sábado, 27 de março de 2021

Série: Jornada para a Cruz - Dia 6 - Hoje é Sexta Feira

 Escritura do Dia: João 19 ; 17-37 ; Lucas 23:26-49

Um estudo destinado a preparar nossos corações para a Páscoa.

Boa Sexta-Feira

Simão (de Cirene) sempre foi alguém sobre quem eu gostaria que soubéssemos mais. O que sabemos é que ele era da África e havia viajado mais de 800 milhas para celebrar a Páscoa em Jerusalém. Sem dúvida, esse era um item de sua lista de desejos. Ele estava certamente tão extasiado por estar no meio da multidão quanto eu estaria na Times Square na véspera de Ano Novo. Posso imaginar que ele estava absorvendo as imagens e os sons, abrindo caminho entre as pessoas para chegar à reunião de oração das 9h no templo.

E então aconteceu a coisa mais inesperada. A atmosfera serena que ele certamente esperava foi rudemente interrompida, e ele foi pego em uma briga. Um homem meio morto estava subindo uma colina, e a multidão furiosa o seguiu gritando. De repente, um soldado romano o ogarrou e ordenou que carregasse a cruz desse homem. 

Chocado e confuso, ele não ousou desafiar o comando. Então ele pegou a cruz e carregou-a na direção do Calvário.

As cruzes são um símbolo de beleza nos dias de hoje (acessórios de decoração, enfeites), mas nesta época da história, uma cruz não era nada mais do que uma representação de morte e crueldade. 

Jesus mudou tudo isso para nós. Ele rejeitou a reprovação da cruz e deu a ela um significado sagrado.

Receber ordem de carregar uma cruz era a coisa mais humilhante que poderia ser exigida de Simão. Sem dúvida, ele se perguntou qual era o crime desse homem. Naqueles dias, aquele que carregava a cruz também carregava a culpa por sua culpa.

E ainda sim Simão encontrou-se carregando uma cruz e carregando o fardo da culpa que ele não merecia. Ou ele fez? Veja, Simão era culpado, e Jesus não. Simão foi convidado a carregar o fardo de Jesus, mas em questão de horas, Jesus estaria carregando o fardo do pecado de Simão ao levar o pecado da humanidade sobre Si mesmo. O que parecia humilhante para Simão logo se tornaria seu milagre.

Depois de chegarem a topo da colina, as cruzes foram enterradas. Jesus foi pregado na cruz, em suas mãos e pés. Ele foi crucificado com dois ladrões um de cada lado. Ambos os criminosos mereciam seu julgamento. 

Jesus era inocente. Jesus sofreu grande dor na cruz e, talvez o pior de tudo, experimentou a separação de Seu Pai ao levar nossos pecados.

As últimas palavras dos kábios de Jesus foram estas: Está Consumado!

A palavra grega para isso é tetelestai, e poderia ser usada de várias maneiras:

- Como um servo designado para um trabalho, relatando o trabalho concluído ao seu mestre.

- Uma dívida paga integralmente por um comerciante.

- Um artista completando uma obra de arte.

- Um sacerdote examinando um animal para o sacrifício e declarando-o sem defeito.

Jesus completou a obra que Deus o Pai O enviou para fazer. Ele pagou nossa dívida de pecado integralmente. Ele completou a imagem que Deus começou quando criou a humanidade. Ele se tornou nosso Cordeiro inocente e imaculado e nosso sacrifício pelo pecado., a cortina do templo se rasgou em duas

Quando Jesus deu Seu último suspiro,  a cortina do templo se rasgou em duas. Não precisariamos mais de um sumo sacerdote para interceder e se comunicar com Deus por nós. A morte de Jesus O promoveu a Sumo Sacerdote e Ele intercede por nóis à direita de Deus.

A morte de Jesus é referida como Sua morte em Lucas 9:31. 

O significado grego desta palavra é Êxodo. Certamente não é coincidência que Jesus foi crucificado durante a Páscoa, a celebração de Deus libertando os israelitas do cativeiro. Centenas de anos após o Êxodo original do Egito, o próprio Cristo sairia deste mundo, libertando-nos do cativeiro do pecado.

Em Marcos 15:21, Simão é identificado como o pai de Alexandre e Rufo, que eram possivelmente amigos de Paulo (Romanos 16:13). E se for amigo de Paulo, provavelmente crentes! Isso nos dá motivos para acreditar que o encontro de Simão com Jesus na sexta-feira foi apenas o inpício de uma jornada opara sua salvação e para a salvação de sua família também.

Carregar uma cruz pode colocá-lo em contato com Jesus.

Para Refletir:

- Que cruz Jesus pediu que voce carregasse que parece pesada, sangrenta, suja, humilhante e embaraçosa?

- O que voce pediu a Jesus para tirar de voce repetidamente, e ainda assim permanece?

- Em que dor voce se concentrou tanto que perdeu de vista a beleza de Jesus?

Jesus não é apenas um fazedor de milagres. Jesus é nosso milagre. Ele transformou nossas cinzas em beleza (Isaías 61:3, mas porque foi para o nosso bem que Ele passou por tudo).

A sexta-feira nessa passagem não é algo bom porque lembra da dor e do sofrimento que Nosso Senhor passou, mas podemos le,brar como uma sexta feira que foi para o nosso bem que Ele passou por tudo.

David Crowder diz assim: "A Cruz destinada a matar é a nossa vitória". Por causa da cruz, podemos tirar nossos olhos dos milagres que não são são e festejá-los em Jesus, o milagre Quem É!.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...