sexta-feira, 26 de março de 2021

Série: Jornada para a Cruz - Dia 5 - Fracasso x Vitória

 Escritura do Dia: João 18; João 19:16 e Lucas 22:41; Lucas 23:25

Um estudo destinado a preparar nossos corações para a Páscoa.

O Fracasso que leva à Vitória

Bem no meio da história da crucificação de Jesus, Pedro aparece novamente e divide o palco.

Ele faz algumas escolhas erradas. Ele discute com o Senhor sobre se ele O negará. Ele não fica acordado e ora. Então, em vez de sair de cena, Pedro fica por perto, com a intenção de ver o que acontece com o Senhor. 

Estar no lugar errado na hora errada causará vários problemas para Pedro., mas para isso, ele teve que transigir em suas crenças

Estamos todos muito familiarizados com isso. Estamos curiosos. Queremos estar onde a multidão está. Queremos saber o que está acontecendo. É fácil aplaudir Pedro por querer estar perto de Jesus, mas para isso, ele teve que transigir em suas crenças. Ele teve que negar Seu Senhor para se encaixar. Jesus não era o suficiente para ele porque ele precisava de segurança e popularidade.

John Piper diz que a incredulidade é a raiz de todos os pecados. O pecado foi concebido pela primeira vez no Jardim do Éden. O primeiro Adão cedeu à tentação e desobedeceu na descrença de que Jesus era o suficiente para ele. Ele pensava que Deus estava negando algo bom para ele. Jesus, o Segundo Adão, em outro jardim, aceitou o cálice da morte que o Pai deu a Ele, sabendo que Seu Pai era o suficiente para Ele.

Sua obediência ao Senhor salvou a humanidade de si mesma e de suas escolhas pecaminosas. Um dia, nosso mundo terminará em outro jardim, a cidade celestial em Apocalipse 21-22. Lá, Jesus será mais do que suficiente para nós.

Não teremos necessidade de nada e nada desejaremos.

Até que chegue esse momento, como podemos viver obedientemente à luz do sacrifício de Cristo?

Deus pode redimir nosso passado, aqueles "pecados do Éden" que causou consequências horríveis e começou um efeito dominó de destruição. Não podemos apagar as consequências, mas podemos ter a vitória reivindicando o sangue de Cristo. 

Podemos pedir ao Senhor que nos ensine com essas experiências para que ganhemos sabedoria para o Pedro aprendeu com o passado, e no futuro o vemos não só aclamando Jesus, mas morrendo pelo Senhor.

E não só morrendo, mas sendo crucificado de cabeça para baixo, não se julgando digno de morrer como o Senhor.

E quanto aos momentos em que podemos escolher entre o Éden e o Getsêmani?

Existem algumas tentações nas quais Ele promete dar uma saída (1 Coríntios 10:13). Mas existem algumas provações pelas quais devemos passar. Todo nós temos uma cruz que devemos carregar. Podemos confiar que o "cálice" que Jesus nos dá é um cálice misturado pelo Pai e, portanto, podemos confiar que Ele não tem nada além de coisas boas reservadas para nós.

Esta vida não é sem dor e sofrimento. Se Jesus sentiu isso, certamente teremos que suportar. Mas podemos beber o copo sabendo que Seu plano para nós é o melhor.

Jesus foi obediente ao Pai. Ele implorou que lhe tirassem o cálice, mas se submeteu à vontade do Pai. A diferença é que Deus teve que virar as costas para Jesus. Ele não podia olhar para aquele pecado em Seu Filho. Mas agora, por causa de Jesus, Deus nunca vai virar as costas para nós. O sacrifício de Jesus nos deu acesso à família de Deus. Quando acreditamos que Ele é suficiente para nós, não há nada que não possamos enfrentar.

Warren Weirsbe diz que: "O Éden era o jardim da desobediência e do pecado: o Getsêmani era o jardim da obediência e da submissão; e o céu será o jardim eterno de deleite e satisfação, para a glória de Deus".

Assim como o pecado de um homem trouxe a morte para todos nós, a obediência de um homem foi imputada a todos nós. Vamos nos submeter a essa graça que nos dá o que não. Vamos nos submeter a essa graça que nos dá o que não merecemos. Vamos abraçar essa misericórdia que não nos dá o que merecemos. Vamos agarrar esse Jesus que nos amou até a morte. Jesus é mais do que suficiente para nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...