domingo, 21 de março de 2021

Série: Mulheres na Bíblia - Dia 22 - Lídia de Tiatira

 Uma mulher incomum? Atos 16: 11-15,40.

No primeiro século, era incomum que as mulheres tivessem seu próprio negócio? Os registros históricos revelam que, embora a sociedade romana não permitisse que as mulheres ganhassem poder político oficial, ela permitia que entrassem nos negócios.

Lídia de Tiatira é uma dessas mulheres de negócios. A própria Lydia era reconhecida por seu negócio de sucesso, não seu pai ou marido. Não é apresentado como algo incomum.

Lídia era uma comerciante que vivia em Filipos, mas morava na cidade de Tiatira. Sua cidade natal era famosa por seus trabalhos de tingimento, produzindo o tecido roxo mais caro. Ela era uma comerciante e possivelmente por isso se mudou para Filipos, uma colônia romana nas principais rotas de comércio seria uma boa escolha, uma boa decisão de negócios. A tinta para produzir o tecido roxo era cara - e, portanto, as vestes roxas eram associadas à riqueza e posição social elevada. 

Filipos era a principal cidade desta área da Macedônia, era um posto avançado romano e um lugar onde muitos legionários escolheram viver sua aposentadoria.

Lídia, já era uma adoradora de Deus, como gentia ela seguia os ensinamentos morais do Judaísmo, embora pareça que ela não era uma convertida. Naquela época, ser seguidor do judaísmo em Filipos era incomum, pois não havia muitos judeus morando lá e, conseqüentemente, também não havia sinagoga. No sábado ela estava fora da cidade, aparentemente relaxando com amigos à beira do rio… ..

Paulo Apóstolo e Missionário

Paulo, com seus companheiros, estava em sua segunda viagem missionária. Eles foram impedidos pelo Espírito Santo de viajar para o Leste até a Bythinia e seguiram para o porto de Troas. Enquanto eles estavam lá, Paulo teve uma visão de um homem, do outro lado das águas, na Macedônia, de pé e chamando-o para vir e 'nos ajudar'. Paulo e seus companheiros se prepararam para viajar para a Macedônia, concluindo que essa era a direção que deviam seguir e, então, a decisão foi tomada e o evangelho chegou ao Ocidente.

Eles desembarcaram em Neápolis e viajaram para Filipos. No sábado, eles saíram da cidade para procurar um lugar para orar. Paulo e seus companheiros sentaram-se à beira do rio e começaram a falar com as mulheres que estavam ali, e uma das ouvintes era Lídia. Deus abriu seu coração e ela ouviu e respondeu à mensagem do evangelho.

Qualquer que seja sua formação ou história, o que quer que a tenha trazido a este lugar em sua vida, podemos ver que o coração de Lídia era suave e ela era capaz de responder à mensagem do evangelho.

Paulo foi a Filipos por causa de uma visão, e a mensagem da visão trouxe orientação e direção, levando-o à Macedônia. Uma vez lá, Paulo não encontrou um homem, literalmente pedindo ajuda a ele, ao invés disso ele encontrou uma mulher que estava procurando conhecer a Deus, com uma necessidade espiritual apenas esperando para ser atendida. Deus enviou Paulo com a mensagem de salvação para Lídia de Tiatira e, claro, para 'todos' que quisessem crer. Temos a promessa de que aqueles que buscam a Deus, o encontrarão!

A Igreja em Filipos

Lídia imediatamente exerce o dom da hospitalidade e convida Paulo e seus companheiros para ficarem em sua casa - como uma empresária de sucesso, ela conseguiu abrigar a todos e sustentá-los.

A igreja em Filipos teve uma mulher generosa como um de seus membros fundadores e que se tornou parte de sua herança piedosa. A igreja fez parceria e apoiou o ministério de Paulo desde o início, pelo que ele era grato. (Filipenses 4: 14-19)

Lídia de Tiatira era uma mulher incomum, não por causa de seu sucesso como mulher de negócios, mas porque ela, como gentia, estava buscando o Deus de Israel. Ela tinha suas prioridades certas, buscar a Deus em primeiro lugar, com um espírito generoso e sendo receptivo à palavra de Deus.

Três lições da Lídia de Tiatira

Prioridades - são tão importantes, e é tão fácil entendê-las erradamente e se deixar levar pelo egocentrismo. Nossa cultura hoje está tão focada em todas as 'coisas' que precisamos para levar uma vida plena e satisfeita, mas Jesus em sua contra-cultura ensina uma maneira diferente. No 'sermão da montanha' Ele ensina que não podemos servir a Deus e ao dinheiro, que as exigências são incompatíveis. Jesus então passa a ensinar que não precisamos gastar nosso tempo e energia nos preocupando com as necessidades da vida, pois Deus sabe do que precisamos. Quando nossa prioridade é nosso compromisso com Deus, vem a promessa de que Ele fornecerá tudo o que precisamos:

“Mas busca primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas também te serão dadas.

Em Mateus 6:33

Jesus veio para nos libertar de uma vida de preocupação consigo mesmo, ao estender sua graça a nós, somos chamados a estender essa graça aos outros, com a mesma generosidade que nos foi mostrada.

Generosidade - Somos informados de que Lídia era 'uma adoradora de Deus' e podemos ver que sua adoração não era apenas uma busca intelectual de iluminação ou verdade, mas que a palavra de Deus havia penetrado em seu coração, demonstrada por sua generosidade e hospitalidade.

Lídia estava buscando a Deus e sendo generosa com o que ela tinha e Deus a 'refrescou', com um refrigério verdadeiro e duradouro.

“Quem tem sede venha a mim e beba. Quem acredita em mim, como dizem as Escrituras, rios de água viva fluirão de dentro deles. João 7: 37-38

Responsivo - Deus abriu o coração de Lídia para responder ao evangelho. Precisamos, acima de tudo, guardar nosso coração para permanecermos receptivos à palavra de Deus. Se quisermos ter profundidade e força como cristãos, não basta apenas ouvir a palavra de Deus, é necessária uma resposta - seja a palavra de orientação, encorajamento, instrução ou mesmo correção. 

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois tudo o que você faz flui dele.” Provérbios 4:23

Reflexão - “Mas a sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; depois amante da paz, atencioso, submisso, cheio de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincero. Os pacificadores que semeiam em paz colhem uma colheita de justiça. ” Tiago 3: 17-18

Senhor, eu oro por sabedoria, para ter minhas prioridades corretas, que meu desejo seja colocá-lo em primeiro lugar e permanecer receptivo à sua palavra. Oro por sensibilidade ao Espírito Santo, para que eu possa estar no lugar certo na hora certa, para compartilhar o seu amor com aqueles que buscam conhecê-lo, para a glória do seu nome. Um homem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...