosta dos mentirosos. Este versículo em Provérbios se destaca. "Os lábios mentirosos são abomináveis ​​ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite". Provérbios 12:22

Então, por que Deus os recompensaria?

A razão pela qual todos temos dificuldade em responder a essa pergunta é que deixamos a religião permear nosso pensamento. É exatamente assim que os fariseus operavam. Eles olharam para cada regra e lei e tiraram o amor da equação, mas esse não é o nosso Deus.

Deus não estava recompensando suas mentiras, ele estava recompensando sua fidelidade, mesmo que mentir fosse parte disso. Sifra e Puá não eram mentirosas perpétuos que costumavam mentir para seu próprio ganho pessoal. Eram mulheres presas entre uma pedra e uma situação difícil, tentando fazer o melhor para ser fiéis ao único Deus verdadeiro. Deus estava olhando para seus corações!

Ninguém em sã consciência pegaria os heróis do Holocausto e negaria os riscos que eles correram para salvar milhares de judeus da tortura e da execução porque mentiram para alcançar esse objetivo. Todos aqueles heróis mentiram. Eles tiveram que usar o engano para um bem muito maior.

Deus entende que somos seres imperfeitos em um mundo imperfeito que às vezes operamos em áreas cinzentas. E assim como Deus condenaria um fariseu que segue todas as regras e leis sem um pingo de amor em seu coração, ele recompensaria uma pessoa que tropeça na vida cometendo erros a torto e a direito, mas cujo coração é altruísta e cheio de amor.

4. Aprendendo a ser Mulheres (Ezer) - Ajudadora

Sifra e Puá eram verdadeiras mulheres “ezer”. 

Ezer é a palavra hebraica por trás da tradução em inglês de “ajudante” em Gênesis 2:18. Deus disse que criou a mulher para ser uma “ezer” para o homem. Esta palavra “ezer” é a mesma que Deus usa para descrever a si mesmo quando resgatou Israel e seu povo de várias guerras e dificuldades.

Ser um resgatador é ser uma ajudante, uma mulher “ezer”. Essa é a essência do que Sifra e Puá. Por meio de seu ato de desafio, Sifra e Puá resgataram os meninos. Eles também abriram o caminho para outros dois ajudantes, Miriam e Joquebede, que resgatariam Moisés. Essas quatro mulheres estabeleceram a base para que Moisés pudesse se tornar o líder que Deus o designou para ser. Mas a jornada de Moisés começou com quatro fortes mulheres “ezer” atrás dele.

Frequentemente, quando pensamos sobre as características de quem somos como mulheres, "boa mãe", esposa amorosa, amiga paciente, podem vir à mente. Mas com frequência pensamos em nós mesmos como salvadores? 

Nem todos nós estaremos em uma situação em que teremos a oportunidade de salvar um povo inteiro da execução, mas existem outras maneiras de resgatar aqueles ao nosso redor.

Sidra e Puá são heróinas pouco conhecidas que não são mencionados com frequência nas discussões sobre grandes mulheres da Bíblia. E ainda, o exemplo que eles nos deixam é notável. Que todas nós busquemos ser mulheres “ezer” como as duas parteiras que temiam a Deus mais do que a um faraó

Amanhã - Dia 7 - Abigail

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...