domingo, 29 de dezembro de 2019

Dar graças


Como podemos dar graças mesmo quando sentimos com menos vonade de agradecer!

É um equívoco comum que eu acreditei por muito tempo: 

ação de graças é determinada pelas circunstâncias. 

Se minhas circunstâncias foram forvoráveis, então eu estava grata. Se não fossem, então eu não estava me sentindo neessariamente abençoada.

Ao longo do tempo, ao ler minha Bíblia,  a primeira vez que notei a perspectiva correta de ação de graças, foi quando eu estava lendo sobre Jesus alimentando os cinco mil, descrita em Marcos 6:41.

"Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou;
 e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuissem; 
e por todos repartiu também os dois peixes"

Nunca antes eu tinha dado a atenção para o fato de que Ele tomou o que estava disponível para alimentar a multidão, que era claramente insuficiente para qualquer um além da imaginação, e Ele olhou para o céu e "abençoou", "deu graças".
Jesus dava graças diante do milagre!
Ele deu graças por aquilo que não era suficiente!

Ação de Graças não está baseada em ter "suficiente" na vida. Ele tinha menos a ver com a necessidade e mais a ver com a garantia oferecida em um relacionamento com um fiel, seu Pai misericordioso. 
Esta foi definitivamente uma mudança de perspectiva para que possamos (eu e voce) meditar.

Lembro-me de certa ocasião, logo que mudei para o Japão, e a situação financeira estava bem apertada, e havia semana que geladeira encontrava-se vazia, e uma certa manhã quando fui preparar o almoço, vi que não tinha o suficiente para abastecer a mesa... a primeira coisa a fazer, foi murmurar, não havia sinais no horizonte que o alimento ia ser suficiente. Então o meu filho, estava comigo na cozinha e calmamente ele disse. Mãe, não se preocupe, hoje não tem, mas dê graças a Deus, amanhã será diferente.
Ali, eu fiquei muda, quanta sabedoria daquele pequeno jovem de 13 anos.

Lembro-me sentir como se minha personalidade começava a mudar, tomar novos rumos. 
Eu costumava ser uma pessoa otimista, mas eu estava começando a dar lugar ao desespero e a negatividade.
Então quando me senti vazia, sem esperança,  mantinha minha cabeça acima da água. 
Mesmo quando me encontrava à beira das lágrimas na maior parte do meu tempo, aprendi a ser grata.
Mas naquela manhã, as palavras do meu filho, tocou em meus ouvidos como um clamor e me chamou a minha própria atenção.

Dias depois estava lendo a Bíblia e sempre procurava estar em oração e meditar sobre o livro ou versículos que estava lendo, eu nem me lembro exatamente a passagem da Escritura que estava lendo, acho que eu nem precisava saber, ouvi  nitidamente a voz do Senhor. Sua declaração foi suficiente.
"As excelências de Cristo são mais elevadas e maior que nossas circunstâncias".

Isso sacudiu a minha atenção! Era como se um raio de luz tinha afiado meu foco através da escuridão. Eu me senti o gole sobre a minha garganta e me lembrei de muitos fatos... Sim, Senhor, eu respondi, isso é verdade, as excelências de Cristo não são alteradas pelas nossas circunstâncias desfavoráveis.
Ele não é afetado pela nossa realidade, mas ao contrário, nossa realidade é afetada por sua grandeza!

Lá estava! Minha luz guia em meio à tempestade que pairava em minha mente. Isso era o que eu precisava para navegar o meu caminho através de águas traiçoeiras, ventos e ondas implacáveis.
Era a esperança da escuridão de nossas cirucnstâncias.

Salmo 43:3-4 diz: Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Então, irei ao altar de Deus, minha alegria e meu prazer. Eu te louvarei..."

Elogiá-lo, foi o que fiz! Eu aprendi o princípio inestimável que ação de graças é baseada na grandeza e glória do nosso Deus eterno e é sempre relevante, independentemente das circunstâncias temporais.

Esta verdade resplandece na vida de Daniel, ele passou por circunstâncias terríveis e ser proibido de orar. Por causa da inveja e intriga, um armadilha foi definida para Daniel para que ele cairia em desgraça com o rei na qual ele era estimado., Inimigos conspiraram para matá-lo para que eles pudessem avançar em seu lugar.
Daniel é, porém heróico na forma como ele responde a sua situação com risco de vida.
Daniel 6:10 diz: "Quando Daniel soube que o decreto tinha sido pub licado, ele foi para casa para o seu quarto no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. 
Três vezes por dia ele ficou de joelhos e orou, dando graças a seu Deus real como tinha feito antes.

Que coragem! Que fidelidade! Daniel não só orou ao contrário do decreto, mas ele também deu graças a ameaça de morte!

Por que??? Porque Daniel sabia que as excelências de seu Deus, o verdadeiro Rei dos Reis, não foram afetados pelas circunstâncias! Eram eternas e irrevogável, e de longe superam meros decretos mortais.
Oh amadas, olha o tamanho do poder que temos à nossa disposição!
Temos o privilégio de furar a escuridão de qualquer e todas as circunstâncias com a luz radiante de ação e de considerar o mérito de nosso Senhor acima e além de tudo o que ameaça o nosso bem-estar emocional, física, mental ou espiritualmente.

Este ato de dar graças traz glória a Ele, mas também nos guia através dos que procuram nos derrotar.

Bençãos de darmos graças naquilo que não é suficiente aos nossos olhos.
Mas de imensa grandeza do nosso Deus bondoso e misericordioso. 
Glória a Deus, darmos graças a tudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltando com o Blog. Aguardem!

Mulheres. Estou de Volta! A Palavra de Deus é mais do que informação – trata-se de transformação . Como tal, quero que os momentos que voc...