quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Dia 7 - série - Mulheres Empunhando a palavra

série: Mulheres Empunhando a Palavra

Já ouvi de muitas mulheres que querem conhecer as Escrituras, 
mas que verdadeiramente não sabem por onde começarem.
Como realmente vamos além da leitura de palavras em uma página?
Como colocar a Palavra de Deus em nós de uma maneira que muda quem somos e como vivemos?

São essas questões que a Bethy, nossa convidada de hoje irá compartilhar conosco - maneiras práticas pelas quais ela persegue a transformação pela Palavra de Deus,

Compartilhar histórias de como Deus impactou nossas vidas nos 
encoraja e edifica nossa fé.

"Eu sou Elizabeth Almeida (Bethy), esposa e mãe de quatro filhas e 2 netas e já servi como missionária por quase duas décadas em três continentes (Angola, Bolívia, e Austrália). Minha vida como serva de Deus começou desde os 12 anos fazendo Missões, e me casei com 16 anos e logo fui enviada para Angola juntamente com meu marido.
Atualmente moro em Recife onde eu e o marido servimos a Pioners International e estamos implantando Igrejas de Atos 29 há dois anos. Minha paixão está sendo levada ao conhecimento de mulheres do campo em uma fé mais profunda e promovendo encontros bíblicos e estudo da palavra.

Esse ano resolvi fazer algo diferente...já que estou completando 50 anos,  estou escrevendo um livro para contar minha trajetória e experiências missionárias, em parceria com uma missionária angolana... e pretendemos publicar em 2011 com a Graça de Deus.


A Busca prática de transformação pela Palavra de Deus

Foi o evangelista do século XIX DL Moody quem primeiro disse: 
"A Bíblia não foi dada para nossa informação, mas para nossa transformação"

A Bíblia faz a mesma afirmação de si mesma. Paulo escreveu a Timóteo: "Toda a Escritura é exalada por Deus... [para que] o homem de Deus seja completo" 1 Timóteo 3:16-17... (enfase minha).
É para nos mudar de dentro para fora. E enquanto é somente Deus que muda os corações, somos chamados a ser transformados pela renovação de nossas mentes (Romanos 12:2). Essa transformação vem poderosa e docemente por Sua Palavra.

Mas como podemos realmente colocar a Palavra de Deus em nós?
Como voce e eu praticamente buscamos a transformação pela Palavra de Deus?
Como líder de Ministério de Mulheres e Professora da Bíblia por quase duas décadas, quero compartilhar três práticas que deram frutos e alegria em minha caminhada com Cristo e em minhas observações da jornada de outras pessoas.

1. Consistência Pessoal.
O pastor e autor Eugene Peterson popularizou a frase "uma longa obediência na mesma direção".
Esta é a nossa busca como seguidores de Cristo. Um dia, um ato, uma decisão de obediência de cada vez. Ingerir uma dose diária das Escrituras a longo prazo é uma maneira poderosa de conhecer o caráter e a história do nosso Deus. E realmente, não há atalhos. Isso leva tempo.  Eu gosto de seguir um plano de leitura de cinco dias por semana para que eu leia a Bíblia inteira uma vez por ano. Isso equivale a cerca de 20 minutos por dia.
Mães ocupadas e cansadas com crianças pequenas podem pensar em ouvir a palavra, se a leitura diária parecer impossível. Leia juntamente com seu filho, leia para ele, conte histórias.

2. Estudo Comunitário - Eu não posso exagerar quão eficaz é estudar a palavra de Deus com o povo de Deus, e como isso tem sido gratificante para mim. Eu experimentei frutas excepcionais nas últimas duas décadas, reunindo todas as semanas nas manhã de domingo na igreja, assim como uma vez por semana com outras mulheres em todas as localidades que passei.
Os estudos em grupos permitem uma prestação de contas consistente (não há nada como uma reunião em um pequeno grupo para motivá-la a fazer sua lição de casa), companheirismo, carregando cargas uns com os outros através da oração e aguçando um ao outro através da discussão. Mas uma vez, a consistência ao longo do tempo é fundamental. Como seguidores de Cristo, não devemos negligenciar o encontro juntos (em Hebreus 10:25) a cada semana e buscar fundo com um punhado de mulheres amigas é uma alegria.

3. Memorização: Voce sabe como são os ditados:
  voce recebe o que dá. O trabalho duro compensa. Nada é fácil, mas vale a pena!
E estes nunca são os mais verdadeiros (ditados) do que quando aplicados à memorização de passagens da Bíblia.
É uma prática difícil, mas que vale a pena como nenhuma outra.

Quando relembro de trechos das Escrituras, fico maravilhada com a forma como as palavras de Deus se derramam em minhas conversas com os outros e em minhas orações ao Senhor.
Meus esforços de memorização mais bem sucedidos estão em um grupo de 3 ou 4 outras mulheres que memorizam comigo. Em um contexto de grupo, pelo qual nos reunimos a cada semana para ensaiar o que memorizamos até agora ( em voz alta, na frente do outro, sem exceções_, eu memorizei livros inteiros da Bíblia junto com outras mulheres quando estive em Angola por 16 anos.
Mesmo com 4 crianças pequenas, mesmo com uma vida plena de trabalho e ministério, pela graça de Deus, fizemos isso em parceria umas com as outras. É preciso perseverança, mas prometo que vale a pena. Lá as mulheres não tinham Bíblia, tinham muita dificuldades, muitas nem sabiam ler, então usavamos a memorização.

Hoje eu deparo com a facilidade (principalmente  no Brasil) que eu e voce temos, somos loucos e ricos com oportunidades de estar com uma Bíblia disponível em nossa bolsa, em nossa casa. Provavelmente, voce tem várias cópias, várias versões em sua casa. Na igreja, sempre tem estudos bíblicos que podem estar frequentando, devocionais, até mesmo Bíblias disponíveis. E com certeza tem várias amigas, amigas que podem se juntar uma com as outras, estudar, meditar, memorizar.

Pois haverá momento ou situação em que não poderá dispor de uma Bíblia, mas estará com a Palavra de Deus memorizada na mente e no coração.
Não desperdice esses recursos.""
----------------------------

Deus abençõe a todas as mulheres que estão desfrutando dessa série, 
cada uma é especial aos olhos de Deus e ao meu coração.

Dia 8 - Vamos conhecer a História de Georgiana Tabata



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...